Como usar as Dublin Bikes

O transporte em Dublin em geral é muito organizado, informatizado e eficiente. Não só no caso dos ônibus, Luas e DART, mas também em duas rodas! Usar as Dublin Bikes é bem fácil. Nesse post mostro como usar e os prós e contras desse sistema.

Dublin Bikes

Como funciona?

São várias estações espalhadas pela cidade (veja aqui o mapa das estações). Cada estação tem no mínimo 15 bikes e um terminal. Para usar é só pegar uma bicicleta em qualquer estação e depois devolver na mesma ou em outra. Para retirar a bike é só passar seu ticket de 3 dias ou cartão anual no leitor do terminal, escolher a bike e retirar. Para devolver é só prender a bike no poste. Todas as bikes tem luzes de segurança, cestinha, buzina e cadeado (falta um retrovisor, seria bem útil).

Bilhete de 3 dias / Cartão anual

Para começar, tem duas opções de utilização das bikes.

3 day ticket – Pode ser comprado nas estações que aceitam cartão, e não são todas (veja a lista aqui). Laser Maestro, cartão de débito VISA Electron e dinheiro não são aceitos. O bilhete contém uma ID que você vai precisar digitar toda vez que alugar uma bike, junto com uma senha que vai escolher. Valor: 5 euros.

Annual card – O cartão deve ser feito pela internet no site DB e tem duração de um ano, vale a ena se você vai ficar um mês ou mais aqui e vai usar muito as bikes. A inscrição deve ser paga com cartão de crédito ou débito em conta. Eles novamente avisam que os cartões de débito VISA Electron e Laser Maestro não são aceitos. Valor: 20 euros.

Depois de feito o cartão pagando com cartão de crédito, é só aguardar ele chegar no seu endereço, demora em média 1 semana. Mas se você optar pelo pagamento de débito em conta, o processo não acaba aí. É preciso enviar para eles (por correio) comprovante de endereço, autorização dos pais se for menor de 18 e uma autorização para o débito em conta.

dublin bikes cartão

Valores cobrados

Após fazer seu ticket ou cartão e começar a usar as DBs, a utilização é grátis nos primeiros 30 minutos. Ou seja, você pode usar por meia-hora e não vai pagar nada, mas se passar disso, começa a cobrar, mas é bem pouco. De 30 min a 1h: 0,50. De 1 a 2h: 1,50. De 2 a 3h: 2,50 e por aí vai. Veja a lista dos preços aqui. A cobrança é feita no seu cartão de crédito ou conta todo fim do mês.

Está quase dando meia-hora e você ainda não chegou ao local? Se passar por uma estação, devolva a bike, espere uns minutinhos e retire novamente.

Alugando uma DB

Ao chegar em qualquer estação que tenha bikes disponíveis, é só logar no terminal com o seu ticket ou cartão. No caso do cartão é só encostar ele na frente do sensor (do ticket eu não sei porque nunca usei). Depois de digitar a senha e escolher a opção “hire a db”, ele vai mostrar os números das bikes disponíveis, você escolhe uma e tem 60 segundos para retirar a bike do poste. Para isso basta apertar o botão de destravar e pegar a bike. Caso não tenha nenhuma bike na estação, você pode usar o terminal para consultar a disponibilidade nas outras estações.

Devolvendo uma DB

Ao chegar numa estação para devolver a bike, se ela tiver postes “vazios”, é só encaixá-la nele. Ele vai apitar e quando estiver presa vai dar 2 apitos (bip bip). Não vá embora sem ouvir esse bip porque se ela estiver mal encaixada será como se você não tivesse devolvido.

Se não tiver postes vazios, passe o ticket ou cartão no terminal para localizar as estações mais próximas e ele vai te dar 15 minutos extras para chegar até uma delas.

Caso ocorra algum problema com a bike ligue para o Call Center: 1850 777 070.

Multa

Sim, existe uma multa caso você não devolva a bike em até 24h. O valor é 150 euros e vai ser cobrado automaticamente na sua conta ou cartão de crédito.

Usar as DB ou comprar uma bicicleta?

Muita gente que vem morar em Dublin compra uma bicicleta. Mas o índice de roubo de bike aqui é MUITO grande. Conheço pessoas que compraram e foram roubadas poucos dias depois e todos os dias eu vejo nas calçadas só o cadeado preso do poste ou bikes com peças faltando. Eu escolhi não comprar e usar as DB. Outra vantagem é o valor.

A desvantagem é que em várias estações, durante certos períodos do dia é quase impossível achar uma bike disponível. Por exemplo, se eu quiser usar de manhã, umas 9h, a estação mais perto de casa vai estar vazia. E o mesmo acontece na hora de devolver: já no fim da tarde todo mundo devolve as bikes e quando você quer devolver a sua, está tudo lotado e você tem que ficar esperando alguém chegar lá pra usar uma bike ou andar até achar outra estação.

Aplicativos

Existem aplicativos que facilitam muito o uso das dublin bikes. Para iPhone o app chama AllBikesNow e para Android tem o Dublin Bikes (na verdade tem 2 com esse mesmo nome). Eles mostram as estações mais próximas, quantas bikes e vagas tem, etc.

Anúncios

4 comentários sobre “Como usar as Dublin Bikes

  1. Pingback: Quanto custa estudar e morar na Irlanda? | Um Tempo Fora

  2. Pingback: Como é morar em Dublin? | Um Tempo Fora

  3. Oi, tudo bem? Obrigada pelo post! Pelo visto este sistema é muito e acredito que irá me ajudar muito quando eu chegar aí. Obrigada pelas dicas.

    Porém, fiquei com uma dúvida. Você disse que existem duas formas de alugar as bikes, com um passaporte anual de 20 euros ou diário de 5 euros. Mas depois você falou sobre o valor cobrado, que até 30 min é gratuito e depois ele varia de acordo com o tempo.

    Ou seja, além do primeiro valor você ainda paga pelo tempo que usar? Ou está é uma outra opção para utilizar a bike (pagando apenas pelo tempo de utilização)?

    Desde já, obrigada!
    Beijos!

    Curtir

    • Oi Victoria, sim vc tem que pagar o cartao anual ou o diario + o tempo de utilizacao mas apenas se passar de 30min… ai vai contando 0,50, 1,00 e assim por diante. Se vc usar menos de 30 min nao paga nenhum adicional.

      Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s