13 meses e a renovação do visto de estudante

Não foi difícil decidir ficar aqui mais um ano, não foi difícil nem mesmo guardar o dinheiro para pagar novamente o curso de inglês e o visto… mas renovar o visto de estudante, ah, isso sim foi demorado! Quem quiser acompanhar a saga, continue lendo…

visto de estudante irlanda

Meu visto tinha vencido em 19 de março, bem na semana de St. Patrick´s, ou seja, eu não queria ter que lidar com a burocracia de visto e acabei adiando uns dias. Já tinha pago o curso na escola Grafton College. E não sei se é a regra, mas todo mundo diz que depois que o visto vence temos um mês para regularizar, caso queiramos renovar.

Na semana seguinte, fui na escola pedir a papelada pra solicitar o visto, mas a pessoa que me vendeu o curso não estava trabalhando mais lá, então eu tinha que voltar no dia seguinte pra falar com outra menina. Nesse meio tempo, uma pontadinha de dúvida surgiu na minha cabeça: e se eu cancelar aqui e voltar pra Ned?

Porque o único motivo que me fez comprar o curso em outra escola, ainda em dezembro, foi o fato da Ned não ter Acels, e estava rolando aquela disputa na justiça e eu não sabia se ia demorar. Acabou que no final de janeiro a Ned ganhou autorização pra continuar funcionando o sistema de visto de 1 ano para brasileiros. E além disso, minhas aulas na Grafton seriam de tarde, de segunda a sexta, e se eu quisesse estudar de manhã teria que pagar a mais (uns 300 euros pelo menos). Como por causa do trabalho eu tinha que estudar de manhã, somei tudo e resolvi voltar pra Ned, que tem aulas de segunda a quinta e eu gosto dos professores.

Pedi o reembolso na Grafton, já que eu ainda não tinha começado as aulas (faltavam duas semanas) e nem as cartas tinha pegado. Demorou duas semanas e nada de devolverem o dinheiro, fui lá solicitar de novo, esperei a manhã toda lá mas resolvi. Nesse meio tempo eu já tinha pagado o curso na Ned, ou seja, paguei dois cursos e estava sem grana para o visto, então só pude ir na imigração depois que recebi o reembolso da Grafton.

E eu feliz porque agora tinha os papéis da Ned (carta de matrícula, seguro obrigatório) e o dinheiro para o visto (300 euros), fui la na imigração numa quinta-feira no fim da tarde, esperei duas horas e nada de eles distribuírem mais senhas. Voltei na sexta, cheguei às 7 da manhã, a fila estava dando a volta no quarteirão. Esperei quase uma hora em pé e finalmente chegou minha vez, peguei a senha nº 100. Fui trabalhar e mais tarde voltei, esperei, quando finalmente fui atendida, o cara disse que minha carta de attendence não estava lá! (essa carta é a escola que envia diretamente para a imigração) Liguei pra escola, a Mariana disse que tinha enviado sim, mas de todo modo perdi minha vez. Me estressei tanto na sexta que deixei pra lá.

Nisso meu visto já estava vencido há quase um mês, e as aulas iam começam na segunda dia 13 de abril. Depois da aula, fui lá de novo e de novo não entregaram senhas de tarde. Ok, voltei na terça, dessa vez não fiquei na fila porque cheguei lá às 8 da manhã, não tinha mais fila, peguei a senha 166. Fui pra aula, almocei, e umas 3 da tarde fui pra lá novamente. Fui chamada às 4 e pouco e peguei meu visto às 5:20.

E o melhor, pra compensar esse estresse todo, foi que ele colocou o vencimento desse novo visto para abril, e não para março, como deveria ser. Então ganhei um mês a mais.

Resumindo, os documentos que precisamos para renovar são: carta de matrícula, seguro obrigatório, carta de attendance (que a escola envia). Até ano passado tínhamos uma variedade maior de cursos pra escolher (inglês, turismo, fotografia, business), mas agora é só inglês mesmo ou um curso de nível superior.

