O rolo das escolas na Irlanda

Pode perguntar pra todo mundo que veio estudar na Irlanda e pelo menos 95% vai te responder: vim pela facilidade de visto e por ser mais barato. Só que esse “barato” está saindo bem caro para os estudantes.

Pra começar, o custo de vida aqui não é barato. Aluguel, transporte, comida. Daí você quando chega tem que ter pelo menos 3 mil euros, e para tirar o visto paga mais 300. A única coisa que era relativamente barata eram as escolas. Um curso de inglês de 6 meses por apenas R$3.100, enquanto isso não seria nem 1 mês de aula nos EUA ou em Londres, por exemplo.

E é por isso que agora a situação dos estudantes está complicada. Existiam milhares de escolas de inglês na Irlanda, muitas delas baratas e sem atender aos requisitos do governo, mas o próprio governo deixava, e de repente apertou as regras e muitas escolas fecharam, deixando os alunos a ver navios. Acho que foram 9 escolas fechadas este ano. A última foi a Leinster, onde meu amigo estudava, e os donos simplesmente sumiram com toda a documentação dos alunos, ou seja, eles não tem certificado nem attendence (a comprovação de frequência, que é requisito para renovação de visto). Nenhuma solução foi dada ainda. Para os alunos das primeiras escolas, não sei o que foi feito, mas para o caso do meu amigo por exemplo, ainda está sem saber o que fazer e se vai poder renovar ano que vem.

O governo facilitava muito até esse ano e agora revolveu apertar. Em 1º de janeiro 21 de janeiro as novas regras e listas de escolas autorizadas serão publicadas. Então sugiro que quem quer vir ano que vem mais ainda não fechou com nenhuma escola, espere até janeiro.

Eu não estou por dentro de tudo, mas achei importante comentar sobre isso já que intercâmbio na Irlanda é o foco deste blog.

escolas de inglês dublin

Sobre a NED

A NED, onde eu estudo (faltam 27 dias de aula pra terminar!) não possui o certificado ACELS. Até agora isso não tinha sido problema, os alunos matriculados nela tinham direito ao visto do mesmo jeito. Só que para o ano que vem, já foi anunciado que apenas escolas com ACELS poderão dar visto de estudante. Lembrando que o ACELS é dado por curso e não para a escola em geral.

A NED solicitou uma inspeção do ACELS este ano, eles foram na escola, deram uma lista de adaptações e melhorias que a escola deveria fazer, a escola fez, até comprou/alugou um novo prédio (ao lado do outro) e o que dizem é que o pessoal do ACELS não voltou lá para conferir. A escola entrou na justiça e está esperando o resultado de uma audiência na semana que vem, isso foi o que uma das funcionárias me disse. E, se for negativo, se eles realmente não conseguirem o ACELS, para o ano que vem eles vão vender apenas cursos de até 3 meses, que não necessita tirar visto de estudante.

Para quem já é aluno, eu acho que não vai ter problema. Poderemos terminar o curso e receber nossa attendence e certificado. Apenas para quem não começou ainda, que ainda não tirou o visto (GNIB), que vai ser mais complicado. Sugiro já entrar em contato com a escola ou com a agência onde comprou o pacote. Porque a partir de janeiro a imigração não vai conceder visto se a escola não tem o ACELS.

Update 15/01/15: A decisão judicial foi favorável às escolas NED e AB College! Elas poderão aceitar alunos que precisam do visto de 1 ano normalmente. Boa notícia! Mas o Governo ainda pode recorrer.

http://www.pressabroad.com/reacao-governo-irlandes-sobre-sentenca-favor-das-escolas-de-linguas/

http://www.pressabroad.com/resultado-de-acao-judicial-e-favoravel-escolas/

Renovação

Como meu curso está acabando, e meu visto vence em março, quando estiver pra vencer eu preciso renovar, ou seja, já ter outra escola paga e outro seguro governamental. Já comecei a olhar uns orçamentos, me interessei pela Grafton College, que tem ACELS e faz parte do MEI (as duas qualificações importantes que faz uma escola ser considerada segura pela imigração), o preço em dezembro está 1150 euros para curso de tarde. Porém em janeiro acho que aumenta, mas eu não queria fechar agora, sabe-se lá se em janeiro muda mais alguma coisa!

Trabalho

Ainda teremos permissão para trabalhar, porém o que muda a partir de janeiro são as horas. Durante vas aulas poderemos trabalhar até 20h por semana. E full time (40h) quando estivermos de férias, mas APENAS nos meses de maio, junho, julho, agosto, e de 15 de dezembro a 15 de janeiro. Nos outros meses, estando de férias ou não, é só part-time.

