Roma – como ir de Trastevere até o Vaticano por €1

Vamos começar os posts sobre a Itália? Eu pesquisei um pouco antes de ir e não tinha encontrado um jeito direto e barato de ir até o Vaticano, saindo de Trastevere, onde ficamos. Até conversei com um colega que é de Roma e ele tinha me dito que eu poderia pegar o tram (tipo o Luas daqui de Dublin) até a metade do caminho e depois teria que andar.

Quando chegamos lá, no B&B Scalini (vou falar da hospedagem depois), o rapaz que nos atendeu deu dicas valiosas sobre a área a o mais importnte: que tem um trem saindo da estação Trastevere até a estação San Pietro, que é bem do lado do Vaticano! E o preço? Apenas 1 euro por pessoa!

Stazione Trastevere

Fonte/Source

A estação Trastevere fica no final da rua principal do bairro, Viale di Trastevere. É uma estação pequena então você não vai ficar perdido. Tem as máquinas para comprar o bilhete (não tirei foto, mas está escrito Trenitalia na máquina). Basta clicar na tela, mudar a linguagem para inglês se facilitar, escolher ”comprar bilhete”, digitar as primeiras letras do nome da estação, escolher, daí ele vai dar os horários. Tinha trem saindo em 2 min, mas achamos melhor escolher o próximo, pra uns 10 min. Dá pra escolher se você quer o retorno. Escolha cartão ou dinheiro. Pagamos, pegamos o ticket e fomos procurar a plataforma.

Detalhe para a compra do bilhete: a gente sempre lê que nas estações italianas sempre fica um povo perto das máquinas e quando eles veem um turista, já vão logo ajudando a comprar o bilhete, ou eles até fazem tudo pra você, e depois pedem dinheiro. Um cara veio nos ajudando (claro que com 2 min a gente já saberia como fazer), e ok, deixamos, e no final demos 1 ou 2 euros pra ele. Valeu a ajuda, mas é claro que não é necessário, é algo que você pode fazer sozinho. Daí da outra vez uma mulher veio querendo ajudar e a gente já disse que não precisava, compramos e saímos dali rapidinho.

Antes de embarcar você precisa validar o bilhete nas maquininhas verdes que ficam no hall da estação, antes de ir para as plataformas. Basta colocar o bilhete no espacinho da máquina (alinhado para a esquerda) e ela vai imprimir um codigo. Em nenhum momento na estação ou no trem tinha ninguem (ou nenhuma catraca) pra controlar se você tinha o bilhete ou não.

No bilhete, não está escrito o numero da plataforma (binari). Olhamos no painel eletronico com todos os trens e tambem não tinha. O cara que nos ajudou a comprar falou que era a plataforma 6. Mas olhando o painel, dá pra ver qual a direção final do trem, e no caminho para as plataformas tem umas placas com a direção e o numero da plataforma.

Alguns trens tem um letreiro dentro indicando a proxima estação, e um áudio, outros não, então é bom ficar de olho na janela pra ver o nome da estação onde o trem está parando. Não lembro quantas estacoes foram ate San Pietro, mas foi super rápido, tipo uns 5 min!

Ao descer na estação San Pietro, basta andar uns 5 minutos seguindo as placas e você vai ver a praça Sao Pedro, a Basilica e o Museu do Vaticano!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s