E a minha attendance? Estava 74%. Eu confesso que faltei bastante no começo do curso no ano passado. O mínimo é 80%, mas a imigração não é muito rígida quanto a isso. Muita gente renova todos os dias com menos de 80%. A única coisa que o cara me falou durante todo o processo na imigração foi: cuida da sua attendance, está um pouco baixa. Ok, I will!

E agora não preciso ver a cara do immigration office tão cedo. Ao total foram 4 dias indo lá!

Como funcionam as senhas na imigração: mal amanhece e a fila já começa a se formar. Às 7:30 eles abrem as portas e aos poucos a fila vai entrando no prédio, e eles vão distribuindo as senhas. Lá pelas 8 e pouco, como aconteceu comigo, já não tem mais fila, então você chega e já entra direto e pega a senha. E daí você pode ir pra aula, comer, passear, e voltar algumas horas depois.

De tarde, às vezes eles entregam mais senhas, por volta do meio-dia, 1h, e às vezes também lá pelas 5:30, 6h. Mas garantido mesmo, ó pela manhã. E a melhor coisa que inventaram foi o grupo Senha da imigração Dublin: no dia que você foi lá, é só acompanhar pelo grupo qual senha estão chamando, então você não precisa ficar lá sentado o dia inteiro esperando a sua vez.

E o ano está passando tão rápido que daqui a pouco eu tô aqui falando do terceiro visto, gente!

Anúncios

21 comentários sobre “13 meses e a renovação do visto de estudante

  1. Obrigado pelas dicas. Bom saber que não precisa ficar plantado la e que tem um grupo pra saber que senha que estão chamando. O bom de ir cedissimo é que pelo menos voce sera uma senha menor e será atendido mais rápido(ou não – rsrs). Ou as 8 como voce disse que não tem mais fila.

    Curtir

  2. Esse grupo da senha me ajudou muito e eu também contribuí – brasileiros ajudando brasileiros, né? rs

    Que bom que conseguiu seu reeembolso e que deu tudo certo no final – e agora, quais os planos pra esse ano? Já tá pensando em renovar pra mais um? 🙂

    Curtir

  3. Oi Bethânia,
    Primeiramente, adoro o seu blog!
    E segundo, tenho uma dúvida. Vou para Dublin no ano que vem, já com planos para renovar por pelo menos mais um ano. Meu medo é não conseguir o dinheiro para pagar a renovação do curso de inglês. Os valores praticados pelas escolas são os mesmos de quando fazemos a primeira matrícula, aqui do Brasil? Ou são mais baixos?
    Já quero me preparar hehehe
    Obrigada!! 🙂

    Curtir

    • Oi Iris, sim geralmente a renovaçao eh mais barata do que comprar o curso pela primeira vez. Porque nao tem acomodacao inclusa no pacote e isso ja desconta uns 300 euros… mas claro que varia de escola pra escola. Se vc ja pensa em renovar, eh bom que ja vai mantendo o foco durante o ano e guardando dinheiro pra isso!

      Curtir

  4. Olá! Vi que vcmencionou a Grafton… vc chegou a estudar lá? Tô com a matrícula pra essa escola, mas nunca ouvi nada dela… vc poderia me ajudar? Obrigada!

    Curtir

    • Ola Juliana, não cheguei a estudar, cancelei antes de começar.
      Meu amigo está lá e disse que as aulas são ok, a estrutura é pequena, e ele tem apenas 1 professor… o que eu acho meio ruim já que deve ser bem tedioso ter o mesmo professor todos os dias. Mas talvez isso depende da turma, não sei.

      Curtir

      • Bethânia como vai?
        Li em uma parte do seu blog sobre custos, e vi que vc comentou sobre o
        valor de curso de inglês barato na Irlanda seria de R$3.500,00,
        mas vi que vc fez na NED e lá o curso de 26 semanas está 1500 euros, o que equivale 5.200,00 pelo que vi aqui em um conversor da internet, o que vc fez pra pagar tão barato?
        será que o valor ia valorizar tanto em menos de um ano? ou me ajude e me indique a esta escola de 3.500,00 pfv , desde já obrigada.

