Quanto custa estudar e morar na Irlanda?

Uma dúvida que todo mundo tem antes de vir pra Irlanda é: quanto vou gastar por mês? Aluguel, contas, mercado, passeios, é bom ter uma noção de gasto mensal para não passar aperto. Aproveitando que uma pessoa perguntou isso aqui no blog, resolvi detalhar melhor.

gastos Dublin Irlanda

Aluguel

O aluguel é o fator decisivo na hora de calcular seu gasto mensal. O aluguel em Dublin varia de 200 a 700 euros, dependendo se você vai morar sozinho ou dividir o apartamento, se vai dividir o quarto ou ter um só pra você. Também depende de quantas pessoas tem na casa. Em geral é assim:

Dividir casa e quarto no centro ou perto do centro: 220 a 330 euros.

Dividir casa e quarto mais longe do centro: 200 a 275 euros.

Dividir casa e ter um quarto single no centro ou próximo: 500 a 700 euros.

Dividir casa e ter um quarto single mais longe do centro: 350 a 500 euros.

Também tem os studios, que são apartamentos menores para 1 ou 2 pessoas. Um studio custa em média 600 a 700 por mês.

Contas da casa

Isso varia também de acordo com quantas pessoas tem na casa, se a energia é pré ou pós paga, se tem chuveiro elétrico ou boiler etc. A energia pós paga vem a cada 2 meses e é em média 160 a 200 euros em um apartamento. A internet aqui de casa é da UPC e pagamos 48 por mês (para a casa toda). Não existe conta de água (por enquanto). pra ter TV em casa paga-se uma taxa de 160 euros por ano, essa taxa é dividida entre os moradores.

Supermercado

Algumas coisas são bem baratas nos supermercados, como pão, leite, batata congelada, legumes congelados, pizza congelada, presunto, cereal. Outras nem tanto, como carne e frutas.

Estou gastando uma média de 17 euros por semana, mas se planejar e aproveitar as ofertas de cada mercado, dá pra gastar 15 por semana comendo bem, ou seja, 60 por mês. Os mercados mais populares aqui são: Tesco, ALDI, LIDL, Supervalue, Centra. ALDI e LIDL são geralmente mais baratos, mas cada um tem suas ofertas então vale a pena ficar de olho em todos e não comprar tudo em um lugar só. O Centra é o mais caro desses citados.

Transporte

O transporte em Dublin (ônibus, Luas e Dart) não é barato, se você morar longe do centro e depender dele todo dia vai gastar bastante. O ônibus varia de 2,60 a 3,05 mais ou menos. Dart é pra distâncias mais longas (cidades próximas) e Luas é o mesmo valor ou ligeiramente mais barato que o ônibus.

Cafés, restaurantes e pubs

Comer fora com certeza vai fazer seu gasto mensal aumentar muito. Mas vou dar alguns exemplos de valores: coxinha + refrigerante na escola: 3 euros. Um café ou cappuccino no Centra: 1,60. Um café nos cafés e restaurantes: 2,50. Full Irish breakfast: 9. Fish and Chips: 12. Jantar com 2 pratos: 18. Uma pint (copão de cerveja) custa em média 5 a 6 euros, mas alguns bares fazem promoção a 3,50 ou até 2 euros em determinados dias/horários.

Cinema

O único cinema que eu frequento em Dublin é o Cineworld, e os ingressos custam de 9 a 12 euros em média. Nas terças é 7,50. Eu uso o cartão ilimitado que custa 20 por mês e posso ver quantos filmes quiser.

Quanto EU gasto por mês?

Levando em consideração os seguintes fatores: moro bem perto do centro; divido o quarto com uma pessoa e a casa com mais duas; raramente preciso pegar ônibus; dificilmente como em restaurantes; algumas comprinhas de vez em quando. Posso dizer que gasto uns 470 euros por mês.

A média

A média de gasto aqui em Dublin, portanto, é de 350 a 500 por mês, num quarto compartilhado. Por isso estima-se que os 3 mil euros obrigatórios durem 6 meses (500 por mês) MAS lembre-se que no primeiro mês você não pode gastar esse dinheiro e é o mês em que gastamos mais, pode reservar uns 900 euros no mínimo para o primeiro mês.