Enfim, ficar aqui é só pra quem quer muito mesmo! Eu não quero voltar pro Brasil ainda então vou ficar ano que vem, mesmo com essas mudanças. Mas acredito que o número de estudantes chegando vai diminuir um pouco a partir do ano que vem, já que o preço das escolas aumentou, vamos ganhar menos dinheiro trabalhando, etc.

Ainda continuo achando que vale a pena. E se você quer mesmo vir, espere até janeiro, informe-se sobre as novas regras e feche com uma escola que atenda aos requisitos.

Anúncios

24 comentários sobre “O rolo das escolas na Irlanda

  1. Eu acho que as novas regras vieram pra melhorar as coisas, de verdade. A gente ainda pode trabalhar, então não pode ficar reclamando (como vejo o pessoal nos grupos pela internet)… podia ser pior! Só espero que o preço das escolas não suba muito, já que apesar de muitas delas terem o ACELS (inclusive a escola onde estudo), a qualidade não parece nada melhor. Vai entender!

    Curtir

  2. Olá,

    Bom, agora você realmente me deixou preocupado, pois eu fechei com a NED em Julho deste ano, e embarco dia 16/Abril.
    Fechei com a Adriana, a mesma foi super simpatica e conversamos bastante, inclusive sobre o assunto e ela me retornou com a seguinte mensagem :

    “Ola Anthony, tudo bom?

    Muitas regras nao foram realmente esclarecidas. Estamos atras de informacoes mais precisas. A principal mudança que interfere diretamente para os estudantes diz respeito a alterações na permissão de trabalho. A partir de 01 de janeiro de 2015, alunos poderão trabalhar 40 horas semanais apenas nos meses de maio, junho, julho e agosto e também no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro.

    A NED colocou uma nota na pagina do facebook, peco que acompanhe: http://ned.ie/pt-br/servicos/ultimas-noticias-pt/517-statement-new-immigration-measures-for-non-eu-students-en-pt-es

    Conforme forem surgindo mais novidades sempre anunciaremos em nossa pagina, mas fique tranquilo.

    O governo esta justamente tomando essas medidas para assegurar os alunos de possiveis problemas que possam ocorrer. A escola segue a risca todos os procedimentos exigidos pela imigracao, portanto, sem riscos de fechar.

    Abracos!”

    Bom, vou esperar, de qualquer jeito, embarco no dia 16/abril. Espero que dê tudo certo lá!

    Curtir

    • Ola Anthony, a NED nao conseguiu o ACELS ainda, e somente cursos com ACELS poderao dar direito ao visto. Porem essa semana um funcionario me disse pessoalmente que para os alunos que ja fecharam e estao vindo ano que vem, a escola SEDA vai emitir a documentacao, e a SEDA tem os requisitos necessarios, entao ao que tudo indica voces irao conseguir tirar o visto sim… isso foi o que ele me disse. Espero que de tudo certo!

      Curtir

      • Também fechei com a NED e chego em março, e quando questionei os agentes (já mudou umas quatro vezes o meu agente), todos me garantiram que não terei problemas. A atual agente – Mariana – me mandou a mensagem:

        “Em caso de qualquer imprevisto, a escola dará suporte para os alunos mediante qualquer situação, e se em último caso, não conseguirmos nos regularizar até a data de sua chegada, remanejaremos nossos alunos na mesma situação para outra escola da mesma qualidade, sendo assim, de forma alguma terá de cancelar seus planos, porém como já é de conhecimento, todas escolas trabalham de acordo com as leis da imigração, e de repente a imigração criou esse nova norma, porém nossos alunos não sairão lesados de forma alguma!”

        Será que a escola referida (que outro agente me afirmou ser do mesmo dono) é a SEDA?

        Espero realmente não ter nenhum problema quando chegar aí.. 😦

        Curtir

  3. Fechei com a Seda College faz uns 2 meses, e tô com muito medo de dar errado. Mas agora só esperando dia 1º p/ saber onde isso vai dar. Espero muito q a escola não feche.

    Curtir

  4. Ola!
    Estou indo para a Irlanda em março e gostaria de tirar algumas duvidas:
    1° – Ja fechei com a ecm college e estou preocupada com essa historia de escolas fechando.
    2° – Março eh uma boa epoca pra conseguir um emprego e uma moradia fixa?
    3° – Eu sou estudante de engenharia civil e tecnica em edificaçoes. Acham que eh possivel eu arrumar algum emprego nessa area? Nem que seja voluntario!

