Aeroporto de Dublin / centro e vice versa

Eu vou ao aeroporto de Dublin algumas vezes por semana (quem dera se fosse só pra viajar, a grande maioria das vezes é trabalho) então estou quase uma expert em transporte de/para o aeroporto. Resolvi compilar algumas dicas pra quem está vindo ou já chegou e quer viajar.

Existem várias formas de chegar ou sair do aeroporto de Dublin: transfer particular, táxi, 3 tipos de ônibus.

Transfer & Táxi

Agendar com um transfer é uma forma prática, assim como o táxi, para quando você está com pressa ou vai rachar a corrida com amigos. Um transfer geralmente cobra de 15 a 25 euros dependendo da distância. Por exemplo, já peguei transfer saindo de Smithfield (15) e Mountjoy Square (20). Um dos transfers que já usei e indico: Major Transfer (0871836478 e 0871916208).

Um táxi sai um pouco mais caro, mas depende também da área. para Phibsborough, por exemplo, dá uns 20 euros. Mas note que eles cobram um extra a cada passageiro e a cada mala no táxi, se não me engano é 1 euro por pessoa ou mala. Para chamar o táxi na cidade, use o app Hailo no seu celular, é muito útil! Já no aeroporto, tem táxis licenciados na saída, tanto do terminal 1 quanto do 2.

Ônibus

Os ônibus saem bem baratos, mas caso você vá com mais de 3 amigos, compensa dividir um táxi ou transfer. Como opções temos, por ordem de preço:

Dublin bus: são os ônibus normais da cidade, as linhas 16 e 41 vão para o aeroporto e passam em vários pontos da cidade. O 16 demora em média 1 hora, ou mais em horário de pico. No centro, você pode pegá-lo na O’Connell Street. Já o 41 é mais rápido, uns 40 minutos, e passa na Gardiner Street em frente ao Mountjoy Square. Mas cuidado com a volta: para voltar para a cidade sempre pergunte a direção, eu já peguei o 41 na saída do aeroporto e me ferrei, ele foi lá pra longe de Dublin. Saindo do centro e chegando no aeroporto, os ônibus param primeiro no Terminal 2 e depois no Terminal 1. O ticket custa em média 3 euros (lembre-se que só aceitam moedas). Funciona das 5 da manhã até meia-noite.

Airlink 747: é uma linha especial pro aeroporto, bem mais rápido, em média 25/30 min. Vai da estação Heuston ao aeroporto, passando por alguns pontos no centro (O’Connel Street e Busaras Station, por exemplo), mas não para nos bairros. Saindo do centro e chegando no aeroporto, os ônibus param primeiro no Terminal 2 e depois no Terminal 1. O ticket custa 6 euros ou 10 (ida e volta). Funciona das 5 da manhã até meia-noite, veja a timetable aqui.

747 ônibus aeroporto dublin

Aircoach 700: esse é um ônibus tipo viagem mesmo. O ticket de/para o centro custa 7 euros ou 12 (ida e volta), comprando online tem desconto. Essa é a única opção de ônibus na madrugada. Já fui duas vezes às 4 da manhã pegar este ônibus na O’connell, mas chegando lá, sempre passava um táxi oferecendo a corrida pro aeroporto por 7 euros por pessoa, como era o mesmo preço do ônibus e eu chegaria bem mais rápido (15 min), sempre acabei pegando esse táxi. Ele funciona da meia-noite às 4:30 a cada meia-hora, e das 4:30 ás 23:59 a cada 15 minutos.

aircoach aeroporto dublin

Tanto o 747 quanto o 41 e o 16, apesar de serem ônibus tipo circular, têm um espaço especial para as malas na parte de baixo. E caso você sente no andar de cima, alguns têm uma câmera que mostra as malas lá embaixo. Eles são uma boa opção para quem está indo sozinho e quer economizar. Porém não é muito agradável carregar várias malas, uma ou duas até vai, mas 3, como muitas meninas trazem, fica bem complicado entrar e sair dos ônibus sozinha com tudo!

