5 meses na Irlanda!

Parece que foi ontem, mas já faz quase 5 meses que estou na Irlanda. Cheguei no dia 20 de março de 2014.

Muita gente que visita o blog ainda está se preparando para o intercâmbio e buscando informações sobre os preparativos. Mas e o que acontece depois de um tempo fora?

O tempo passa bem rápido por isso eu digo pra todo mundo: 6 meses não dá pra nada. Muita coisa pode acontecer. O que aconteceu comigo?

Inglês

Bom, esse foi o motivo principal de eu ter vindo né? Outro dia me perguntaram “e aí, já está fluente? já está falando naturalmente?”, me deu vontade de rir e responder “sabe de nada, inocente!”. Gente, não dá pra ficar fluente em 6 meses, não mesmo! Ainda mais morando com brasileiros e tendo milhões de brasileiros na cidade. Sua melhoria no inglês vai depender MUITO do seu esforço e do seu convívio com nativos e pessoas que falem inglês em geral.

Vamos para a aula durante 4 horas por dia, 4 dias por semana. Na sala sempre falamos inglês. Meus professores são bons. Mas, fora da sala, se você não procurar lugares e atividades onde tenha que praticar, não vai evoluir muito. Vários lugares oferecem grupos de conversação grátis, ou faça um trabalho voluntário, enfim, procure conhecer pessoas e aproveite cada chance de praticar. Porque sim, quem vem sem falar nada consegue sobreviver muito bem aqui já que tem tantos brasileiros e você não é ‘obrigado’ a falar inglês o tempo todo.

Antes de vir pra cá eu nunca tinha realmente conversado em inglês, com exceção de uns meses de aula que fiz e falava com o professor, então quando cheguei eu travava muito pra falar, me enrolava, e agora já está bem melhor, claro que não ótimo ainda, preciso melhorar, mas já está melhor do que quando cheguei!

aulas

Apaixonada…

Pela Europa, claro! Achou que seria por algum irlandês? Difícil… hahaha

Como podem ver nos posts Como é morar em Dublin I e II, eu realmente gosto daqui. Quando fui pra Londres fiquei mais encantada ainda. É sério, a gente que vive a vida toda no Brasil reclamando da corrupção, da violência, das ruas esburacadas, da falta de lugares públicos bons pra passear, não tem ideia de como pode ser bom morar em um lugar onde as coisas funcionam, onde você pode andar a pé e não se estressar com isso porque cada canto da cidade é bonito de apreciar e o caminho pro trabalho acaba sendo agradável. É tudo o contrário do que eu sentia em Porto Velho, por exemplo. Gostaria que minha família toda pudesse ver o que eu vejo, já que eles não saem do Brasil e não entendem porque eu não quero voltar tão cedo.

london-eye

Dividir apartamento

Nem na época da faculdade eu fiz isso: dividir casa com pessoas que nunca tinha visto. E agora eu divido até a cama!

Assim que chega, você precisa procurar um lugar pra morar. E o jeito mais fácil é achando uma vaga em casa/apê com outros estudantes. Como eu cheguei sozinha, na segunda vaga que visitei, o quarto era de casal, e eu precisava achar mais alguém pra dividir comigo. Achei a Ana por acaso no Facebook e desde abril dividimos o quarto, e o apartamento com mais 2 meninos. Tivemos sorte e todo mundo é bem tranquilo, nunca tivemos nenhuma encrenca, briga ou discussão.

Na semana que vem eu e a Ana estamos mudando de apartamento: vamos para outro onde teremos camas separadas! Viva! E vamos economizar, pois ele custa 100 euros a menos. É bom já que o nosso dinheiro está chegando ao fim. Aliás isso merece outro post: o que fazer quando seu dinheiro acaba?

Amigos

É legal conhecer pessoas do mundo inteiro. Semana passada ensinamos truco para um japonês! (me ensinaram também, já que eu não sabia). Todo mundo fica ‘melhor amigo’ super rápido, pois estamos no mesmo barco, com as mesmas dificuldades, longe de casa. Mas amigos mesmo eu tenho poucos aqui.

friends

Trabalho

Das experiências que já tive aqui: trabalho voluntário 2 vezes por mês, estágio não remunerado por 3 meses, 2 entrevistas pra au pair, um trial num café. E só!

