1 ano de intercâmbio – o que teve?

Não vou começar falando que o tempo passa rápido e blabla porque já falei isso várias vezes! Então, chegou a hora do tão esperado (por mim) post sobre meu primeiro ano na Irlanda! (já se passaram quase 2 meses que fiz um ano mas ok)

Resuminho: Cheguei em 20 de março de 2014. Estudei inglês na Ned Training Centre. Estagiei, trabalhei, fiz trabalho voluntário, fui babá de cachorro. Viajei. Me apaixonei pela Irlanda e gosto muito da minha vida aqui!

Intercâmbio não é fácil (a não ser que você seja rico e não tenha que se preocupar com grana, claro), porque você está num lugar diferente, língua diferente, precisa trabalhar e estudar, pagar contas, está longe da família… Mas é uma experiência incrível! Não me arrependo nem um segundo.

Nesse 1 ano, teve…

Eu ficando sem dinheiro umas três vezes

Eu bebendo num pub às 10h da manhã

Eu de rolo com um irlandês

A escola do meu amigo fechando (mas ele conseguiu renovar normalmente depois)

Meus amigos que iam embora resolvendo ficar e renovar (eba, não fiquei sozinha!)

O St. Patrick’s Day! (que eu gostei mais do que achei que gostaria)

Sol, chuva, vento, frio, calor

Amigos indo embora

Meu aniversário de 29 anos

Londres, interior da Irlanda, Irlanda do Norte, Barcelona, Edimburgo

Agora, falando sério…

Escola

Meu curso era de 6 meses e eu demorei quase um ano pra terminar, mais exatamente 11 meses! Porque parei na metade, peguei 3 meses de férias, depois voltei, mas peguei mais algumas semanas pra ir pra viajar, enfim, só sei que meu visto venceu no final de março e eu só fui acabar o curso de Inglês na NED no dia 04. Renovei o visto em abril como contei aqui na mesma escola.

No geral, eu fiquei satisfeita com a Ned. É uma escola barata e por isso a gente pensa que não presta, mas eu não tenho do que reclamar, ainda bem! Tive ótimos professores, um ou dois meio fraquinhos (mas que ficaram pouco tempo na minha turma). Passei todo o curso no mesmo nível (avançado) e nunca tive nenhum problema lá.

Trabalho

Em maio de 2014 eu comecei um estágio na EazyDublin/LanguageDiscount, e depois de 3 meses, quando acabou meu contrato, eles me contrataram novamente agora como funcionária. Estou morando numa das casas deles então não pago aluguel, chega de se preocupar com contas, com não ligar o aquecedor ou usar a máquina de lavar durante o dia porque a energia vai vir muito cara, etc.

Também já cuidei de uma cachorrinha duas vezes e estou fazendo umas traduções de artigos pro Brasil, então tempo pouquíssimo tempo livre. No ano passado eu fazia trabalho voluntários aos sábados, mas agora eu trabalho em alguns finais de semana, e quando não trabalho, estou cansada, então faz tempo que eu não fui. Mas quem quiser a dica tá aqui.

Casa

Já estou na terceira casa desde que cheguei. Já morei em Smithfield e na Mountjoy Square, e agora em Phibsborough. Não achei nenhuma dessas áreas ruins. Claro que o centrão não é nunca uma área muito limpa e tranquila, de vez em quando vemos uns bêbados/drogados andando por aí ou moleques bagunçando, mas nunca aconteceu nada comigo ou meus amigos.

Já morei com brasileiros, romeno, franceses, italiano, no começo eu preferia morar com brasileiros, mas até que nunca tive nenhuma experiência ruim com nenhuma outra nacionalidade, então tá de boa! (Só que franceses gostam muito de fazer festa todo fds) Hoje moro com 2 mexicanas, 1 alemão, 1 americana, 1 francesa e 1 brasileira, mas ela tá mudando hoje e vai chegar uma francesa.

A maior evolução em relação a casa é que eu tenho um quarto só pra mim! Eu até que não achava ruim dividir quarto, mas depois de quase um ano assim, ter um canto só pra você faz muito diferença!

O Inglês…

Sempre um assunto muito perguntado! Dá pra ficar fluente em um ano? Dá pra chegar com zero inglês e aprender?

