Trabalho voluntário + caridade

Onde quer que a gente esteja, sempre faz bem ajudar quem precisa! Sejam pessoas ou animais, seja doando seu tempo, dinheiro ou roupas, servindo comida, pintando uma casa.

No intercâmbio muitas vezes não paramos pra pensar que também podemos fazer algo pela cidade onde estamos. Não só a gente precisa do novo país – pra aprender o idioma, pra trabalhar, juntar dinheiro etc – talvez eles também precisem da gente! E você que tá aí com tempo de sobra, que tal participar de algum trabalho voluntário?

charity ireland dublin

source

Charity shops

Os famosos brechós, vendem roupas, sapatos, livros etc. Já comprei várias coisas lá com preços ótimos! Você pode ajudar de 3 maneiras: doando coisas que você não usa mais para que eles vendam; comprando; ou trabalhando algumas horas por dia na loja. Eles sempre aceitam voluntários e é uma ótima maneira de começar, você vai ter uma referência para o seu currículo e vai ter contato com o público, melhorar o inglês, além de ajudar! Cada charity shop tem sua renda destinada a uma causa: crianças carentes, pessoas sem teto, combate ao câncer, etc.

Sei que a Oxfam contrata sempre voluntários mas as demais devem fazer isso também, não custa nada passar em uma e perguntar! Imagina voceê que acabou de chegar e está procurando emprego, trabalhar por algumas semanas numa dessas lojas vai contar bastante no seu CV!

Fundraising

Andando pelo centro de Dublin inevitavelmente você vai encontrar pessoas arrecadando dinheiro para as mais variadas causas. Geralmente elas carregam um baldinho onde você pode doar qualquer quantia, ou vendem alguma coisa como um broche, uma flor, doces (agora no Halloween!) etc. Você pode doar suas moedinhas ou pode ser uma dessas pessoas e arrecadar dinheiro para alguma associação/ONG. Geralmente elas pagam por hora, e você te que ser amigável, comunicativo e saber abordar e convencer as pessoas a ajudarem.

Pelo celular

Pra quem tem planos pré-pagos, onde você coloca uma quantia X e tem internet/ligações por um mês, ao acabar esse mês, se ainda tiver crédito, você vai perdê-los, pois eles não acumulam para o próximo mês. É o caso da Three, por exemplo. No meu sempre sobra uns 10 euros por mês. E eu não fazia nada com isso até descobrir hoje uma dica ótima!

Você pode usar seus créditos para doar 2, 4 ou 6 euros para uma charity. Basta clicar nesse link e você vai ver uma lista de ONGs (animais, homeless, crianças, autismo, câncer etc) com suas respectivas palavras chaves e a quantia. Daí basta enviar a palavra para o número 50300 e fazer sua doação!

Nas ruas

Alguns grupos trabalham nas ruas das cidades ajudando pessoas carentes, principalmente os sem teto. Na Dame Street, ao lado do Central Bank, por exemplo, tem um grupo que serve sopa, café e cobertores de noite. Você pode procurar um desses grupos e participar. Um deles é o Dublin Simon Community.

Nas casas

Já fiz um post sobre essa ONG, da qual eu já participei ano passado. Eles precisam de voluntários aos sábados, e eu como quase sempre trabalho no final de semana, não estou conseguindo mais ir. Mas foi ótimo participar desse grupo. Eles trabalham com jardinagem e pintura em casas de pessoas carentes, geralmente idosos, que são doentes e/ou não tem a família por perto pra ajudar. Saiba mais aqui e aqui.

Confira mais opções de trabalho voluntário aqui: http://www.volunteer.ie

Essas são as minhas dicas, se você tiver mais alguma pode compartilhar com a gente! 🙂

Anúncios

4 comentários sobre “Trabalho voluntário + caridade

  1. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  2. Olá Boa tarde. Meu nome é Kelly e gostaria de ver o trabalho de vocês. Como posso fazer para? Estou tirando para London . Estamos abrindo um ONG para ajudar refugiados que estão chegando no Brasil.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s