Onde procurar quarto ou casa em Dublin

Acabei de me mudar para a quinta casa aqui em Dublin! Estou ficando expert em procurar casa e fazer mudança. Quem acaba de chegar fica meio perdido em relação a isso, então resolvi fazer um post com as dicas que acho válidas.

1 – Localização

Primeiro, você precisa decidir se quer morar no centro e não gastar com transporte ou morar longe, pagar mais barato no aluguel mas ter que andar bastante ou gastar com transporte. De todas as casas que já visitei quando estava procurando moradia, posso dizer que as casas no centro são pequenas, velhas e caras. Se você der sorte, vai encontrar um apartamento reformado, mas a maioria são antigos e com quartos pequenos. Já fora do centro, aparecem as casas maiores, com quintal e vários quartos. Que também podem ser velhas, by the way! Aqui não se constrói ou reforma muito.

Os bairros em Dublin são divididos por números, de Dublin 1 a nem sei quanto! Já morei no 1, no 7, no 8 e agora vim parar no 24! Quanto maior o número, mais longe do centrão. As áreas no centro seriam Dublin 1 ou Dublin 2. Dublin 3, 4, 6, 7, e 8 podem ser perto ou não porque são áreas grandes então depende do endereço.

2 – O que você está procurando?

Depois de decidir se a localização é realmente muito importante pra você, pense sobre o tipo de quarto e casa. Apartamento, studio, casa? Quarto compartilhado ou single? Se quer economizar, você vai ter que dividir o quarto. Se quer privacidade, pode ter um quarto só pra você, mas vai gastar mais.

FB_IMG_1454753902818

Olha essa foto que eu vi sendo anunciada no Facebook esses dias. Olha o tamanho desse quarto, pra duas pessoas. Não caberia 10% das minhas coisas aí. E o preço: 340 euros por mês. Isso era no centro ou perto do centro, não me lembro o endereço. E para comparar, eu que moro longe do centro, pago 475 por mês e tenho um apartamento de 2 quartos, dividindo apenas com uma pessoa, meu namorado!

3 – Quanto você pode pagar?

Ok, agora você deve estar curioso sobre quanto custaria cada tipo de quarto e casa. Estou falando bem por cima, uma média do que sempre vejo por aí. Vamos ver o que você pode conseguir com os seguintes orçamentos (para ALUGUEL apenas, sem as contas, que são em média 40-50 por mês, depende):

250 euros por mês – um quarto compartilhado com uma ou duas pessoas num apartamento meia boca dividido com várias pessoas, no centro ou perto.

300 euros por mês – um quarto compartilhado com uma ou duas pessoas num apartamento melhorzinho ou com menos pessoas, no centro ou perto.

400 euros por mês – um quarto single pequeno no centro ou um maior longe do centro

500 euros por mês – um quarto double só pra você (ou você + namorado(a)), não tão perto do centro

600 a 700 euros por mês – um quarto double no centro ou um studio para duas pessoas ( quarto, cozinha e sala no mesmo ambiente)

1000-1200 euros por mês – um apartamento de um quarto perto ou longe do centro ou um apartamento de dois quartos longe do centro

Eu tive um pouco de sorte e achei um apartamento de dois quartos por apenas 950 euros. Fica longe do centro (40 min de ônibus). Quando você achar uma vaga boa, não perca tempo e mande mensagem ou ligue pra pessoa, se ela marcar uma visita pra daqui a 1 hora, faça o possível pra ir porque as vagas boas desaparecem em horas.

4 – Onde procurar

O Facebook é com certeza bem útil pra isso, dois lugares onde já morei, consegui por lá. Faça parte de grupos como The Ideal Flatmate, Rent in Dublin, Acomodação em Dublin, e claro o tem-de-tudo Classificados Dublin.

Já dos sites, o mais famoso é o Daft.ie mas tem também o Rent.ie, My home. Neles você pode escolher se quer alugar uma casa ou só um quarto em uma casa.

E, claro, a boa e velha imobiliária! Se você tem emprego e referências de um landlord anterior, pode tentar alugar lá uma casa do zero e se quiser pode achar gente pra dividir os quartos.

O apartamento onde estou agora encontramos no Daft, mas estava sendo anunciado por uma imobiliária, então fizemos tudo com eles e não diretamente com o landlord.

5 – Piores épocas

Se você está chegando em março, setembro ou outubro saiba que essas são as piores épocas pra achar quarto ou casa, a procura é muito maior, então não venha com apenas uma semana de acomodação reservada!

6 – Cuidado – o que observar!

Você achou um quarto interessante, mandou mensagem e a pessoa te chamou para uma visita. Primeiro, chegue na hora marcada, se desistir, avise a pessoa, não faça os outros perderem tempo, verifique o endereço antes.

Na hora de ver a casa, certifique-se de olhar tudo, ver se as coisas estão inteiras e funcionando, pergunte sobre a eletricidade (é pré-paga ou conta?), chuveiro (elétrico ou boiler?), se tem hora para lavar roupa. Pergunte sobre os flatmates, quantos, o que fazem, se a casa é tranquila ou o povo vive trazendo amigos e fazendo festas, etc.