Sempre digo que, se você ainda tem 1, 2, 6 meses até chegar na Irlanda, pode muito bem estudar aí no Brasil mesmo por conta e não chegar aqui sem saber nada. Isso vai do nível de interesse de cada um. Tem gente que vem e passa a vida nos pubs, na Diceys todo domingo e terça, gasta dinheiro e não aprende nada. Ou só frequenta bares brasileiros, festa brasileira, só anda com brasileiros. Assim fica mais difícil evoluir. É preciso falar inglês fora da escola também – com amigos, no trabalho, com namorado (isso ajuda muito! haha).

Ainda não acredito quando um taxista ou um professor fala que meu inglês é muito bom. Não é ótimo ainda, tenho muito pra melhorar! Mas é uma coisa que vai evoluindo gradativamente, você ouve uma frase nova hoje e usa amanhã, e assim vai gravando e aumentando seu vocabulário. Por exemplo, eu vou muito ao cinema aqui e assisto séries no pv ou tv. Semana passada, assistindo Friends, a Rachel reclamava que alguém “stood her up”, ou seja, ela levou um bolo. Ontem estava conversando com um amigo irlandês e falei que meu sábado estava sendo um saco, ele perguntou o que aconteceu e eu falei “my friend stood me up!”. Adoro essas pequenas coisas que a gente passa quando está aprendendo uma língua – a primeira vez que você fala ou ouve algo que sempre viu nos filmes, por exemplo. Coisas fofas tipo alguém falar “I miss you”, e eu não sei se fico encantada com a pessoa ou com o inglês em si,

Ainda não prestei nenhum exame muito importante, apenas o LCCI (English for Business) level 2 e tirei 85%. Vou fazer um post sobre ele nos próximos dias. Lá pro final do ano pretendo fazer outro mais difícil – se eu arrumar tempo pra estudar!

Planos

Meus planos para 2015 são: completar o novo curso com uma frequência melhor (80% pelo menos), continuar trabalhando, viajar pouco e guardar dinheiro, e conhecer mais a Irlanda! Apesar de ser um país pequeno, ainda tem vários cantos que eu não conheço.

intercâmbio Irlanda

Em um ano, MUITA coisa acontece. Pode muito bem ser o melhor ano da sua vida.

Anúncios

12 comentários sobre “1 ano de intercâmbio – o que teve?

  1. Bethânia, muuuito legal ler seu post de 1 ano na Irlanda! Pra quem está pensando em ir, guardando dinheiro mês a mês, acompanhar seu blog é uma injeção de incentivo. Queria lhe agradecer por ter respondido umas perguntas minhas num outro post (no dia que fui agradecer deu pau na minha net): OBRIGADA pela sua atenção e disponibilidade em ajudar!! Um abraço carinhoso, tenha mais uma ótima semana irlandesa 🙂 🙂

    Curtir

  2. Show de bola =)
    Nem me lembro a quanto tempo acompanho seu blog, fiz um comentário ou outro, mas li ele quase inteiro =)
    a ansiedade ta ficando cada dia maior… ja faz mais de 1 ano q decidi pelo intercambio, e agora tenho mais 4 meses pela frente… quando estiver na semana da viagem acho q vou infartar hahaha
    enquanto isso sigo acompanhando suas peripécias 😉

    Curtir

  3. Olá Bethânia! Conheci hoje seu blog, parabéns pela excelente escrita. Você se expressa muito bem. Estou avaliando países para fazer intercâmbio em 2016. Meu inglês eh um horror 😦 e Toh querendo novas experiências, sair da zona de conforto sabe?! Vi na Irlanda uma boa opção devido à proximidade com Europa pra conhecer outros países e também parece que o custo de vida ai não é tão alto, verdade? Tens alguma dica pra me dar? Qual empresa de intercâmbio vc contratou? Obg pelos textos, espero que possamos contar com mais e mais postagens suas! Beijos

    Curtir

    • Ola Ana, obrigada!
      O custo de vida aqui eh alto sim, mas na questao de viagens, eh otimo! Perto de tudo e muitos voos baratos, entao da pra aproveitar bastante!! Nao fechei com nenhuma agencia, foi direto com a escola.
      Bjs

      Curtir

  4. Olá Bethânia,
    Incrivel poder compartilhar todas essas expêriencias vividas por ti.
    Realmente é uma injeção de ânimo pra todos que te acompanham e tem receio de arriscar uma experiência assim.
    Como fez pra fechar tudo diretamente com a Escola? Pra se manter por 3 meses ai estudando vc consegue dar uma noção de valor?
    Aguardo resposta ansiosa.
    Muita sorte pra ti sempre.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s