Como ir do aeroporto ao centro de Zurique

Quando vi que minha conexão em Zurique ia ser de quase 24 horas, chegando às 11 em um dia e saindo às 9 no dia seguinte, pesquisei sobre o que fazer lá e como ir até o centro. Para a nossa alegria o trajeto dura apenas 10 minutos de trem, que é super eficiente e confortável.

Logo após o desembarque, passei pelas esteiras (mas minha mala eu iria retirar apenas em Dublin) e fui direto para a imigração. Tive que pegar uma espécie de metrô entro do aeroporto, que faz o transfer entre um terminal e outro. Chegando nos guichês, um cara super novo me atendeu e foi super simpático, eu falei que tinha uma conexão muito longa e queria visitar a cidade, ele disse que eu não precisava de visto, carimbou meu passaporte e ainda perguntou se eu sabia como ir até o centro.

Fui seguindo as placas de saída, e cheguei ao Airport Center (área de check in 3), que tem 3 andares. No térreo, muitas lojas e restaurantes, ao descer um andar tem mais balcões da Swiss para check in, aproveitei e já fiz meu check in ali para o dia seguinte. Neste andar mesmo tem a estação de trem: Bahnhof SBB Zurique Flughafen, com as máquinas para comprar o bilhete, mas dá pra comprar nos guichês também (de 6am a 11pm). Encontrei um caixa eletrônico, saquei 20 francos suíços e voltei para a máquina para comprar o bilhete. Escolhi o destino: estação Haupfbahnhof (HB), ticket ida e volta de 24 horas, segunda classe, e custou 13,40. Preferi pagar com cartão. Retirei o ticket e fui procurar um lugar pra deixar a mala.

Mais infos e rotas dos trens partindo do aeroporto, aqui.

máquina bilhete trem zurique

Máquinas para compra de bilhetes

máquina trem zurique

As opções de idiomas são inglês, alemão, francês e italiano. Ao tocar a tela é só selecionar o idioma de preferência e logo em seguida escolher a estação de trem de destino (Zürich HB). Selecione a classe (segunda). O pagamento pode ser feito tanto em dinheiro como com cartão de crédito.

Guichês para compra de bilhetes

Guichês para compra de bilhetes

Pertinho da máquina do trem, tem os armários, que cobram 6 francos o armário pequeno/médio, e 8 o grande. Mas tem que pagar com moedas, eu não tinha e não queria comprar nada só pra trocar. Lembrei ter lido em algum blog que na estação HB tem guarda-volume e tem uma máquina que troca moedas, então desci mais um andar e peguei o próximo trem Zurich HB. Em 10 minutos estava na estação.

Dentro do trem

Dentro do trem

Não tem nenhum funcionário nem máquina controlando a entrada no trem, nem vendo se você tem bilhete. Ao descer do trem, segui para a direita, pela plataforma até o fim dela, e cheguei no começo da estação: balcão de informações, painel com os horários dos trens, etc.

hb

estação HB

Tudo bem sinalizado, desci um andar e encontrei os lockers, e logo ao lado uma máquina de trocar moedas. Troquei, mas não tinha os 6 exatos, então comprei um chocolate de 1,70 numa máquina ali perto, e enfim guardei a mala.

lockers zurique

Máquina para trocar notas por moedas

Máquina para trocar notas por moedas

Nisso já era 1 da tarde. Voltei pro térreo e perguntei onde podia pegar um mapa e o cara me indicou o Tourist Office, fui até lá e eles têm vários mapas e guias da cidade de graça.

tourist office zurich

Tourist office

Peguei um mapa, um guia e o primeiro passo era achar a saída para a Bahnhofstrasse (a rua de lojas tipo a Grafton aqui em Dublin), pois a estação tem várias saídas. Localizei a saída no mapa, saí da estação e fui seguindo por essa rua. O mapa que peguei vem com vários trajetos curtos/médios que você pode seguir e ir passando por vários pontos turísticos.

