Intercâmbio na Irlanda: não complica!

Eu sei, antes de vir as dúvidas são muitas e certas coisas parecem um bicho de 7 cabeças. Mas não é bem assim! Ao chegar na Irlanda você vai ver que tudo é mais simples do que parece.

Claro, algumas coisas permanecem difíceis (arrumar emprego, oi!) mas no geral tem tantas coisinhas bobas que a gente complica mas na realidade é bem mais simples do que imaginamos.

Como sempre acompanho vários grupos relacionados a intercâmbio no Facebook, vejo sempre dúvidas parecidas ou pessoas criando mil expectativas mirabolantes para assuntos que não são complicados, apesar de parecerem, para quem ainda está sonhando/planejando seu intercâmbio.

Sim, a Irlanda é um país bem diferente do Brasil, mas olha só o tipo de pergunta que vejo por aí:

– Na Irlanda vende pastilha pra garganta?

–  Meu amigo vem me visitar, ele precisa apresentar alguma coisa na imigração?

– Tem couve/mandioca/tapioca na Irlanda?

E outras bem comuns, como…

– Qual a melhor forma de levar meus euros?

– A imigração é complicada?

– Posso levar remédios?

Pra tentar acalmar um pouco quem tá ansioso ou preocupado, vou dar minha opinião sobre os assuntos mais comuns, espero que ajude!

Dinheiro – qual a melhor forma de trazer seus eurinhos?

Em espécie, VTM ou um pouco em cada? Comprar euros aqui? Qual a melhor opção? Como vocês sabem, as opções são muitas, por isso a gente fica doido tentando decidir. Bom, o euro não está nada barato já faz tempo (lembro que quando eu decidi fazer intercâmbio, ele estava 2,65 e depois quando resolvi fechar e começar a comprar, estava 3,48!).

Sempre vi as pessoas aconselhando a trazer um pouco em notas e uma parte no VTM. Quais as vantagens de um e outro? O VTM dá mais segurança, pois caso você perca, pode entrar em contato com o banco/casa de câmbio e bloquear ou pedir outro cartão. Mas se quiser economizar, o dinheiro em espécie é melhor, pois te cobra apenas 0,38% de imposto em vez de 6,38% do VTM.

Mas vou ficar andando com um bolo de dinheiro? Que bolo? Os 3 mil euros obrigatórios cabem em apenas 6 notinhas de 500. E aí traz mais um pouco (em notas menores) para gastar no primeiro mês já que não se pode mexer nos 3 mil até abrir uma conta e depositá-lo. Aconselho a trazer de 700 a 1000 euros a mais, no mínimo.

Para guardar esse dinheiro até depositá-lo, é só deixar na bolsa/mochila, e não se afastar dela. Algumas pessoas preferem usar uma doleira, ou deixar na mala trancada ou ainda usar o cofre do hotel/hostel. Caso você ainda tenha medo de carregar dinheiro, faça um VTM e coloque a menor parte (ou a metade) nele. Ao chegar na Irlanda, tem um caixa do Bank of Ireland (na agência College Green) que saca um valor alto por vez então você não vai pagar muita taxa.

A imigração no aeroporto geralmente não pede comprovação do dinheiro. Pra mim não pediram nem perguntaram quanto eu tinha (é exceção pedir). Lembre-se que ao sair do Brasil com mais de 10 mil reais em espécie é preciso fazer uma declaração. É gratuita, veja como fazer aqui.

Comida/remédios/cigarro

Pode trazer comida do Brasil? Pode, desde que seja industrializado e em embalagem fechada (ex: nescau, farofa). Não pode trazer frutas, legumes. O limite para cigarros é de 200 unidades e para bebidas é 1 litro (ou 16 litros se for cerveja, mas quem é que vai trazer cerveja pra Irlanda?), segundo o Citizen Informations, mas na prática as pessoas trazem mais que isso. SE abrirem sua mala aqui no aeroporto, eles podem apreender os produtos, mas não vão te impedir de entrar no país por isso.

Para remédios, pode trazer sim na mala despachada, eu trouxe vários, fora da caixa pra ocupar menos espaço, mas mantive as bulas. Para anticoncepcional, que geralmente trazemos 12 cartelas, não tem problema também. Se toma algum remédio controlado, ou de uso contínuo e precisa trazer muitos, não custa trazer a receita deles e se possível uma traduzida pro inglês e assinada pelo seu médico.

