O lado bom e ruim de morar com brasileiros

A grande maioria dos brasileiros quando vem estudar na Irlanda, acaba morando com outros brasileiros, Quais os pontos positivos e negativos disso?

Não sei como funciona nos outros países escolhidos para intercâmbio (EUA, Canadá, Austrália) mas na Irlanda, quando a gente chega e só tem 1 ou 2 semanas de acomodação, precisamos achar logo uma moradia pra não gastar mais com hostel e acomodação estudantil, e ainda mais quando o inglês não é perfeito, é muito mais fácil encontrar vagas, marcar visitas e negociar com brasileiros.

Existem grupos no Facebook (por falar em Facebook, curte lá a página do blog!) como Classificados Dublin, Rent in Dublin, Acomodação em Dublin e vários outros, onde o pessoal posta as vagas nas casas, daí é só entrar em contato e agendar uma visita. Se eles gostarem de você, a vaga é sua! Sim, porque dependendo da época tem muita procura e os moradores da casa tem que escolher o novo morador.

É bom porque…

Morar com brasileiro é bom porque é mais fácil de se entender. Tanto com o idioma quanto com a nossa cultura, que é a mesma, apresar do Brasil ser grande e termos algumas diferenças entre os Estados. É bem mais fácil de se entender no quesito limpeza, cozinha, organização da casa, dinheiro. A comunicação fui mais fácil e nos identificamos mais.

Imagina ter que ficar sempre reclamando com um estrangeiro sobre a louça que ele deixou suja, o banheiro molhado, esse tipo de coisa que a gente enfrenta no dia a dia? Bem mais fácil conversar com brasileiros, reclamar ou fazer piada e rir da situação. Hoje mesmo dois meninos aqui em casa estavam ‘brigando’ por que um tinha acabado de limpar a cozinha e o outro queria cozinhar e estava fazendo ‘sujando’. Foi engraçado! Reclamamos mas levamos numa boa, agora se fosse com o romeno que mora aqui, acho que ficaria uma situação mais tensa e talvez a gente evitasse falar qualquer coisa pra não ser mais entendido, sei lá.

Mesmo ao acabar de conhecer um brasileiro, parece que já nos conhecemos há anos! Estar longe de casa faz isso com a gente, eu acho. Morar com estrangeiros pode ser mais difícil porque, dependendo de onde eles são, temos muitas diferenças no estilo de vida e cultura. A comunicação não é tão simples, a não ser que ambos sejam fluentes em inglês e possam conversar sem ficar nenhum mal entendido ou duplo sentido. Como somos do mesmo país, é mais fácil se ajudar, sempre digo que assim que chegamos, são os novos amigos brasileiros que vão nos ajudar em várias situações. Claro que tem gente ruim de qualquer lugar, mas por rolar essa identificação ‘natural’ já é um meio caminho andado.

Não é bom porque…

Primeiro o mais óbvio: você não vai praticar inglês! Não adianta, brasileiro junto só fala português, então pelo menos em casa você não vai estar aprendendo nem treinando nada. Não vai conhecer a fundo outras culturas e hábitos diferentes. Não vai sair da zona de conforto, porque apesar de todos estarem em um país diferente, vamos nos sentir em casa, com os mesmos costumes e hábitos. Não vai evoluir tanto no quesito “se adaptar” a novos ambientes e pessoas.

Minha experiência: na primeira casa (de abril a meados de agosto) morei com mais 3 brasileiros. Não tínhamos nenhum problema de convivência mas nunca falamos em inglês em casa. Agora na segunda casa (mudei dia 11 de agosto) moro com 3 brasileiros e 1 romeno. Só que por enquanto ainda está na mesma, pois o romeno eu quase nunca vejo (está dormindo ou trabalhando), ele não é de conversar muito e agora viajou e volta daqui 2 semanas.

Portanto, pra mim, prefiro morar com brasileiros, claro que eu posso conhecer estrangeiros muito legais mas vai da sorte, não dá pra ficar mudando de casa toda hora pra achar ‘os melhores flatmates’ então prefiro os conterrâneos que é mais fácil de se entender!

E você, qual prefere? Ou qual acha que vai preferir quando chegar aqui?

Anúncios

3 comentários sobre “O lado bom e ruim de morar com brasileiros

  1. Não acho que morar com estrangeiros melhore a fluência de ninguém. As pessoas tem essa ilusão de que vão praticar horrores, mas tipo, muitas vezes o estrangeiro 1) tem um nível de inglês muito ruim ou 2) trabalha/estuda pra caramba e quando tá em casa só fica no quarto e não conversa com ninguém.
    Morar com brasileiro é bom porque não tem problema de comunicação, de limpeza (quando tem é fácil conversar), de grana. Acho que se a pessoa quer melhorar a fluência, que busque outras formas – ficar dependendo de flatmate pra praticar inglês é um erro!

    Curtido por 1 pessoa

  2. No meu caso, na primeira semana de acomodação, só havia brasileiros (cinco comigo) e tipo, ajudou no quesito limpeza e etc.

    Há um mês e uma semana estou numa casa com um coreano, uma nigeriana, uma polonesa, uma espanhola e um indiano, e quer saber?! Não mudou praticamente nada no quesito “comunicação”. Cada um estuda/trabalha e quando em casa, estão em seus quartos (aqui temos um para cada pessoa). Eu mesmo estou só estudando e fico boa parte do dia no meu quarto, estudando ou assistindo filme com legenda em inglês pelo notebook (um dia consigo assistir sem legenda, rs). Dentre eles, o que mais me comunico é o coreano, pois o inglês dele tá na mesma pegada que o meu, apesar de ele não saber pronunciar a letra “L”, mas fiquei sabendo que eles são assim mesmo, falam “arways” ao invés de “always”, e damos muita risada conversando. A nigeriana já é mãe de uma bebezinha e quase não nos vemos. A espanhola converso às vezes. A polonesa mal a vejo. E o indiano não tento mais trocar ideia porque é praticamente impossível entender o inglês dele, rs.

    Conclusão: cada um tem uma foram de aprender e desenvolver o inglês, independente das pessoas que moram na mesma casa.

    Curtir

  3. Pingback: Terceira mudança de casa | Um Tempo Fora

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s