Os primeiros gastos

Vale a pena relembrar os primeiros gastos que o estudante tem ao chegar na Irlanda:

300 euros – GNIB, o visto de estudante

aluguel – ao entrar na casa você paga o primeiro aluguel + um depósito que geralmente é mais alto que o aluguel e será devolvido quando você sair da casa.

acomodação temporária – caso você não ache logo uma casa pra morar terá que ficar 1 ou 2 semanas em hostel ou acomodação, que custa em média 90 a 130 por semana.

20 euros – se quiser fazer o cartão anual das Dublin Bikes

Anúncios

47 comentários sobre “Quanto custa estudar e morar na Irlanda?

  1. Muito bom!!

    Bethânia, ao todo, desde escola, passagens e acomodações você gastou $$? Pretendo ir ano que vem, porem quero saber quanto devo juntar no total?
    E outra coisa, você ja sentiu que evoluiu na conversação? Você tinha qual nível quando foi?

    Estou acompanhando você, não desanime e continue postando Bethania, muita gente depende de atitudes como as suas para explanar suas dúvidas. Gostei de como você explica tudinho, gostei mais do dia em que você foi obter os documentos e compartilhou conosco, e ainda tirou fotos kkkk, muito bom.

    Continue assim Bethania, nós futuros intercâmbistas agradecemos muito.

    Curtir

    • Olá Sandro! Obrigada!
      Bom, um curso em uma escola mais barata, você vai pagar em torno de R$3.500 o pacote e deve estar pago antes de iniciar o curso. A passagem sai uns R$2.500. E para tirar seu visto de estudante ao chegar aqui você tem que depositar 3 mil euros, e mais uns 800 euros no mínimo que se gasta no primeiro mês.
      Então, somando tudo em reais mais os euros (cotação 3,30 por exemplo) com isso você vai gastar uns 18.540 reais. Resumindo: vc paga o curso e a passagem ainda no Brasil e tem que trazer pelo menos 3.800 euros pra se sustentar aqui por uns 5 ou 6 meses, economizando.

      Curtir

  2. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  3. Pingback: E quando o dinheiro acaba? + Férias da escola! | Um Tempo Fora

  4. Pingback: Terceira mudança de casa | Um Tempo Fora

  5. Olá Bethânia!
    Qual a melhor época para se ir pra Dublin (com relação a clima e alta da moeda)?
    Esse valor de aluguel que você citou logo no início, é por pessoa ou é o valor total do aluguel?

    Obrigada!

    Curtir

    • Ola Lais,
      A melhor época seria na primavera ou verão, que o clima esta melhor.. e os meses em que é mais dificil achar casa (então reserva pelo menos 3 semanas de acomodação) é fev/mar, ago/set/out.
      Os valores do aluguel são por pessoa! Ou seja, o aluguel de um apê inteiro, de 2 quartos por exemplo, esta em média 1300 euros.

      Curtir

  6. Bethânia, esses valores ainda condizem ?? você ainda continua gastando isso de supermercado ? que esse posto foi 19/06.
    Como está para conseguir emprego ?
    Como está para conseguir apartamento, provavelmente vou em abril agora.

    ótimos posts parabéns :)))

    Curtir

    • Olá Jackson,
      Sim está mais ou menos a mesma coisa! Em abril não deve ser difícil arrumar casa. Em março é que é complicado. Pra conseguir emprego depende de muita coisa, como sempre… sorte, muitos curriculos entregues, indicação, seu nível de inglês…

      Curtir

  7. Olá, Bethânia!
    Adorei o texto!
    E estou com dúvidas, pra tirar o visto de estudante, sai mais ou menos quando? E as instituições pra estudar são por quais preços?
    E não existe a possibilidade de ir praí só pra trabalhar, né?

    Abraço 😀

    Curtir

    • Ola,
      O valor do visto de estudante esta no post 🙂
      E as escolas variam muito o valor, de 1500 euros a 3 mil, mais ou menos.
      Vir só pra trabalhar, somente se vc conseguir um trabalho antes de chegar, e a empresa solicitar o visto de trabalho pra vc.