Dublin tem muitos mercadinhos estrangeiros, como asiático, indiano, brasileiro etc, então é possível encontrar quase tudo aqui, frutas, legumes, temperos. Você não vai morrer de fome! Aliás, para quem não come carne é bom também, porque (pelo menos eu acho) a carne aqui é cara e não tão boa, então as opções de legumes, verduras, alimentos sem lactose, sem glúten etc são variados e baratos.

A imigração é tranquila?

Sim, basta ter todos os documentos necessários (curso + acomodação + dinheiro suficiente + passagem de volta + seguro básico). Como qualquer imigração em qualquer lugar, vai depender da sua sorte, do cara que te atender, da posição da Lua etc. Eles podem checar todos os documentos, podem fazer perguntas, ou podem ser bem rápidos. No meu caso o cara apenas conferiu as cartas e reclamou da quantidade de brasileiros que chega todo dia! ¬¬

Carta convite/acomodação

Sim, você precisa de alguma comprovação de hospedagem pelo menos para a primeira semana ao passar pela imigração no aeroporto. Geralmente já vem nos pacotes das escolas uma ou duas semanas de acomodação, então eles mandam a carta pra você, caso você reserve um hostel ou hotel, imprima a reserva que isso serve de comprovação. E caso fique na casa de um amigo, ele tem que te mandar uma carta (direcionada à imigração) assinada e contendo as datas, o endereço dele, telefone, e é bom anexar cópia do GNIB ou PPS dele.

Caso não queira fazer nada disso, ou nem saiba onde vai ficar ainda (sei lá, tem gente que vem na doida) faça uma reserva num hostel de 1 semana, e logo após chegar aqui, cancele a reserva, em sites como o Booking.com o cancelamento é grátis.

Do mesmo modo, se alguém vier te visitar, você tem que fazer uma carta informando que a pessoa vai ficar na sua casa, com todos os dados, endereço, documentos etc.

E o ACELS?

Depois do fechamento de algumas escolas de inglês na Irlanda muita gente ficou com medo de fechar com escolas que não possuem o tal selo ACELS. Veja a lista das que possuem aqui. O ACELS é um selo de qualidade que confirma que a escola segue uma série de padrões e exigências. Não quer dizer que escolas com o selo nunca irão fechar e escolas sem o selo são ruins e podem fechar a qualquer momento. O importante mesmo é a escola ser reconhecida pelo NQAI (National Qualifications Authority of Ireland) pois só elas são aceitas pela imigração para você tirar o visto de estudante.

Tem que conhecer!!

Sempre vejo gente perguntando onde compro um secador barato? um ferro de passar? um varal? Uma palavrinha mágica que você tem que saber antes mesmo de chegar: ARGOS. Essa loja tem tudo o que imaginar, coisas pra casa, eletrônicos, etc. Você pode reservar o produto pelo site e ir na loja retirar (tem 2 lojas no centro) ou passar lá pra pegar o catálogo, escolher em casa e depois ir lá comprar. Porque os produtos não estão expostos na loja, você olha o catálogo e pede pelo código, paga e recebe o produto.

Outra loja que todo mundo recomenda também é a IKEA, que é bem grande, mas ainda não fui lá (estratégia pra não gastar). E claro, a PENNEYS, pra roupas baratas (não espere uma qualidade superior). Passo toda semana lá e já vi promoções ótimas (além do preço normal já ser barato). Também tem sapatos, roupa de cama, mesa e banho e coisinhas pra casa.

Para cosméticos e maquiagem tem a BOOTS, com várias lojas espalhadas pela cidade. Essas são as mais conhecidas mas depois de chegar, andando pela cidade você vai conhecer milhões de lojinhas que vendem todo o tipo de coisa!

Anúncios

6 comentários sobre “Intercâmbio na Irlanda: não complica!

  1. Oi Bethânia…adorei este post, principalmente a respeito de como levar o dinheiro…eu ainda estou tentando decidir se levo no VTM ou em espécie…acho que vou fazer as duas coisas. E é bem bacana você comentar a respeito de suas impressões a respeito de tudo…dá para ter uma ideia bem clara sobre como as coisas funcionam por aí…valeu…bjus.

    Curtir

  2. Estou indo fazer um intercâmbio em Galway e suas dicas estão sendo super valiosas. Quero fazer uma pergunta: com toda a sua experiência, se você fosse fazer outro intercambio para irlanda, você levaria os 3 mil euros em espécie ou VTM? Abraço!

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s