O contrato é muito importante: geralmente ele está no nome dos moradores mais antigos da casa, e apesar de ser legal falar ”certifique-se de que seu nome vai estar no contrato” isso quase nunca acontece. Somos estudantes, pessoas vem e vão o tempo todo, e o landlord não vai ficar mudando o contrato toda hora para tirar ou colocar nomes dos novos moradores.

Valor do aluguel: é importante saber (peça pra ver o contrato se necessário) qual o valor total do apartamento/casa e quanto cada quarto está pagando. Porque algum espertinho pode cobrar a mais de você enquanto ele paga menos por um quarto igual. Claro que pode variar de acordo com o tamanho do quarto, se é suíte ou não, mas é bom saber tudo isso antes.

Pagamento: provavelmente todos vão pagar o aluguel para uma pessoa que mora na casa e essa pessoa paga ao landlord. Ou o landlord vai na sua casa toda semana ou mês recolher o pagamento.

Depósito: é bem comum você ver um quarto tipo aluguel 300 euros e depósito 380 euros. Porquê? Quando as primeiras pessoas entraram na casa, elas pagaram um valor x pelo depósito. Se faltava alguma coisa na casa, elas iam comprando, como panelas, cadeiras etc, e daí elas aumentam o valor do depósito para os próximos moradores porque elas tiveram gastos com a casa. Até aí tudo bem, mas lembre-se de que, caso o landlord termine o contrato e peça a casa de volta, ele vai devolver o depósito aos últimos moradores, mas o depósito original, não o aumentado!

Achou o post útil? Tem alguma dica pra acrescentar? Deixe um comment abaixo! 😉

Anúncios

17 comentários sobre “Onde procurar quarto ou casa em Dublin

  1. Oi Bethânia , sou eu Renan de novo nossa ainda não consegui emprego to aqui a 3 meses e estou procurando full time agora não sei oque eu faço será que vc poderia me ajudar?

    Curtir

      • Se vc for pensar ”nao vou porque tenho medo de nao arrumar emprego”, nao venha. Vc tem que vir preparado (grana) pra ficar pelo menos 4-5 meses sem trabalhar, que eh a media pra arrumar emprego, claro que pode ser menos, tem gente que arranja no primeiro, segundo mes… Nao eh facil, mas nao eh impossivel!!

        Curtir

  2. Olá, tudo bem? Muito útil seu post, acho que moradia é uma prioridade para quem pretende morar fora do país. Ótimo post! Mas vim aqui te pedir uma ajuda, eu tenho uma duvida sobre o visto: É preciso comprovar renda para obter visto de estudante? Como posso compor essa renda? Quanto em dinheiro eu preciso? Se puder me ajudar, eu agradeço!

    Curtir

    • Ola,
      Sim, para o visto de estudante de 8 meses voce precisa comprovar pelo menos 3 mil euros. Para isso voce abre uma conta no banco quando chegar aqui, deposita o dinheiro, pega um extrato e leva na imigracao junto com os demais documentos. E vc paga o visto com o cartao do banco (ou seja ja paga com os 3 mil euros).
      Tem mais posts explicando tudo sobre o visto, eh so pesquisar aqui no blog.
      Bjos

      Curtir

  3. Bethânia! Ótimo post, é muito bom poder contar com dicas assim para quem está indo. Gostaria de dar uma sugestão de post, tenho muita dúvida como deve ser um curriculo em Dublin, você poderia mostrar um exemplo?
    Obrigada

    Curtir

  4. Bethânia tenho uma dúvida. Eu chegando em Dublin num dia, já posso ir ao banco abrir a conta e depositar o dinheiro? Ou tenho que tomar outras providências antes. Pois fico preocupada de ficar com dinheiro na bolsa…

    Curtir

    • Ola Vera,
      Primeiro vc precisa de um comprovante de endereco… e para isso a escola vai te mandar uma carta na sua casa/acomodacao, e so com essa carta vc vai ao banco (com seu passaporte). Entao, quando chegar vc vai na escola e solicita a carta. Quando ela chegar vc vai ao banco e agenda um dia pra abrir a conta. No dia da abertura, eles vao te enviar o cartao e a senha (duas cartas separadas) que chegam em dias diferentes, e so depois de ter recebido o cartao e a senha eh que vc pode depositar a grana e pedir um extrato (que vc vai usar pra tirar o visto). Ou seja, demora pelo menos umas 2/3 semanas pra vc depositar sua grana na conta.

      Curtir

  5. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  6. Bethânia,
    Adorei seu blog mesmo! Já está aqui nos meus favoritos.
    Vou para Dublin em Fev/17 mas já estou super ansiosa e adiantando algumas coisas para não ficar em cima da hora.
    Seu blog está me ajudando bastante! Fico muito feliz que esteja compartilhando isso com as pessoas, ajudando-as nesse momento delicado, feliz e emocionante!

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s