      Curtir

  8. Pingback: As perguntas que mais recebo | Um Tempo Fora

  9. Bethânia seu post é maravilhoso, muito esclarecedor 😀
    Você vive em Dublin, mas esses valores mudam muito se eu optasse por viver em outra cidade?Cork por exemplo, ou não sei qualquer outro lugar que não a capital.
    Parabéns pela sua atitude, seu trabalho ajuda muito.

    Curtir

  10. Olá Bethânia, vou ir para Irlanda em julho de 2017 e ficar um ano para aprimorar meu inglês ( daqui 2 anos). Pretendo mês que vem me programar para essa viagem!
    Queria dicas suas, sobre qual escola escolher, qual o valor total que eu vou gastar(passagens,pacote, quanto levar para esse ficar esse período de um ano) e hospedagem durante esse período.
    Parabéns pelo Blog, está show de bola.

    Curtir

  11. Oi Bethânia, pretendo ir para Irlanda em julho de 2017, e ficar um ano aprimorando meu inglês.
    Mês que vem já pretendo fazer pesquisas e já planejar a minha viagem.
    Gostaria de algumas dicas suas:
    Qual escola escolher, qual o valor total que eu vou gastar nessa viagem( passagem, pacote, quanto levar para se sustentar durante um ano).
    Hospedagem( se vale a pena alugar um ap, morar em republica ou em casas de familia)
    Aguardo sua resposta! Parabéns pelo Blog, está show de bola.

    Curtir

  12. Olá Bethânia, tudo bem? Primeiramente, parabéns pela sua iniciativa com o blog! Graças as suas informações muitas pessoas se encorajam e tornam o sonho em realidade.

    Mas fiquei com uma dúvida com relação a acomodação. No texto você diz que “Dividir casa e quarto no centro ou perto do centro: 220 a 330 euros”. Mas quando você diz dividir, quantas pessoas mais ou menos dividem essa casa nesse valor?

    Eu vou com meu namorado, estamos nos planejando para ir em 2017. Gostaria de saber se você considera fácil achar uma acomodação para casal, mesmo que seja compartilhando casa (mas com um quarto para casal), ou um quarto de casal em um hostel ou ainda um studio como você citou acima. Eu não sei como funcionam as acomodações aí mas até algo como um conjugado seria ótimo para nós. O que você acha que é mais em conta?

    Obrigada por sua colaboração!
    Beijos!

    Curtir

    • Ola Victoria, acha quarto pra casal sim, ou um studio so pra vcs, mas o que varia eh a epoca. Março, agosto e setembro sao epocas bem dificeis pra achar casa, pois tem muita gente procurando. Nos outros meses eh mais tranquilo, vc acha em umas duas semanas em media. Lembrando que alugar um ape do zero (direto com o dono ou com a imobiliaria) eh bem dificil para recem chegados, pq vc ainda nao tem trabalho ou referencias, por isso o mais comum eh alugar o quarto em uma casa que ja esta alugada por outros estudantes.

      Curtir

      • Muito obrigada pela ajuda Bethânia! 😉 tomara que eu tenha sorte e consiga algo rápido! Vou tentar evitar esses meses!

        Curtir

  13. Olá bethânia,muito bom seu blog! Gostaria de saber se com um inglês intermediário e depois de passar uns dois meses ai ja aprendendo e vivendo inglês consigo um trabalho? Claro,lembrando do esforço para tal… 😉
    Vou em junho de 2016,se alguém quiser dividir casa so falar.bjos

    Curtir

  14. Oi Bethânia! Adorei o post tb! Vi que tem um protocolo de se trabalhar 6 meses e depois ficar mais 6 meses no país… (e dai se importem nas informações que vc passou)… mas será que consigo permanecer apenas 3 meses estudando e trabalhando ou, na pior das hipoteses, apenas estudando? Cogitei tb passar o 3 meses em serviço voluntario, em troca apenas de estadia… Seria o mesmo tipo de visto?

