As 4 estações na Irlanda

Todo mundo que já pesquisou algo sobre a Irlanda sabe que aqui temos as 4 estações em um único dia. Pode amanhecer com Sol, meia-hora depois chover, ventar, sair o Sol de novo, esquentar, esfriar…

Mas pra mim foi lindo realmente notar essa diferença entre estações, porque no Brasil, ou é frio ou calor (quando eu morava no MS), e em RO, pior ainda, porque é calor o ano inteiro, a diferença é que na metade do ano chove muito e na outra metade não chove.

As estações seguem o calendário Gaélico, baseado na luz do Sol, ficando assim

  • Spring (“Earrach”) – February, March, April (Feabhra, Márta, Aibreán)
  • Summer (“Samhradh”) – May, June, July (Bealtaine, Meitheamh, Iúil)
  • Autumn (“Fómhar” Harvest) – August, September, October (Lúnasa, Meán Fómhair, Deireadh Fómhair)
  • Winter (“Geimhreadh”) – November, December, January (Samhain, Nollaig, Eanáir)

A cidade vai se transformando com o passar dos meses, e é linda de qualquer jeito! Quando cheguei, em março de 2014, estávamos no começo da primavera. Estava frio, chovia de vez em quando, mas as flores começaram a aparecer nas calçadas, nas janelas e nos parques. Muitos tipos diferentes de tulipas, grama verdinha, florezinhas amarelas e brancas que nascem na grama.

Depois veio o verão, com vários dias de Sol, até um calorzinho (17, 18 graus.. com 13 todo mundo já sai de short e camiseta na rua). Dá pra sair sem casaco (mas às vezes na sombra faz frio) e sem meia calça. Gente lotando os parques, deitados na grama. Os irlandeses tomam banho de mar… no ano passado não arrisquei, mas esse ano, num dia bem quente, vou pra alguma praia por aqui e pelo menos colocar as pernas na água!

verão na irlanda

O outono é o meu preferido por enquanto. Adoro ver as árvores se transformando – as folhas verdes ficam amarelas e depois marrons. Depois caem e as ruas e calçadas ficam cheias de folhas marrons, como um tapete. O frio volta mas ainda é suportável.

No inverno, as árvores secas dão um tom mais morto pra cidade, e chove mais, venta mais, você congela mais! Tive o azar de estar morando numa casa sem aquecimento no começo do inverno e eu dormia com duas calças, duas blusas, luvas, e ainda passava frio. Mas não achei o inverno tão ruim. Todo mundo falava que era terrível, que chove o tempo todo, mas nem é tanto assim! Eu passei mais frio dentro daquela casa do que na rua.

E a neve? Preciso falar da neve! Eu já nem tinha esperança de ver neve aqui, por isso estava satisfeita em ter ido pra Espanha no Natal, muiita neve na fronteira com a França. E em janeiro nevou em Dublin, mas eu não estava aqui. Vi todo mundo postando fotos e vídeos no Facebook – porque sim. nevar aqui não é muito comum, então quando acontece é uma parada importante. A cidade não está preparada para muita neve, como aconteceu em 2010, então só um pouquinho pra alegrar os brasileiros já está bom! Mas para a minha felicidade, num dia frio, 1º de março, estava no bus indo pro aeroporto, quando vi os floquinhos brancos começando a cair de repente. Quando cheguei no aeroporto, a neve ficou mais forte, nevou bastante por uns 40 minutos! O chão estava branquinho e eu lá fora tirando fotos (uma semana depois estava super gripada). Enfim, o mais comum é nevar no interior, e na Irlanda do Norte, no centrão de Dublin mesmo, é raro.

Agora em fevereiro/março já abandonei os cachecóis e luvas de novo, chegou a primavera! Em maio já começou o verão e o tempo tá maluco: faz duas semanas de Sol e calor, e depois duas semanas de chuva. Essa semana tá mais ou menos, nublado, às vezes com sol ou uma chuvinha fina. Mas pra junho e julho, esperamos mais dias quentes, como no ano passado.

E a previsão do tempo?

weather in ireland

Eu tenho o app the weather channel no celular e sempre consulto, dá pra ter uma ideia, mas o tempo muda muito rápido então não dá pra confiar muito nas previsões. Por exemplo, no domingo passado, eu queria sair de tarde, pro Powerscourt Gardens, que ainda não fui. E a previsão dizia que ia chover a tarde toda. Sendo assim, não fui. E não choveu. Foi chover um pouquinho só de noite…

Pego muitos táxis aqui e sempre que pego um taxista falante, ele me pergunta de onde sou, e quando respondo, 90% das vezes ele vai fazer alguma piada com o clima da Irlanda! E eles se espantam quando eu falo que gosto, e que não gosto do calor do Brasil! Falando a verdade, eu não acho que aqui chova tanto como o povo fala! E quase sempre as chuvas são fracas, ou seja, você não deixa de fazer o que está fazendo por causa dela. Claro que pra fazer turismo atrapalha um pouco, porque imagina se você vai pra um lugar lindo, mas está chuviscando e nublado, você não vai aproveitar muito e as fotos não vão ficar boas, mas no dia a dia, não atrapalha muito.