Essa semana meu CV foi selecionado para uma vaga em uma agência de intercâmbio, estou esperando a próxima fase de entrevista. Também recebi uma proposta na empresa onde fiz o estágio e vou responder até terça. Um café me chamou pra um teste mas é em uma cidade a 300 km daqui, e uma mãe também quer me conhecer pra seu au pair mas também é super longe e afastado de tudo. Odeio quando as coisas chegam tudo de uma vez! haha Mas acho que vou acabar optando pelo mais certo que é na EazyCity mesmo.

Me inscrevi em muitas vagas pela internet em sites como jobs.ie ou jobsireland mas recebi poucas respostas.

Aconselho a começar a procurar emprego no terceiro mês em Dublin. Porque já deu tempo de você se acostumar com a cidade, achar casa, montar seus CVs, pesquisar, fazer entrevistas e melhorar um pouquinho o inglês. Eu tive que esperar até o quinto mês por causa do estágio!

Terminar o curso

Meu curso termina em setembro, mas acabei de pedir 3 meses de férias pra poder correr atrás de trabalho e trabalhar um tempo, depois volto pra terminar, falta só um mês mais ou menos.

Viagens

Já conheci lugares lindos apesar de não ter ido muito longe: castelos, praias, Londres, Belfast, Galway, Cork etc! Agora o período de viagens está suspenso por motivos de preciso-trabalhar-e-ganhar-dinheiro.

castelo trim

Bom pessoas, acho que é isso… se alguém estiver curioso sobre mais algum assunto, pode perguntar aqui! 🙂

Anúncios

6 comentários sobre “5 meses na Irlanda!

  1. Você chegou no mesmo dia em que eu cheguei: 20 de março! Só que cheguei em 2013 🙂
    Parabéns!
    Boa sorte nessa seleção pra trabalhar em agência! E que bom que conseguiu casa nova mais barata… dividir casa com estranhos já é foda, dividir quarto e cama então… é pros fortes!

    Curtir

  2. Muito bom esse post…dá para ter uma ideia de como vai ser quando eu for para aí em janeiro…sei que por causa da estação pode ser diferente, mas acho válida você compartilhar sua experiência…Bjão.

    Curtir

  3. Sempre fico feliz quando vejo que tem post novo aqui! Hahahahah

    Pretende ficar quanto tempo por aí?
    E sobre a escola… Você conhece gente dd outras escolas de inglês? Minha maior dúvida é em relação a isso, se vale fechar com uma escola mais em conta como NED, já que é fato que no final a gente aprende muito pelo nosso próprio esforço de ir atrás… Ou de investir em uma mais cara (tipo a Elta ou Delfin) seria melhor! Difícil… Hahaha…

    E depois quero saber as novidades sobre o qur vai fazer (relacionado a trabalho) por aí, principalmente se for como aupair. 🙂
    Beijo!

    Curtir

    • Oi Karine!
      Olha, se vc tem a grana pra pagar uma escola melhor, paga, mas se vc prefere usar esse dinheiro que sobra pra viajar, ou ficar mais tempo aqui, então vc escolhe uma escola mais barata! Apesar de ser uma das mais baratas a Ned nunca me decepcionou! ^^

      Curtir

  4. Adoro o seu blog Bethânia, seus posts estão me ajudando muito a planejar meu intercambio 🙂 vou em janeiro pra mesma escola que você, mas eu achava que pra conseguir emprego tinha que mandar cv e procurar já na primeira semana hahah já tava pensando em deixar pronto meu cv antes de ir e ir mandando nos sites

    Curtir

    • Oi Larissa!
      É que quando a gente chega, demora um mês correndo atrás da documentação pra tirar o GNIB, e procurando casa pra morar, então só no segundo mês que vc está mais folgada pra: ir pra aula e começar a procurar emprego. E a maioria das escolas só dão holidays depois que vc teve 3 meses de aula, então mesmo que vc ache um emprego bom antes desse tempo, eles não vão te liberar da escola (se não der pra conciliar os horários), porque achar emprego part-time que de pra conciliar com a escola é mais difícil ainda!
      E tbm depois que chega vc vai vendo como as coisas funcionam, vai adaptando seu cv etc.

      Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s