Terminais

Fique atento ao ser terminal na hora de embarcar. Mas, se errar, não tem problema, pois uma passarela liga os dois em cinco minutinhos a pé. Mas não chegue em cima da hora para o embarque, porque após passar pela seguraça e raio-x das malas, os corredores até você chegar ao seu portão de embarque são beem longos! Tipo uns 15 minutos andando. Principalmente o embarque da Ryanair, que geralmente usa os portões 100 e pouco no T1, é lá no final, uma caminhada longa (que eu já fiz correndo por estar em cima da hora e quase perdi o vôo).

Ambos os terminais tem ponto de informação, lanchonetes, cafés, pontos de táxi e ônibus na saída.

T2 - área de desembarque

T2 – área de desembarque

Check in

Cada empresa tem sua forma de check in, a Aer Lingus por exemplo, você pode fazer o check in lá mesmo nos totens, já a Ryanair, é obrigatório fazer o check in online antes do embarque e levar o cartão impresso. Quem tem passaporte brasileiro deve passar no balcão da Ryanair para carimbar o bilhete impresso antes de passar pela segurança. E fique de olho nas telas para saber seu portão, eles geralmente avisam apenas meia-hora antes.

Anúncios

14 comentários sobre “Aeroporto de Dublin / centro e vice versa

  1. Excelente post, Bethania! Eu sempre pego o 16, mas como a maioria dos voos que gpo são muito cedinho, acabo indo de carro com o namorado e ele estaciona num estacionamentos perto do aeroporto que não cobram caro pra deixar o carro lá’!

    Curtir

  2. Bethânia, me tire uma dúvida por favor.

    O Airlink 747, a forma de pagamento também é só em moedas ou eles aceitam cédulas? O ticket, eu compro assim que embarcar no ónibus ou devo comprar antecipadamente em algum lugar no terminal do aeroporto?

    A única diferença entre o Airlink 747 e o 16/41 seria no tempo do percurso ou o ónibus em sí é diferente sendo mais confortável e fácil para quem está chegando com uma mala grande?

    Curtir

    • Olá Walter, eu não tenho 100% de certeza mas acho que, no ônibus você paga com moedas, mas se comprar o ticket fora do bus (nas máquinas automáticas ou guichês no aeroporto por exemplo) pode pagar com nota. Caso compre antes, quando entrar no bus voce encosta o ticket na maquininha do lado direito para validar o bilhete.

      A diferença é o tempo de percurso e o espaço pra guardar as malas, o 747 tem um espaço bem grande embaixo, e nos outros o espaço é bem menor.

      Curtir

  3. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, estou adorando o blog 🙂
    Estou com uma viagem marcada para a Irlanda no dia 5 de Junho e ficarei um ano trabalhando voluntariamente em um CampHill em Callan.
    Gostaria de saber se eu consigo pegar um ônibus no aeroporto direto para Callan, quanto custa e como funciona exatamente. Você saberia me ajudar?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Curtir

  4. Maravilhosos conterrâneos que doam um pouco do seu tempo para ajudar os que chegam – ou saem – um pouco perdidos. Obrigada Bethania pelas informações. Bastante elucidativas. Um abraço.

    Curtir

  5. Muito bom o post!
    Já viajei antes de Ryanair e sexta vai ser a primeira vez que viajo pela Aer Lingus.
    Só pra ter certeza: não preciso mostrar meu passaporte brasileiro antes pra eles carimbarem que nem acontece na Ryanair?

    Curtir

  6. Ola, eu estou na Escocia com meu visto de turista e quero ir a Dublin para visitar, alguem sabe me dizer se quando volto a Escocia tenho que fazer imigracao, de Dublin a Edimburgo? Alguem ja veio para ca e pode me falar? Obrigado queridos

    Curtir

  7. Bethânia estou muito contente de participar do seu blog. Muito esclarecedor e agradeço você usar um pouco do seu tempo para ajudar as pessoas que vão pra Irlanda. Passei seu blog para o meu filho que gostou muito e disse que vai ajudá-lo bastante na sua ida para a Irlanda. Muito obrigada.

    Curtir

  8. Olá Bethânia . Sou de BH gostaria de ir passear em Dublin alguns dias este ano de 2016 e dentre estes dias gostaria de ir passear em Londres,Sabe me dizer se tenho que passar na imigração para sair de Dublin para Londres ou não é necessário já que farei isso ao chegar em Dublin. Obrigado pelas dicas já lidas no blog .

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s