Estágio e trabalho voluntário em Dublin

Antes de arrumar um emprego, estou me dedicando a duas atividades (além das aulas): estágio de tarde e trabalho voluntário no fim de semana. Quer saber mais sobre isso e participar também? Continue lendo para ver as dicas.

trabalho voluntário estágio dublin

Estágio – onde procurar?

Os estágios aqui em Dublin são não remunerados, infelizmente! Às vezes eles pagam a moradia ou alguma ajuda tipo 50 euros por mês, mas é bem legal para quem quer aprender e/ou ganhar experiência na sua área, já que arrumar emprego na área aqui é muito difícil.

O que eu comecei dia 6 de maio é nas empresas Eazycity/LanguageDiscount, com matriz em Cork e filial em Dublin e várias cidades, até Londres. Achei o anúncio no site WorkIreland, a vaga era para estágio em Marketing para pessoas que falam português (+ conhecimentos em social media e inglês intermediário). Mandei meu CV e me responderam marcando uma conversa pelo skype, no dia da conversa foi tudo bem (eu estava nervosa!) e o único empecilho é que eu precisava ser liberada pela escola para ir pra Cork. Como eu tinha só um mês completo de aula, a escola não liberou, então retornei para a empresa e eles conseguiram uma vaga part-time pra mim aqui na filial de Dublin.

Agora eu vou para o escritório das 15 às 18h de terça a quinta, e mais algumas horas em casa, totalizando 15h por semana, por 3 meses (até 8 de agosto). Minhas tarefas são basicamente traduzir os 2 sites para português, traduzir artigos e criar outros para postar no blog da LanguageDiscount, responder e-mails de clientes, pesquisas de mercado etc. Está sendo bem legal pra ter a experiência e acho que vai ser bom para o meu CV.

O grande problema é que é mais difícil achar estágios part-time, a maioria é 30 a 40 horas por semana, então não dá pra conciliar com a escola. Eu tive sorte de achar esse, que foi bem flexível.

Existem muitos sites de emprego e estágio aqui na Irlanda, mas para estágio eu indico esses (escolher “internship” no tipo de emprego):

www.workireland.com

http://www.jobsireland.ie/

http://www.jobs.ie/

E algumas empresas que fazem a ponte entre o estagiário e as companhias (cobram taxa):

http://www.internshipsireland.com/

http://dublin.eazycity.com/work/internships

https://www.worldinternships.org/ireland/#

http://www.internships.ie/

Para quem estuda na escola SEDA, sei que eles lançaram ano passado um programa de estágio para os alunos, mas não sei como funciona. Procure a escola para mais informações.

Trabalho voluntário em Dublin

Em maio comecei também a fazer trabalho voluntário nos sábados com o grupo Serve The City. Eles têm projetos de jardinagem e pintura nas casas de pessoas da comunidade. Geralmente os trabalhos são a cada 2 sábados, com um team leader e alguns voluntários.

Fui duas vezes na casa de uma senhora, casa antiga que precisava urgente de uma pintura. Na primeira vez pintamos toda a sala e começamos a mexer na cozinha. Da segunda vez pintamos o corredor do segundo andar, a parede da escada e o corredor do primeiro andar, e colocamos papel de parede na cozinha.

volunteer-work-dublin

Na terceira vez escolhi jardinagem em vez de pintura, e apesar de ser mais divertido, é muito, mas muito cansativo, dias depois meu corpo ainda estava dolorido. A missão era basicamente limpar o quintal de um senhor, o quintal era pequeno mas tinha um mato enorme, as plantas do muro crescidas e muita erva daninha. O grupo tem todo o equipamento (cortador de grama, tesouras, luvas, etc). Depois como terminamos rápido na casa daquele senhor, fomos para outro, onde tinha outro grupo pequeno e ajudamos eles a terminar lá também.

trabalho-voluntário-dublin

Gosto muito desse grupo porque você não precisa se comprometer a longo prazo. Alguns dias antes eles mandam e-mail avisando e se você não puder ir, não tem problema. Sempre são pessoas muito legais e é uma boa oportunidade para conversar, treinar o inglês e conhecer moradores locais.

Há vários escritórios públicos em Dublin que coordenam trabalho voluntário, e eles também tem sites.

http://www.volunteer.ie/

http://www.volunteerdublincitysouth.ie/

http://www.volunteerdublincitynorth.ie/

É preciso se cadastrar no site e ver as oportunidades. Alguns solicitam a garga vetting, que é para os casos que exigem mais compromisso, mas tem vários outros que não exigem nada. Eu por exemplo baixei um arquivo (“quick start”) com todos os grupos de trabalho voluntários e os contatos, daí é só escolher onde quer ajudar!

Para ajudar no Serve The City basta enviar e-mail para paul@servethecity.ie ou hans@servethecity.ie.

Espero que o post seja útil e mais gente se interesse pelo trabalho voluntário! Eu acho que, se viemos para um país diferente e estamos aqui aproveitando o que ele tem de melhor, não custa nada retribuir de alguma forma e fazer de Dublin uma cidade ainda melhor.

Anúncios

14 comentários sobre “Estágio e trabalho voluntário em Dublin

  1. Acho isso muito legal, tanto o trabalho voluntário como o estágio. Pra quem quer aprimorar o currículo e o inglês, acho excelente! Depois o pessoal reclama que não consegue melhorar e não percebe que tem um monte de oportunidade, né? Você gosta desse trabalho não-remunerado? Tenho uma amiga que começou assim e conseguiu ser contratada pela empresa depois – num outro cargo, mas conseguiu!

    Curtir

  2. Estou gostando sim, mas ainda bem que está acabando porque preciso ganhar dinheiro! hahaha seria muito bom se eu fosse contratada depois, pode ser qualquer caro. Ainda existe uma esperança né, vou ficar torcendo, e enquanto isso já começo a procurar outras coisas!

    Curtir

  3. Bathânia, muito bacana seu trabalho, de fato achei muito humano a parte em que disse que estamos em outro país aproveitando e então não custa ajudar! Gostaria de parabenizá-la também pelo trabalho que tem feitos nos dando dicas e informações. Vou em fevereiro e tenho muitas dúvidas! Se haver alguma forma de contato com você ficaria grato!

    Curtir

  4. Oi Bethânia, comecei a acompanhar o blog hoje e estou gostando muito.
    Quero só tirar uma dúvida: Existem trabalhos voluntários apenas aos sábados?
    Por exemplo, posso estudar, ter um trabalho part-time e ser voluntario nos fins de semana?
    Parabéns pelo blog e já coloquei nos favoritos.
    Beijos!

    Curtir

  5. Nossa muito Legal Bethânia, vou estudar na SEDA e assim que eu chegar vou tentar arrumar um estágio. Como eu gosto muito de ajudar as pessoas também já vou procurar um trabalho voluntário as sábados como você. Foi muito útil esse post, ta de parabéns. Nos vemos em Dublin. Beijo.

    Curtir

  6. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  7. Pingback: 5 meses na Irlanda! | Um Tempo Fora

  8. Pingback: Trabalho voluntário: acumuladores! | Um Tempo Fora

  9. Parabéns pela iniciativa do trabalho voluntário, também planejo realizar quando for fazer intercambio. É uma forma muito interessante de se envolver com a comunidade além é claro de praticar o inglês.

    Curtir

  10. Pingback: Trabalho Voluntário em Dublin | Samuka Intercâmbio

  11. Pingback: 1 ano de intercâmbio – o que teve? | Um Tempo Fora

  12. Pingback: Trabalho voluntário + caridade | Um Tempo Fora

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s