    Se alguem puder tirar pelo menos as duas primeiras duvidas, eu agradeço muito!:D

    Curtir

    • Ola Pamella, a ECM me parece uma escola bem sólida e eles tem as certificações, acho que não terão problemas no ano que vem. Eu cheguei em março e não tive dificuldades em arrumar moradia. Me parece que em janeiro e fevereiro é mais difícil, mas não sei. Para emprego, ano que vem como as regras vão mudar, pode ser que fique mais difícil arrumar, porque por exemplo, só de maio a agosto que poderemos trabalhar full time, e achar emprego part-time num horário que coincida com a escola é mais complicado. Mas dá pra achar, tem que procurar bastante. Sobre emprego na sua área, acho bem difícil, porque além de vc ter as limitações de um estudante, vc ainda não terminou o curso, mas se vc tiver um nivel bom de inglês acho que pode tentar achar um estágio de alguns meses, seria bom pra vc e pro seu cv!
      Tô por aqui caso tenha mais dúvidas ^^

      Curtir

  5. Busco ajuda e orientações no blog pessoal, estou com planos de realizar um intercâmbio na Irlanda, tenho um dinheiro guardado, e minha preocupação é sobre a aceitação dos Brasileiros no país, se consigo um trabalho enfim, busco orientações o sonho e a vontade existe só não queria ir tão no escuro.

    Curtir

  6. Essas novas regras com certeza devem dar uma ajudada a melhorar o nível das escolas, mas tá dando uma dor de cabeça!
    Pretendia fechar com a NED até saírem as regulamentações. Agora não sei o que fazer. Fiquei bem interessada na SEDA, mas tá bem carinha pro meu orçamento. Em contraponto, sobre a Erin School e a MEC, que tão saindo num preço mais acessível, não ouvi muita coisa boa. Você conhece elas? Tem alguma dica?

    Nunca tinha ouvido falar da Grafton, acho que nenhuma agência que eu pesquisei trabalhava com ela! Você ouviu boas indicações dela?

    Curtir

  7. Oi Bethânia.
    Meu drama é o seguinte: eu fechei um curso com a NED em dezembro de 2013, passei 2014 pagando e agora em janeiro me surgiu uma oportunidade de finalmente embarcar pra Irlanda. PORÉM ainda não estou completamente seguro sobre essa decisão judicial ou sobre como serão as coisas se eu for.
    Como vi que tu voltou já em 2015 eu queria saber de ti se deu tempo de tu ver alguém chegando lá em 2015 e conseguindo emitir o visto normalmente.
    Caso positivo, tu poderia me passar o nome ou contato dessas pessoas pra que eu possa tirar algumas dúvidas de forma imparcial?
    Meu email é daosantiago@gmail.com
    Desde já obrigado.

    Curtir

    • Oi Anderson, que eu saiba está tudo ok, tem alunos novos chegando… eu estava no Brasil, vou voltar as aulas dia 02 entao vou poder dizer melhor. E se souber de alguém que acabou de chegar eu te passo o contato.

      Curtir

      • Obrigado pela resposta Bethânia.
        Tu voltou para a NED?
        Consegui falar com umas meninas que chegaram no fim de janeiro, mas ela disse que ainda não saiu toda a papelada dela e ainda não foi na imigração.
        Se tiver novidades avisa aqui =D
        Obrigado.

        Curtir

  8. Boa noite!
    Estou muito em dúvida em fechar com a NED ou Erin School as duas estão com preços bem abaixo da maioria. Essas escolas são confiáveis? Terei problema em tirar o visto? Vou Para Dublin em agosto/2015.
    Obrigada!

    Curtir

  9. Você continua seu intercambio? Estou pensando em ir para ai… mais tenho muito medo… não conheço nada e para ajudar não falo nada em Inglês.

    Curtir

  10. Oi Betânia gostei do seu blog…você pagou R$3.100,00 em 2014 agora um ano depois ta mais que o dobro…Como pode???Mudou as regras e os preços tambem…pode me passar escolas mais em conta fazendo o favor…Quero ir ano que vem lá por março…

    Curtir

  11. Boa noite tudo bom? Ótimo blog, parabéns!
    Bom, eu sou mais um que estou procurando informações da NED haha, É difícil você receber um orçamento muito bom de uma escola que aparenta ser boa, e não aceitar. Estou com o orçamento quase fechando com eles para ir em Março/2016. Porém, tenho aquele pé atrás. Alguma informação atualizada por esses dias? Uma moça de uma agência de SP me disse que Janeiro/2016 o governo iria liberar a lista das escolas que poderão operar e conceder a papelada para o visto de 8 meses. Mas sabe como é o governo Irlandês né? já não conseguiu cumprir a data de 1/Out para as mudanças, não da para esperar muita coisa.

    Enfim, não fechei com a NED, (ainda), se por um acaso alguém estiver nas mesmas condições, vamos trocar idéias. E se a Bethânia tiver alguma informação boa será de muita ajuda!

    Obrigado

    Curtir

  12. Bom dia Pessoal,

    Estou planejando ir para Dublin no final de maio ou começo de junho. Estou vendo a escola LAL e a Grafton, o que vocês podem me falar sobre essas escolas. Queria que vocês me passem mais dicas. Obrigado.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s