Visto de estudante (brasileiro) na Irlanda: o que mudou

Desde que eu comecei a planejar meu intercâmbio e desde que eu cheguei aqui, várias coisas já mudaram em relação ao nosso visto de estudante. E essas mudanças estão dificultando a nossa vida, pra ser sincera! Quer dizer, diminuíram nossas horas de trabalho, diminuíram as opções de curso, diminuíram a validade do visto, enquanto os preços das escolas aumentam… Não tá fácil!

Ano que vem vai ser meu terceiro ano aqui, a última chance de renovar o visto com curso de inglês, depois disso só fazendo faculdade ou outro curso de nível semelhante/superior. Já pensei várias vezes se vale a pena continuar aqui ano que vem. Ô dúvida cruel! Eu amo a Irlanda, amo morar aqui, mas as coisas estão ficando mais complicadas.

Validade do Visto

Se antes nosso visto valia por 1 ano, agora são só 8 meses. E 4 meses fazem muita diferença! Agora em outubro/novembro algumas pessoas estão tirando ou renovando o visto e ainda estão conseguindo um ano, isso depende do que a sua escola escreveu na carta de matrícula, mas logo todo mundo vai receber 8 meses de visto.

PPS

Antes da gente chegava na Irlanda e já tirava o PPS, que é um número/cartão que precisamos ter para trabalhar, receber salário e pagar impostos. Agora você só solicita o PPS quando conseguir um emprego, ou pelo menos tiver uma proposta de trabalho, já que uma carta do empregador é necessária para solicitar esse documento. Além disso, também é necessário agendar no site, sendo que antes era só chegar lá qualquer dia, pegar uma senha e esperar.

Cursos que possibilitam o visto

Antes podíamos escolher entre Inglês, Marketing, Business, Fotografia + Inglês, Tourism management… Agora, somente cursos de inglês (duração mínima de 25 semanas) ou de nível superior (faculdade, nível 6 ou mais na Ireland’s National Framework of Qualifications)

Dias para solicitar o visto

Quando chegamos no aeroporto aqui na Irlanda, e apresentamos a documentação (carta da escola etc), eles nos dão um visto temporário de 1 a 3 meses, e nesse prazo você deve tirar o visto de estudante. Antes podíamos ir de segunda a sexta na Imigração, agora tem dias certos. Segundas e terças são para novos vistos e de quarta a sexta, renovação. Não sei o que custa montar um sistema de agendamento online, mas isso ainda eles não fizeram!

Horas trabalhadas

Antes era simples: tá estudando? Pode trabalhar até 20h por semana. Acabou o curso e/ou está de férias da escola? Pode trabalhar até 40h por semana. Agora não, tem meses certos para trabalhar 40h: maio, junho, julho e agosto, e 15-12 a 15-01. Fora isso, mesmo que tenha acabado o curso, não pode trabalhar mais de 20h. Achei essa a pior mudança!! Ainda estou puta com isso!

Exame

Agora, dizem que quando acabar seu curso, você precisa prestar um exame, como TIE, IELTS, Cambridge. Era pra isso ser cobrado já em 1 de outubro, mas até agora não estão cobrando.

Attendance

A temida attendance é a sua presença no curso. Sempre foi dito que para renovar seu visto você teria que ter pelo menos 80% de presença no curso anterior, mas a imigração nunca cobrou isso realmente, era muito de sorte (e ainda é, na verdade) de pegar uma pessoa legal ou chata na imigração na hora de renovar o visto.

Sempre acompanho os grupos no face e sempre vi gente renovando com 50, 60, 70%, ou até menos. Eu renovei em abril desse ano tendo 74% (o cara falou pra eu cuidar da próxima vez). Agora, o mínimo é 85%, mas, novamente, tem gente que renova com menos. Vi uma menina comendando que o cara deu um esporro nela por ter 85%, dizendo que ela devia ter mais! Realmente acho a imigração muito bagunçada, cada atendente fala/cobra uma coisa!

Esse ano terminei meu curso no começo de outubro com uns 73%. Fiquei com medo e comprei mais 3 semanas de aula só pra garantir, e com essas aulas extras vou chegar a 85%.

Qual escola escolher? 

O melhor é sempre optar por uma escola que tenha o selo ACELS e seja filiada ao MEI. Quando não, que ela tenha pelo menos algum tipo de learner protection (proteção ao estudante).

Esses dias vi uma pessoa perguntando sobre duas escolas, que eram as mais baratas, se eram boas. Meu filho, se você pesquisou os preços e são as duas escolas mais baratas de Dublin, é claro que não são boas! Qualidade é um problema sério nas escolas aqui, como tem muitas, e muitos estudantes, eles vão colocando qualquer professor pra dar aula, não ligam pro aluno, etc. Vale a pena investir numa escola de qualidade, mas ela vai ser, obviamente, mais cara, e nem todo mudo por arcar com os custos.

Intercâmbio na Irlanda já foi sinônimo de: “vim porque era o lugar mais barato”. Hoje em dia, podendo trabalhar menos horas, intercâmbio aqui tá virando coisa de rico, que já vem com muita grana e pode se manter aqui!