Saída para a Bahnhofstrasse

No próximo post conto como foi o passeio na cidade!

Tirando comida, os gastos que tive para ir até o centro foram: 13.40 (tickets) + 6 (locker) = 19.40

Para a volta ao aeroporto, fui para a estação mais ou menos 7 da noite. Peguei minha mala no locker (eu estava morrendo de medo de esquecer, e quase esqueci mesmo). Desci um andar para a plataforma de onde sairia o trem para o aeroporto (Flughafen), esperei uns 10 minutos e logo ele chegou. Novamente nenhum controle de bilhete. Chegando no aeroporto, é só seguir as placas que indicam os locais de check in / portões de embarque. Enrolei um pouco por ali e depois já passei logo pela segurança, pois sabia que para dormir era melhor a área de embarque.

Cama xD

Cama xD

Enfim, confesso que tive pouco tempo pra planejar e achei que ficaria um pouco perdida, mas foi tudo muito fácil, bem sinalizado em inglês e pessoas prestativas pra dar informação! Se tiver uma conexão longa, vale muito a pena sair pra dar uma volta na cidade!

Anúncios

18 comentários sobre “Como ir do aeroporto ao centro de Zurique

  1. Boa noite Bethania

    Irei para Zurique em novembro e gostaria de saber se vc teve que validar o tiquete do trem em alguma maquina para valida-lo…

    Curtir

    • Boa noite Kátia, estarei indo dia 14 de novembro para Zurich, de qual aeroporto sairás estou buscando uma amizade/companhia estou um pouco receoso, pois meu inges está um pouco desatualizado…desculpe se estou sendo entrometido,,,,,

      Curtir

    • Oi Priscilla, eu nao lembro? Nesses da foto so tem pequenos, nao lembro se tinha lockers grandes tambem! Desculpa nao poder ajudar. No aeroporto tambem tem lockers, se nao me engano tem pequenos e grandes e o valor varia.

      Curtir

  2. Betânia. Boa noite. Eu estou decidindo se pego uma conexão longa em Zurique … obrigada pelas dicas, Porém, não achei seu post sobre o centro da cidade … vc postou mesmo ?

    Curtir

    • Ola Joana, nossa acho que nunca cheguei a postar! E agora ja esqueci.. haha mas eu nao tive nenhum problema, peguei um trem do aeroporto ate a estacao Zurich HB (Zürich Hauptbahnhof) e de la ja esta no centro, apenas alguns minutos caminhando e esta no lago… vale a pena dar uma volta la sim!

      Curtir

  3. OI! Tenho uma conexão em Zurique (chego as 12h e meu voo pra Roma é as 7h do dia seguinte) estou com algumas duvidas, agradeceria muito se vc pudesse me ajudar.
    Qual o horário do ultimo trem saindo do centro para o Aeroporto? E pela manhã, qual o primeiro?
    Você dormiu tranquilla na aera de embarque?
    Desde já, obrigado.

    Curtir

    • Ola, sorry eu nao sei os horarios dos trens, mas deve ter no site do aeroporto ou da empresa do trem! Eu lembro que voltei do centro pro aeroporto de noite, mas nao era mto tarde nao… dormi mais ou menos neh, apesar de ser grande e meio vazio de madrugada, nao eh tao confortavel. Vi muita gente falando sobre o starbucks, que vc pode dormir nos sofás la, mas eles fecharam de noite. Leva um travesseirinho, uma mantinha e um tapa-olhos que vai tornar sua noite melhor 🙂

      Curtir

  4. Olá! Tenho uma conexão de 6h no aeroporto de Zurique, gostaria de saber se compensa sair do aeroporto para conhecer a cidade e o que eu poderia fazer nesse período?

    Curtir

  5. Vou para Zurich agora em julho de 2017 e quero comprar o Swiss pass para oito dias consecutivos vc sabe se posso comprar chegando lá??

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s