Passeando na Irlanda: Galway e Cliffs of Moher

Os Cliffs of Moher são a atração natural mais visitada da Irlanda, com a média de um milhão de visitantes anuais. São falésias com extensão de 8 km sobre o oceano Atlântico, na costa ocidental do Condado de Clare. O ponto mais alto tem 214 metros.

cliffs oh moher irlanda

Day Tour

Existem várias empresas que fazer o tour a Galway e Cliffs of Moher saindo de Dublin, indo e voltando no mesmo dia. Eu fui num sábado, dia 3 de maio, com a Gaby’s Tour. Custou 35 euros já com passagens e ingresso incluídos.

Saímos às 7 e pouco da manhã do centro (Jervis St.) e não lembro direito os horários mas acho que levou em torno de 1h30min pra chegar em Galway. Chegando lá o ônibus parou quase em frente à Catedral de Galway. Não entramos lá, a guia seguiu para o centro da cidade mas quem quisesse se separar e visitar a igreja ou outro lugar era só voltar para o bus às 11:30.

galway irlanda

Fomos para o centro, bem diferente de Dublin, com ruas estreitas e mais cara de cidade pequena. Andamos por ali uns 15 minutos, passamos por um castelo, o Lynch’s Castle. O Castelo data dos anos 1300, mas a maior parte do prédio atual foi construída em 1503, onde hoje é o banco AIB. Não entramos nele.

oscar wilde statue

Seguindo a rua principal vimos a estátua de Oscar Wilde (escritor irlandês, talvez o mais famoso) e Eduard Wilde (escritor estoniano), sentados em um banco. Eles nunca se encontraram de verdade e a estátua é cópia de uma que tem na Estônia. Voltamos e passamos pela mercado de Galway (Galway Farmers Market), várias barracas vendendo comida, frutas, artesanato, flores. O mercado começa bem em frente à Igreja St Nicholas of Myra. Visitamos o interior da igreja mas eu não curto muito então saí e fiquei passeando pela feirinha.

dunguaire castle castelo irlanda

Voltamos para o bus às 11;30 e de lá saímos para a próxima parada, a uma hora dali, o Dunguaire Castle. Estava chuviscando e nublado, muito frio. O castelo é do séc. XVI, tem uma estrutura simples e é pequeno. Para entrar no “pátio” é gratuito mas para visitar dentro da torre é pago, acho que 12 euros. Ficamos lá uns 20 minutos e partimos para o passeio principal do tour.

Os Cliffs of Moher

Ao sair do ônibus passamos primeiro no Centro de Visitantes. Adorei a ideia dele, porque é construído “dentro” da encosta, para diminuir o impacto visual que um prédio teria ali no meio. O centro tem cafés, uma loja enorme de souvenir, sala de exposições, caixa e banheiros. Fizemos um lanchinho lá e agora sim, fomos conhecer os Cliffs!

torre obrien cliffs of moher

 Chegando na “beirada” tem dois caminhos a seguir, para a direita fica a Torre de O’Brien e para a esquerda os Cliffs. Fomos primeiro para a Torre (15 min do centro de visitantes). Essa torre foi construída em 1835 por Corneluis O’Brien como um ponto de observação para turistas. Para subir na torre custa 2 euros (adultos), mas ela estava fechada por causa do tempo, acho que só vai abrir no verão.

Depois seguimos para a esquerda, nos aproximando dos Cliffs. O bom é que quando chegamos estava bem nublado, mas logo depois o Sol apareceu e ficou até calorzinho, as fotos ficaram bem melhores. O caminho que vai passando “por cima” dos Cliffs é bem estreito, mas é possível sair do caminho e ficar literalmente em cima de cada falésia.

cliffs of moher irleland

Tiramos muitas fotos e voltamos para o início. O tour tinha saído para um passeio de barco, que custava 10 euros extras, mas nós não fomos. Então ficamos por ali no café comendo e descansando e usando o wi-fi. Às 17:30 o bus retornou, pegou quem ainda estava ali e voltamos para Dublin. Umas duas horas (ou mais) de viagem. Estava cansada e com sono mas não consegui dormir no ônibus. Fiquei olhando as paisagens, as vilas e pequenas cidades e pensando que eu queria morar ali no interior em vez de Dublin!

Dá pra ir sem tour?

Claro! É só pegar um ônibus para Galway (em média 20 euros ida e volta). E de lá tem várias empresas fazendo o trecho para os Cliffs (mas não sei o preço).

Ainda penso em voltar em Galway pra ficar mais tempo e conhecer mais a cidade. Tive que ir com o tour porque a minha amiga estava indo embora e não tinha tempo pra demorar muito em cada cidade. Apesar de eu não gostar desse tipo de tour porque é um pouco corrido, gostei muito desse que fiz, deu pra ter uma noção da cidade e o tempo nos Cliffs foi suficiente.

Harry Potter ❤

Sim, não podemos esquecer! Os Cliffs of Moher apareceram no filme “The Half Blood Prince”. Não lembra? Veja aqui aos 3:38 min.

Para ver mais fotos desse passeio curta a página Um Tempo Fora no Facebook e siga no Instagram!

Anúncios

2 comentários sobre “Passeando na Irlanda: Galway e Cliffs of Moher

  1. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  2. Pingback: Os 10 pontos turísticos mais visitados da Irlanda | Um Tempo Fora

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s