        Curtir

  5. Oi Bethânia acompanho seu blog a um tempo (já li quase tudo)e tenho que dizer que adoro! Irei para irlanda em abril do proximo ano e recebi hoje um bom orçamento para a escola NED onde você estuda. Gostaria de saber se eles tem ACELS porque lendo o seu post não intendi se eles conseguiram ou não. Li os post anteriores sobre a escola você ainda a recomenda? Estou com medo de fechar e o curso não valer e eu não conseguir meu visto. Obrigada

    Curtir

    • Ola Mariana!
      Bom, a NED realmente não tem Acels ainda. Para este ano está tudo ok, mas não sei como vai ficar no ano que vem. Me falaram que essa autorização que ela tem da justiça vale até ano que vem apenas, mas procurei e não achei nenhuma informação concreta sobre isso. Então se vc vem em abril, aconselho a fechar com uma agencia, e não direto com a escola, e com uma agencia que tenha no contrato que vao te transferir de escola sem custo nenhum caso aconteça algo com a Ned no ano que vem.
      Eu ainda gosto das aulas, porém agora minha sala esta bem cheia, antes nunca passava de uns 10 alunos e agora tem em media 17.. fora isso está tudo ok!

      Curtir

  6. Pingback: 1 ano de intercâmbio – o que teve? | Um Tempo Fora

  7. Oi! Obrigada pelas dicas, vou renovar meu visto essa semana, e sempre bom saber direitinho como o que eles realmente pedem.
    Eles te perguntaram pra confirmar endereço, e se vc trabalha, compravação de quanto de dinheiro vc tem, etc?
    Pq agora estão mudando tantas coisas que fico até com medo de encrencarem demais!

    Obrigada!

    Curtir

  8. Olá Bethânia.
    Me tire uma dúvida: Pra mim ficar mais um ano no pais estudando, tenho que fazer a rematricula na escola e renovar o visto de estudante correto né?
    Mais se eu quiser ficar mais um ano no pais só trabalhando sem fazer o curso, eu tenho que tirar outro tipo de visto?

    Curtir

    • Oi Rafael, isso eh possivel somente se vc arrumar um emprego e a empresa te ajudar a requerer o visto de trabalho, mas tem varios requisitos pra isso, um deles eh que seu salario deve ser pelo menos 30 mil euros por ano.

      Curtir

  9. Ola Bethania: )

    Me tira uma duvida por favor, se eu for tirar o GNIB certin, e quando eu quiser nas férias viajar pela europa, eu tenho que comprar um outro seguro para entrar em outros paises da europa??

    se sim ,vc sabe dizer o valor e a validade do seguro ?

    Curtir

    • Oi Marcia, eu nunca comprei e meus amigos tbm nunca compraram, porque quando vc entra em outro pais da UE vindo da Irlanda, eles nao pedem seguro. Pra mim nunca pediram nada, nem comprovante de hospedagem, nem dinheiro…

      Curtir

  10. Olá Bethania. Eu preciso ficar mais três meses na Irlanda, mas eu fui expulsa do meu curso por não ter presença satisfatória e falta menos de um mes para o meu visto vencer. Vc sabe quais são as chances de eu conseguir esses três meses? Obrigada.

    Curtir

    • Oi, sorry eu respondi um comentario de outra pessoa e veio parar aqui! Bom, pra extensao de visto eles sao rigidos, nao eh pra qualquer um que eles dao, tem que provar pq vc quer ficar aqui esses meses, mostrar tickets de viagens que vc vai fazer, sua passagem de volta para o Brasil, etc.. vc pode se matricular em algum curso baratinho por alguns meses e ver se eles aceitam. Em todo caso, tem que ir na imigracao perguntar!!

      Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s