Nice – Riviera Francesa

Os últimos posts aqui foram sobre viagens ou passeios, então parece que eu só viajo por aqui! haha Pelo contrário, trabalhei tanto nesses últimos dois meses que fiquei sem tempo de postar qualquer coisa.

Mas acontece que de repente eu decidi ir pra Nice, comprei a passagem e 3 dias depois estava lá! Não tive tempo de planejar quase nada e não falo nada de francês. Cheguei no dia 6 de agosto e voltei no dia 10. Fiquei num hotel em Promenade des Anglais, na frente da praia! Quem me conhece sabe que esse tipo de viagem não é o que eu geralmente faço (hotel chique? Riviera Francesa, lugar de gente rica? viajando de Lufthansa e Swiss em vez de Ryanair? haha) e realmente tudo lá é muito caro, mas por uma surpresa do destino eu estava lá com um amigo e como esse blog está precisando de posts, vou contar o que eu achei.

Nice

A cidade

Nice é fofa, praia, calor, arquitetura, lojas. O aeroporto fica bem perto do centro e tem uma cara de cidade pequena (o comércio fecha cedo, pouca coisa fica aberta tarde da noite). A parte antiga da cidade é linda, com muitas fontes, barzinhos fofos, gelaterias. Tomei um sorbet de melancia muito bom!

Nice

A praça Massena é incrível, um espaço enorme com alguns jatos de água saindo do chão onde as crianças brincam, de roupa de banho, ou os adultos dão uma paradinha pra se refrescar no calor.

Place Massena

Um ponto imperdível é a Colline du Chateau, um monte que fica perto do porto e – ainda bem – é gratuito! Você pode subir pelas escadas ou elevadores, e a vista lá de cima é perfeita, dá pra ver a praia e a cidade. Na verdade tem um parque lá em cima, com cachoeira, lojinha de souvenir, lanchonetes, não exploramos muito porque não tínhamos muito tempo.

Colline du Chateau - Nice

Os preços

Sim, é tudo caro! Uma água, uma fruta, qualquer coisa. Vi as mesmas coisas que tem aqui em Dublin, o dobro do preço. E o curioso é que eu só vi um supermercado (Monoprix, que fechou cedo então nem cheguei a entrar), o resto eram lojinhas que vendem de tudo (souvenires, toalhas, esteiras de praia, protetor solar, comida) e com preço bem salgado.

Nos restaurantes, um almoço ou jantar custa em média 15-20 euros, e o menu (entrada+prato principal+sobremesa) em média uns 25. Num dos dias tomamos café num restaurante que valeu a pena: era 8,90 e vinha omelete, salada, pão, suco e café.

Nice

O que vale a pena comprar

Uma sapatilha pra andar na praia. Melhor uso de 10 euros que eu já fiz! Sem elas é muito difícil andar na praia de pedras, incomoda e machuca o pé. Mas com elas é tranquilo andar e entrar no mar. Tive que comprar uma esteira (3 euros) e no último dia a esteira começou a despedaçar e jogamos no lixo, e depois eu fui pra praia de novo e tive que comprar uma toalha (12 euros!!!!!). Comprei também biquíni (aqui em Dublin foi impossível achar um legal em agosto), porque lá tem de todos os modelos e cores e custam em média 20-30 euros.

praia Nice

Aeroporto – centro

Na ida, como cheguei na cidade quase meia-noite, peguei um táxi até o hotel, menos de 10 min de viagem e 32 euros!! Muito mais caro que em Dublin. Na volta, meu vôo era as 6:50 da manhã, peguei um ônibus as 5h, o primeiro ônibus do dia. Era a linha 98 e tem alguns pontos na av. Promenade des Anglais (a avenida da praia). Custa 6 euros e demora mais ou menos meia-hora até o aeroporto (isso porque era muito cedo, durante o dia deve ser mais por causa do trânsito).

A praia

O mar Mediterrâneo é uma delícia! A água era gelada, mas apenas nos primeiros 2 min, depois ficara ótima. Sem ondas, dá pra ficar boiando/nadando pra sempre! A água é bem azul e apenas uns 5% das mulheres estavam fazendo top less. Da próxima vez eu faço!

Nice beach

O clima estava ótimo – bem quente, uns 30º durante o dia e 27º de noite. Ficamos na praia só umas 3 horas durante o dia, passeamos pela cidade, e de noite geralmente a gente comprava cerveja ou vinho e ir beber na praia, até uma da manhã, e mesmo assim super tranquilo!

Um taxista disse que o tempo bom dura até o começo de outubro, e olhamos as passagens só de curiosidade (gostamos tanto de lá que queríamos voltar) e estavam em média 75 euros!! Super barato.

praia França

O condicionador

Gente, qual é o problema que os franceses têm com condicionador? No hotel, quando quis lavar meu cabelo… cadê? Só tinha hidratante, shampoo e gel de banho. Fui na recepção perguntar, o cara deu uma procurada e falou que não tinham! Entrei numa farmácia e só tinham umas 2 ou 3 opções, caríssimas (tipo 12 euros cada um). Fui num mercadinho de uma chinesa e por milagre achei uns 3 tipos da Garnier. Ok, vou levar esse auqi mesmo porque depois de 2 dias entrando no mar e sem condicionador, meu cabelo já estava um desastre! Estava considerando comprar um chapéu. Quando fui pagar, a mulher me avisou ” mas isso é pós-shampoo, você sabe né? Não é shampoo!” e eu falei que sim, ok, era isso mesmo que eu queria! Que dificuldade é essa? Como as francesas têm cabelos bonitos? haha

O hostel

Sim, porque o hotel onde ficamos era só de quinta a domingo. Como eu comprei a passagem em cima da hora, só consegui a volta pra segunda, e claro que eu não ia poder pagar uma noite naquele hotel, já tinha gastado demais com as passagens, então achei um hostel perto do centro por 25 euros a noite – Faubourg Montmartre. Ele foi embora no domingo e eu fui pro hostel… gente! Entrei na “recepção”, uma salinha cheia de mesas e sofás mas não tinha 2 metros de espaço pra andar, entulhada de coisas e pratos sujos! Na frente do prédio tinham umas mesas onde a dona serve comida de noite. A dona era uma senhorinha de mais de 70 anos, não falava nada de inglês. Ela pegou a chave e foi me levar pro quarto. O prédio é bem velho (como muitos que vi lá), meu quarto ficava no quinto andar.

Chegando lá, percebi que era um apartamento, não um hostel normal com vários quartos, eram vários apartamentos nesse prédio que ela transformou em hostel. Não tinha absolutamente nenhuma atmosfera de hostel, nenhuma áre comum tipo sala ou cozinha pro povo socializar. No quarto, tinham 8 camas, uma mini cozinha e um mini banheiro bem antigo – só tomei um banho lá de 2 minutos! Tinha um cara que trabalhava pra ela e dormia nesse quarto, o cara parecia totalmente chapado! haha confesso que achei meio estranho, mas tudo bem, tinham outras meninas no quarto. Ele me passou a senha do wi-fi. Depois que cheguei só troquei de roupa e fui pra praia, depois dei uma volta na cidade pra tirar fotos, fui comer e voltei pro hostel já umas 10 e meia, só pra tomar banho e dormir. Tentar dormir, porque estava muito quente e não tinha nem um ventilador no quarto! Por sorte minha cama era perto da sacada e entrava um ventinho. Não dormi quase nada e as 4h levantei pra ir pro aeroporto! Foi o pior hostel que já fiquei!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s