Alguns hábitos dos irlandeses/europeus que achamos estranhos/nojentos/irritantes

Esses dias, num grupo do Facebook, todo mundo estava comentando sobre algumas atitudes que temos aqui que sao consideradas rudes, mas que pra gente é normal. Por exemplo, acenar para o garçom para chamá-lo. Voce deve apenas olhar para ele, e ele vai vir até a sua mesa assim que ele estiver livre (e com essa eu descobri que ja fui mal educada muitas vezes aqui). Outras sao relacionadas a língua, por exemplo, no Brasil, em portugues, a gente pede comida assim: ”eu quero/eu vou querer um x-salada” ou ”me ve um x-salada por favor”. Aqui, nunca peca nada com ”I want”, e sim sempre ”I would like” ou ”Can I have…?” e com um please no final, claro.

Hoje fiquei pensando… e o contrário? Quais os costumes dos irlandeses (ou europeus em geral) que para nos é estranho, rude ou falta de educacao? Perguntei no Facebook e algumas das respostas foram:

1. Assoar o nariz em qualquer lugar (e outros hábitos nojentos)

Assoar o nariz é uma coisa normal, nao seria tao ruim se eles nao fizessem isso A MESA, fazendo aquele barulhao, e nao importa se tem gente comendo! Eles nao vao ao baheiro ou saem de perto pra assoar o nariz. Ja presenciei muitas vezes. As meninas comentaram que é o mesmo com arrotar (a maioria fala ”excuse me” depois, pelo menos), cuspir na rua e… peidar! Fazem em qualquer lugar. Ja isso eu nunca reparei (ainda bem), mas o de assoar o nariz, sempre! Foi mencionado também ”nao dar descarga” e ”tirar caquinha do nariz e comer” mas me recuso a comentar sobre esse ultimo, como pode?? haha

2. O boy some

Voces trocam telefone, trocam mensagens, conversam, saem, se veem varias vezes, quando de repente… ele some! Do nada. Por varias semana/meses. E, em muitas das vezes, reaparece do nada tao de repende quanto tinha sumido, como se nada tivesse acontecido! Uma técnica de conquista ou sao só doidos mesmo?

3. Banho… limpeza… ?

Olha, eles nao sao o povo que mais ama banho no mundo. Tambem o conceito de limpeza (da casa) deles é bem diferente. Até lavam a louça diferente (fica toda mal enxaguada). A coisa se estende aos dentinhos tambem. Esses dias estava escovando os dentes depois do almoço e meu namorado falou ”isso é coisa de brasileiro, né? Tem um brasileiro no trabalho e ele sempre vai escovar os dentes depois do almoço!”. Ainda estou tentando ensinar uns bons costumes pra essa pessoa.

Teve varias outras sugestoes, mas esses foram os hábitos mais relatados. Pra nao dizer que estou reclamando, que a gente tambem faz isso etc, deixo também 4 habitos nao-nojentos:

1. Beber leite com comida ou sanduiches

2. Agradecer ao motorista toda vez que desce do onibus

3. Falar ”sorry” antes mesmo de esbarrar em voce na rua

4. Comer um sanduiche cujo recheio é BATATA CHIPS e achar que isso é almoço

chips

Viva as diferencas nao é mesmo? O jeito é se adaptar! Mas claro que esses hábitos nao dependem exclusivamente da cultura ou nacionalidade, gente de qualquer lugar pode agir assim.

Anúncios

Um comentário sobre “Alguns hábitos dos irlandeses/europeus que achamos estranhos/nojentos/irritantes

  1. Olá Bethânia, bom dia! Como sempre digo, seus post são de muito valia, alguns até bastante curiosos! O que pra nós é tão importante, como comportar-se à mesa, nessa cultura não se leva em conta. Um beijo especial e excelente semana

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s