Dublin Port River Festival

O inverno mal vai embora e já começam a aparecer vários festivais de verão na Irlanda. Temos mais dias de Sol e menos chuva, e todo mundo aproveita pra passear, ficar deitado na grama de um parque, pular na água (gelada) do Rio Liffey, enfim, qualquer coisa é desculpa pra comemorar!

Nesse bank holiday (feriado) está acontecendo em Dublin o Dublin Port River Festival, no sábado, domingo e segunda. Eu fui ontem (domingo) e foi bem legal! Quem estiver por aqui, não perca a chance de ir hoje.

dublin port river festival

O festival acontece no Rio Liffey, próximo ao Porto de Dublin, quase em frente ao The O2 e lá pros lados do Grand Canal e do estádio Aviva. Na programação tem várias apresentações de dança, coral, cantores, teatro infantil, encenação de piratas, pintura facial e artes para as crianças, barracas de comida, visita aos barcos, tiros de ‘canhão’, mini parque de diversão…

O que eu mais gostei foi de uma apresentação de dança. E olha que no Brasil eu sempre gostei muito de teatro, ia em todas as peças, mas de dança eu nunca fui muito fã. Mas adorei essa! Não sabia de onde era aquele tipo de música/dança e nem o nome, mas me encantei. Era um grupo grande, com muitos homens e mulheres, roupas antigas, espadas… Os homens dançam na PONTA do pé sem sapatilha de ponta! E as mulheres deslizam pelo palco, como se tivessem rodinhas nos pés. Então fui pesquisar um pouco sobre essa dança…

georgian dance

Dança folclórica da Georgia (país), cada dança é única e representa ações como casamento, guerra, competição, celebração, duelo, etc. A dança georgiana é a melhor representação do espírito georgiano. Reúne amor, coragem, respeito pelas mulheres, competição, habilidades, beleza e cor em uma magnífica performance.

Não achei nenhum vídeo desse mesmo grupo, mas achei um que resume a dança e dá pra ter uma ideia de como é: veja aqui. Uma pena que achei pouquíssimas informações sobre isso em português. Também não sei o nome do grupo. No site do festival só diz “Sukhishvili dancers”. Pra começar eu nunca tinha ouvido falar no país Georgia! Ele fica em cima da Turquia e embaixo da Rússia.

Descobri que essa dança foi inspiração para um ato do espetáculo Varekai, do Cirque du Soleil: “Este acto inspira-se na História da Resistência da República da Geórgia em que, durante séculos, a população se viu forçada a combater os invasores. As coreografias são inspiradas nas lutas Geórgicas contra as forças que tentaram dominar o seu território. Resistência e precisão são os pontos altos deste número.”

Como eu peguei só a metade da apresentação, acho que hoje vou lá de novo só pra ver eles dançarem!

A programação começa de manhã e vai até o fim da tarde.

georgian dance

Fonte

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s