Anúncios

24 comentários sobre “Visto de estudante (brasileiro) na Irlanda: o que mudou

  1. Olha quem tiver interrese estou querendo arrumar uma parceira para Casamento por contrato, tenho 19 anos, sou tranquility, nem fumo nem bebo, não sou dessas coisas e bem caseiro. Bom estou fazendo minha parte querendo ajudar que queira ficar aqui muito mais tempo, estou em Dublin a quase um mes e estou adorando a cidade, por ser organizada e tals. Para ser direto..não estou cobrando valor alto. Tenho o pass. europeu, o “famoso” passporte vermelho. Mais infos me chame no what’s..enquanto eu não acho a pessoa, vamos de Zzzzzzz…+3530857400998 quem é daqui , não coloque +353 por favor

    Curtir

  2. Oi Bethânia! Realmente, tá cada vez mais difícil renovar o visto por aqui, mas se pelo menos a qualidade das escolas estivesse melhorando, valeria a pena, né? O foda é pagar um curso super caro pra fazer aulas medíocres… uma pena que o governo não parece se importar muito com esse setor da educação no país. Você tá pensando em fazer faculdade ano que vem?

    Curtir

    • Não se importa mesmo, as regras são bagunçadas, é difícil encontrar informações concretas, fora que lá na imigração cada atendente fala uma coisa. Acho muito engraçado como estão querendo mudar tudo só pra gente, pelo menos não vejo falarem nada sobre outros imigrantes!
      Ano que vem ainda posso renovar com inglês… mas acho que faculdade pra mim não compensa! Eu teria que escolher qualquer curso mais barato só pra poder ficar aqui, e que não é tão barato assim, pra gastar grana estudando algo que vc nem gosta…

      Curtir

  3. To querendo fazer intercâmbio em Dublin próximo ano mas so não entendo porque não posso passar mas de três meses fazendo o curso porque não tenho 3 mil euro em conta pra comprovar e tirar o visto. Acho que três meses é pouco tempo pra aprender Inglês.

    Curtir

  4. Bethânia, boa noite
    Estou para ir para Dublin no início do ano que vem e estou atrasado na escolha da escola. Você recomendaria alguma? Não tenho interesse em atividades extra curriculares. Estou pensando em fechar com a The English Academy, sabe se vale a pena?
    Grato!

    Curtir

  5. Olá boa tarde 🙂
    Estou indo para Cork em Janeiro dia 26, já fechei meu pacote fazem 7 meses, será que se constar na carta da escola que fechei antes de mudarem o período de duração do visto será que consigo ainda 1 ano de visto ?
    obrigadaa

    Curtir

    • Ola Aline, eu acho que nao!
      Pq a data que vai constar na carta que a escola vai te dar quando vc chegar eh a data de inicio do curso, a imigracao nao se importa com a data que vc pagou! MAS a escola coloca na carta 8 meses ou 1 ano, vc pode tentar pedir pra eles colocarem 1 ano. Em janeiro acho que nao vao mais fazer isso, mas nao costa vc perguntar!

      Curtir

  6. Oi, estou para fechar com a IBAT, você sabe algo sobre essa escola? Com relação ao visto, tenho passaporte europeu, mas minha esposa não. Se aplicarmos para o Stamp 4, ela também precisa renovar o visto a cada 8 meses ou são coisas diferente? Parabéns pelo Blog, excelente!

    Curtir

  7. Olá Bethânia,

    Amei as dicas!! Estou para fechar o meu intercâmbio para Julho/16 e eu realmente estou preocupada com algumas coisas:
    1 – Já ouviu falar dessas escolas? Grafton College, Ulearn College, Infinity College, International School of English. Estou pendendo para fechar com a primeira.
    2 – Como passarei apenas 6 meses, você indica dividir um apartamento, casa de família ou hostel?
    3 – Considerando que eu terei que levar 3 mil euros para provar que poderei me manter. Como funciona? Eu tenho que deixar esse dinheiro guardadinho ou posso ir usando?

    Por enquanto é isso… desculpe tantas perguntas!
    Abs.

    Curtir

    • Ola Carol,
      Dessas eu so conheco a Grafton, eh uma escola OK, nada demais e tbm nao vejo reclamacoes dela. Para passar 6 meses o mais barato eh dividir quarto com alguem em um apartamento, familia eh mais caro mas vc pratica mais ingles, hostel nao indico pq geralmente tem que dividir com mta gente.
      Os 3 mil vc deixa guardado ate tirar o visto, depois que tem o visto vc pode gastar.

      Curtir

  8. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  9. Oi Bethânia, sempre úteis seus posts, parabéns pelo ótimo trabalho!
    Cheguei em Dublin à 3 semanas e estou tentando abrir minha conta no banco, o AIB.
    Estudo na Griffith e meu curso é de 25 semanas, 6 meses.
    Bom, no dia do appointment no banco para abrir minha conta eles disseram que eu não podia abrir uma conta para estudante, pois meu curso não vale por um ano e que eu deveria abrir uma conta pessoal, mas sempre ouvi dizer que os alunos que cursão o inglês devem abrir uma conta de estudante.
    Mudou alguma coisa em relação a isso quando reduziram o tempo de visto?

    Curtir

    • Oi Vinicius, quantos anos vc tem? Que eu saiba o unico impedimento seria a idade, pois acima de 25 anos geralmente os bancos nao deixam vc abrir conta de estudante, seria uma conta normal. Tenta ver com a escola e pede outra carta informando que vc eh aluno de curso full time (curso de 15h ou mais por semana eh full time) e precisa de uma conta de estudante, talvez eles possam reformular a carta… E tbm veja se a escola tem parceria com algum outro banco, onde vc pode tentar.

      Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s