    Curtir

    • Oi Gabriela, para ficar no maximo 3 meses voce nao vai tirar nenhum visto, vai ser so o carimbo que te darao no aeroporto. E pra eles te darem 3 meses voce precisa comprovar que vai ficar aqui como turista (viajando, entao tem que mostrar passagens, hotel, e/ou curso de ingles). Voce nao vai poder trabalhar. Pode fazer trabalho voluntario sim, da uma olhada no workaway e no wwoof.ie.

      Curtir

  15. Bethania.o valor total.que precisa ter então chega a uns 22 mil reais é isso ? Isso para os primeiros 8 meses..depois eu posso pedir mais quanto tempo de renovação para estudante ? Para ficar tempo legal e estudando qual o máximo ? Vi um video de um brasileiro que ficou 3 anos no inglês e depois entrou numa faculdade então poderia ficar 24 meses ( 8 meses cada vez pq n eh mais um ano certo ?) E depois desses matricular-me em uma faculdade e ficar mais o periodo da faculdade legal , isso procede ?

    Curtir

    • Oi Brenda, sobre o valor em real depende de quanto esta a cotação do euro. Mas a duração do visto é essa mesma, para estudante de inglês é 3 x 8 meses, depois disso só com faculdade, até 4 anos.

      Curtir

  16. Olá Bethânia! Parabéns pelo trabalho e por compartilhar boas informações.
    No Brasil trabalho com edição de vídeo (Audiovisual), e sou músico multi instrumentista (Saxofone, violão, canto) trabalho com casamento, coquetéis, baladas (sertanejo, mpb, etc), pretendo ir em Jan/2016 e com inglês básico. Como você vê as oportunidades nessa área?

    Curtir

  17. Olá Bethânia! Parabéns pelo trabalho e por compartilhar boas informações.
    No Brasil trabalho com edição de vídeo (Audiovisual), e sou músico multi instrumentista (Saxofone, violão, canto) trabalho com casamento, coquetéis, baladas (sertanejo, mpb, etc), pretendo ir em Jan/2016 e com inglês básico. Como você vê as oportunidades nessa área?

    Curtir

    • Ola Leandro, as oportunidades para musico devem ser maiores que para audiovisual por conta do ingles. Vc pode participar de alguma banda aqui ou ate mesmo tocar sozinho pela cidade tipo nas ruas (mas tem que tirar uma licença com a prefeitura).

      Curtir

      • Interessante, Obrigado! Teria alguma indicação para eu pesquisar sobre essa licença, sobre a validade dela, se é semanal, ou cada lugar que eu for tocar se é necessário ter uma licença; E Bethâniar, já que meu Inglês ainda é básico, eu com o visto de estudante, se eu trabalhar por conta com video, fotos, animação 3d, eu tenho que ter alguma licença? Pois posso mostrar meu portifólio pra conseguir freelancer tbm. Ainda tenho dúvida se terei dificuldade, pois penso em ir não só por estudar, mas ter uma vida em Dublin.

        Curtir

        • Oi Leandro, infelizmente não sei nada sobre essa licença! Sempre vejo os musicos tocando, por ex na Grafton Street (deve ser a area mais concorrida), eles tem um crachá com o nome, foto, numero de registro e mais umas infos.
          Para freelancer vc nao vai precisar de licença!! É só divulgar seu trabalho e ir conseguindo clientes…

          Curtir

  18. Bethânia, boa tarde.
    Parabéns pelo blog está sensacional.
    Tenho inglês intermediário acha qu 6 meses estudando na Irlanda vale a pena?
    Não digo de virar fluente, mas de me comunicar melhor.

    Curtir

  19. Olá bethania , parabéns pelo blog! Gostaria de saber se com um inglês intermediário e com dupla cidadania portuguesa consigo um trabalho em dublin!? Claro, lembrando meu esforço para tal. Obrigado pela atenção! E vou em 2016 depois de junho! Se alguém tiver afim de dividir casa ou ir junto só falar.

    Curtir

  20. Pingback: Antes da Viagem – Viagens da Preta

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s