Londres – Shakespeare’s Globe Theatre

Ainda sobre os passeios que fiz em Londres em junho desse ano: a réplica do Teatro de Shakespeare entrou pra minha lista de lugares a serem visitados, então numa terça-feira de manhã fiz o tour guiado pelo teatro.

Teatro Shakespeare em Londres

Logo na entrada, perto da fila pra comprar os ingressos, tem umas fotos nas paredes, de grupos e atores que já se apresentaram lá, e tem brasileiros! O Grupo Galpão apresentou Romeu e Julieta no Globe em duas temporadas, em 2000 e 2012.

Entrei na fila pra comprar o ingresso e o próximo tour ia começar em uns 15 min, enquanto isso andei pela parte gratuita que é um museu, com fotos, maquetes e objetos que mostram como era a Inglaterra nos tempos de Shakespeare, como se vestiam os atores da época e como foi sua vida.

Quando o guia chegou, ele explicou que como vários ensaios acontecem todos os dias no teatro, não poderíamos tirar fotos lá dentro. Uma pequena frustração, claro, porque isso era justamente o que eu queria! Se você der sorte de pegar um tour numa hora que ele esteja vazio, vai poder andar por lá e tirar fotos. Entramos, um grupo estava ensaiando, então sentamos nas arquibancadas do alto e o guia ia explicando baixinho sobre o teatro, como o publico assistia às peças naquela época, etc.

E como não dá pra falar de Londres, Shakespeare e teatro sem falar de história, um resuminho do que foi/aconteceu com o teatro:

Tudo começou em 1559, quando o Globe Theatre original foi construído por uma companhia teatral a qual seu idealizador pertencia. Tudo ia bem até que em 1613, durante um ensaio da peça Ricardo VIII um incêndio teve início e acabou com tudo. Mas no ano seguinte o teatro foi posto de pé de novo. Em 1642, por conta da pressão pública dos puritanos, The Globe foi fechado. E dois anos depois, demolido.

Mas, enfim, depois da demolição muitos anos se passaram sem The Globe fazendo parte do cenário de Londres; até que na década de 70 (cerca de 300 anos depois) Sam Wanamker, diretor e ator norte-americano, fundou o Shakespeare Globe Trust, um grupo que tinha como objetivo reconstruir o teatro fechado de Shakespeare. A arquitetura do século XX era muito diferente da do século XVII e foi preciso muito tempo para tornar esse sonho realidade. Em 1997, muito próximo ao local do antigo Globe Theatre, foi inaugurado o Shakespeare’s Globe, que é uma réplica bem fiel ao teatro original. (Resumo tirado do blog Pra ver em Londres)

O tour acaba bem rápido (confesso que esperava mais), mas foi bem legal estar no teatro e ver como tudo era feito e visto há tanto tempo!

No final do passeio, tem uma lojinha, claro! Comprei um livrinho com um resumo de todas as peças de Shakespeare, um lápis e um cartão postal que enviei para mami e papi (que são atores). Tinha camisetas, notepads, cadernos, canetas, xícaras, muita coisa, separada por obra, algumas com citações dos textos, deu vontade de comprar tudo!

DSC02790

Antes de chegar em Londres chequei no site se tinha alguma peça acontecendo naquele final de semana, tinha, mas os ingressos já estavam esgotados. Da próxima vez tento de novo com mais antecedência!

Valor do ticket:

Endereço: 21 New Globe Walk, Bankside, London SE1 9DT, Reino Unido
+44 20 7902 1400

Visite o site

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s