Luz do dia

Outro fator importante é a quantidade de luz do Sol que temos durante o dia. No inverno, escurece às 4h da tarde. É muito estranho você estar trabalhando e tudo escuro lá fora! E também é estranho o contrário: no verão, 10h da noite ainda é claro! Quando você começa a se acostumar (eu ia dormir muito tarde no verão passado porque achava que ainda era de tarde, quando escurecia já eram 11 da noite), já muda de novo…

Foi difícil escolher uma foto só para cada estação mas aí está, na ordem do post 🙂

primavera na irlanda

verão na irlanda

outono na irlanda

inverno na irlanda

Anúncios

13 comentários sobre “As 4 estações na Irlanda

  1. Oi Bethânia, tudo bem?

    Primeiro parabéns pelo seu blog! Encontrei ele esses dias e já li praticamente tudo! Rs
    Você pode me esclarecer umas dúvidas, por favor? Se eu for para a Irlanda por 6 meses tenho que levar 3 mil euros, certo? Porém, se eu quiser ficar mais 6 meses tenho que comprovar de novo esse valor? Se sim, consigo esse dinheiro ou parte dele trabalhando nos primeiros meses?

    Muito obrigada! Bjos

    Curtir

  2. Minha estação preferida também é o outono! Agora, se prepara que tô achando que verão não vai rolar esse ano não. Em 2013 fez um calor inacreditável e em 2014 também, mas já estamos em junho e o clima ainda tá bem misto… eu consegui entrar na água duas vezes mas é muito gelada!!!

    Curtir

  3. Menina! Pela primeira vez alguém conseguiu me explicar o clima da Irlanda! Vou para a Irlanda em 08 de agosto e a dúvida do que levar na mala sempre surge. Toda vez que eu perguntava para alguém como é o clima por aí, sempre escuto os extremos: frio demais ou normal demais.Depois do seu post, estou aliviada! Como vou no verão, vou levar minhas roupas de inverno aqui do Brasil (eu tenho certeza que vou usá-las com 17 graus! hahaha), meias calças, shorts e vestidos. Minhas botas e meu tênis vão também… Mas qual outro tipo de sapato vc me sugere? Parabéns pelo blog! Vou me deliciar por ele hj! Beijo!

    Curtir

    • Oi Ana Paula, acho que bota e tenis, e uma sapatilha confortavel sao os essenciais! Em mais de um ano aqui eu nunca usei um salto! haha aqui eh bom pra comprar bota e tenis, mas salto.. acho todos desconfortaveis e sapatilhas tbm, sofro pra comprar. Tem bastante rasteirinha e chinelo no verao, eu comprei uma ano passado e acho que usei umas 2x ate hoje…

      Curtir

  4. Oi Bethania!!! Nossa , muito grata por estes informes !
    Menina…. estou indo com um grupo passear na Irlanda, conhecer lugares pré históricos, enfim curtir os ambientes externos da Irlanda…..para 5 a 24 de setembro de 2016!
    Por favor… me dê umas dicas sobre este mes escolhido !!!

    É muito chuvoso ? Ainda temos dias longos ? A temperatura ajuda ?
    Poxa…nao é sempre que se viaja, entao queriamos aproveitar o melhor possivel, sem muita muvuca de pessoal, mas com condiçoes de curtir as paisagens irlandesas

    Agradeço muito se me responder estas questões e mesmo sugerir periodos, para este fim que temos !

    Um grade abraço!!!

    Curtir

    • Ola Vaneri.. sim dezembro eh frio! hauhaua sorry.
      E os dias sao curtos. Amanhece tarde (depois das 8 da manha) e escurece cedo (4 da tarde). Chove, mas nao eh todooo dia. Se vc vai ficar de 5 a 24 aqui, vai ter bastante tempo de conhecer tudo, apesar dos dias curtos. So que eh raro um dia de sol em dezembro entao ja venham preparados 🙂

      Curtir

      • Querida ! Muito obrigada pela resposta.
        Mas eu perguntei sobre SETEMBRO e não dezembro, rsss.
        Por gentileza, se poder me passar as dicas para Setembro, eu agradeço !!!
        👱

        Curtir

        • Oi! hahah to ficando doida.
          Setembro eh otimo!!
          Ainda tem muitos dias de sol, alguns dias bem frios mas sao a minoria, nem é toda semana que chove, começa a escurecer umas 8 da noite. Agora mesmo ja eh dia 29 e o clima ainda esta bem agradavel. O outuno esta começando, entao ja nao tem tantas flores na cidade e as folhas estao caindo. Ainda nao precisei usar cachecol, ou touca… Adoro setembro e outubro!! 🙂

          Curtir

  5. Olá, estou indo na segunda quinzena de março de 2016. Nessa época, é mt frio? Que hs escurece? Devo ficar 8 meses.O que vc aconselha que tenha na mala para não levar roupas desnessarias e ultrapassar o peso permitido? Obrigada, bjs

    Curtir

    • Ola Flavia,
      Eu tbm cheguei nessa epoca, em 2014. Escurece num horario normal (nao lembro exatamente, mas algo tipo 7/8h). Ainda eh frio. O frio vai passando em maio/junho.
      Traga roupas basicas, blusinhas, um casaco, meia calca, um tenis bom. Meia calca, blusinha de frio, luva, touca, isso eh facil e barato de achar aqui. Traga varias calcas jeans e calcinhas pq as do Brasil sao melhores!! Nao precisa trazer um mooonte de roupa. Vc vai querer comprar varias coisas aqui!

      Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s