E quando o dinheiro acaba? + Férias da escola!

Todo mundo que está planejando seu intercâmbio já deve ter imaginado como seria aquele fatídico dia: quando seu dinheiro acaba. O que fazer? Voltar pro Brasil? Pedir dinheiro pros pais? Qual a sensação? Bom, isso aconteceu comigo e posso dizer que a sensação é horrível! hahaha

dinheiro-irlanda

Eu sabia que meu dinheiro duraria uns 6 meses. Só que eu fui pra Londres e gastei o que não estava no orçamento. Resumindo: no comecinho de agosto, entrando no meu 5º mês em Dublin, fui olhar meu extrato e eu só tinha 401,00 euros na minha conta. Eu gastava uns 340 com aluguel e contas, e ainda tinha supermercado, ou seja, aquele dinheiro dava pra no máximo um mês só, sem gastar com mais nada.

Não chegou a acabar totalmente (também eu não sou louca de deixar chegar a esse ponto), mas bateu o desespero, porque eu ainda não tinha emprego, estava acabando um estágio não remunerado. Tomei logo uma decisão: mudar pra um apartamento mais barato. Tive muita sorte porque na mesma época estava vagando um quarto no apto do meu amigo, com duas camas, falei com a Ana e na hora decidimos mudar. Uma economia de uns 90 a 100 euros por mês. Esse apartamento é mais velho, mas é maior e também é perto do centro, então acho que fiz uma boa troca! Eu gostava do outro, mas estava precisando economizar.

Além da mudança, comecei a mandar CVs e me inscrever em várias vagas. Já comentei em outro post que recebi resposta de um café, uma família e uma agência de intercâmbio. E apenas um dia depois daquele dia que vi meu extrato, a empresa onde eu estava estagiando me ofereceu uma vaga remunerada! As coisas aconteceram na hora exata e meu desespero durou pouco.

Sempre ouvi falar de pessoas que, quando estavam com o dinheiro contado, arrumaram emprego. Por isso eu sempre digo pra quem me pergunta: venha com dinheiro suficiente pra ficar 5 ou 6 meses sem trabalhar. Essa é a média de tempo pra se arrumar um emprego. Você pode ter uma ideia de quanto vai gastar aqui. Todos os amigos que vieram na mesma semana que eu estão trabalhando agora, mas também demoraram pra conseguir. Depois faço um post só sobre emprego e nossas experiências…

Já sobre as férias, quando aceitei os 3 meses na EazyCity Dublin, pedi férias da escola pra poder trabalhar em período integral. Os cursos de 6 meses dão direito a visto de um ano, dentro desse período o aluno pode ter 6 meses de férias, pra trabalhar, viajar, não fazer nada… Cada escola tem suas regras sobre as férias, por exemplo, algumas exigem que você complete os 6 meses de curso e só depois pegue os 6 de férias, outras deixam você pegar férias após 3 meses de aula.

Eu comecei as aulas no final de março, e quando foi em julho, pedi uma semana de férias pra poder ir pra Londres. Voltei pras aulas, e já estava cansada de ir pra escola, sério, eu gosto de estudar inglês, gosto de aprender, tinha um professor ótimo, mas estava enjoada. Daí coincidiu do meu estágio não remunerado (que durou 3 meses) acabar e eles me oferecerem outro contrato de 3 meses, dessa vez remunerado \o/ então pedi 3 meses de férias.

Tudo ok com isso, bastou preencher uma requisição e no mesmo dia já confirmaram minhas férias. Porque eu já tinha mais de 3 meses de aula, então tinha direito a 3 meses. Depois a empresa quis que eu ficasse 4 meses em vez de 3, fui pedir pra escola e… negado. Só concederam 3 meses mesmo. Mais férias só depois que eu concluir o curso.

Isso por um lado é ruim, porque passados 4, 5 meses que estamos aqui, o dinheiro acaba, precisamos trabalhar, mas ficamos ‘presos’ à escola. Por outro, é o certo, né? Se você entra em um país com visto de estudante, tem que estudar! haha

Então é assim, agora estou só trabalhando, falando muito mais inglês do que quando estava estudando. Claro que eu aprendi muita coisa nas aulas e comecei a me soltar mais pra falar, mas agora estou praticando mais.

Ps: as moedas na foto do post são pounds (libras) e não euros. Foi a única foto que eu tinha aqui pra ilustrar!

Anúncios

9 comentários sobre “E quando o dinheiro acaba? + Férias da escola!

  1. Oi Bethânia 🙂
    Então, como os €3.000,00, em tese, são para durar os 6 meses, então não seria melhor se dedicar a escola nesses 6 meses enquanto tem o dinheiro pra se sustentar e quando acabar a escola procurar um emprego?
    Outras duvidas:
    – Esse contrato de 3 meses é comum na Irlanda ou foi um caso especial da sua empresa?
    – Nos empregos é comum eles te liberarem alguns dias pra fazer uma viagem, por exemplo?

    Beijos!

    Curtir

    • Humberto, 3 mil euros não dão pra 6 meses! No primeiro mês você gasta quase mil. Uns 800 com certeza. Já expliquei isso no post sobre os custos. Em tese 3 mil dá pra 6 meses (é tranquilo viver com 500 por mês) MAS você não pode mexer nesse dinheiro até uns 25 ou 30 dias depois de chegar. Então, não pode gastar desses 3 mil. E nesse primeiro mês vc tem que comer, comprar alguma coisa que nao trouxe, pagar o primeiro aluguel, pagar o depósito, etc… então tem que vir com 4 mil pra nao passar aperto.
      Acho que contrato de 3 meses foi um caso especial. Na maioria nem é contrato com tempo determinado. Pra liberar, depende do emprego, alguns são flexíveis…

      Curtido por 1 pessoa

      • Realmente difícil :s
        Pretendo ir com 4 mil mas só estando ai pra sentir o feeling do que é melhor pra cada um.
        Muito obrigado 🙂

        Curtir

  2. Pingback: Trabalhando! | Um Tempo Fora

  3. Oi Bethânia, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo seu blog, tenho acompanhado ele e tô gostando bastante.
    Esse post veio muito a calhar, ano que vem estou indo para Dublin para fazer um intercâmbio de férias com meu noivo, porém estamos encontrando algumas dúvidas em relação a hospedagens. Inicialmente, queríamos alugar um studio, já que ficaremos apenas um mês. Demos uma olhada no Airbnb e apesar de termos encontrado coisas interessantes gostaríamos de mais opções.

    Lendo o post vi que essa empresa que você está trabalha com essa parte de acomodações, queria saber de você como funciona. É parecido com o Airbnb? É possível alugarmos um AP por esse período de 1 mês?

    Se puder me ajudar com mais informações sobre a EazyCity ficaria muito feliz!

    Mais uma vez parabéns pelo blog!

    Beijos! :o)

    Curtir

    • Ola Thais, obrigada pela visita!
      É bem difícil alugar ape/studio à distância, ao chegar aqui leva em média 2 ou 3 semanas pra achar, mas como vcs ficam apenas um mês, o ideal é: Airbnb, hostel com quarto de casal, ou quarto de casal na EazyDublin! Pesquise e veja o que compensa mais pelo preço… Com a EazyDublin eles não tem nenhum studio só para o casal, são casas compartilhadas com outros estudantes de outras nacionalidades, vocês teriam num quarto de casal mas dividiriam a casa com outros. O preço é 135 euros por semana por pessoa com contas inclusas. Se quiser saber mais pode mandar e-mail pra info@eazydublin.com

      Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s