1 mês e meio de aula – NED Training Centre

Muitas pessoas estão me perguntando o que estou achando da escola, se o curso é bom, se corre o risco de fechar, e eu já estava querendo fazer esse post mesmo (ficou gigante!), então vamos lá: o que eu estou achando da escola NED Training Centre?

escola ned dublin

Na primeira semana, quando comecei o curso, lá no finalzinho de março, foi assim: numa sexta teve o Induction Day, que é uma reunião com os alunos novos para uma introdução sobre a escola, o curso, a Irlanda. Isso durou uns 20 minutos só e na sala tinham de 10 a 15 pessoas, não lembro, mas todos brasileiros!

No mesmo dia recebi em meu e-mail o resultado do meu placement test, que iria definir meu nível e em qual turma eu estaria. E o resultado foi: 1.1A, beginner, a primeira turma de todas! Logo pensei que tinha algo errado, mas né, vai que eu estava pior do que eu achava?

Então na segunda fui pra aula de tarde, sala pequena, umas 10 pessoas na turma. Chega a professora e começa a aula… e era bem iniciante mesmo! Fui 2 dias na aula e conversei com uma das professoras e ela disse que percebeu que eu devia mudar de nível e ia falar com a coordenação. No dia seguinte recebi um e-mail falando pra eu mudar pra turma seguinte (elementary). Fui um dia e novamente percebi que era muito iniciante. Mandei um e-mail para a pessoa responsável pelos testes e disse que houve algum erro porque eu tinha errado só 3 respostas de 60 que tinha no teste on line. Então me colocaram na turma 5.1 Advanced.

Então, com isso eu “perdi” uma semana de aula. Na segunda semana fui pra nova turma e no primeiro momento até achei difícil, porque todos os alunos já falavam super bem, melhor que eu, mas continuei, e comecei a gostar. A sala tem menos alunos (na verdade a turma sempre vai mudando, uns saem e outros entram) mas no geral é 80% de brasileiros e os outros são venezuelanos e italianos. O mais engraçado é que nessa turma, apesar de ter muito brasileiro, todo mundo só fala inglês na sala, mesmo quando o professor não está! É raro conversar em português.

Mas vou dizer a verdade: a grande maioria dos alunos são brasileiros, muitos mesmo, nem se iluda quanto a isso! E falam português na cantina, nos corredores e na recepção o tempo todo. Você também vai ouvir muito espanhol, então já vai aprendendo outro idioma também! (pense pelo lado positivo). Aliás, tem tanto brasileiro na Irlanda que às vezes eu nem sinto que saí do Brasil…

Quanto aos professores, eu tenho 3, todos irlandeses: Darren, Andrew e Patrick e todos são muito bons! Não têm sotaque difícil e desenvolvem bem a aula sem ficar chato. Tenho um colega que está no intermediate e ele não gosta muito de um dos professores dele. Então depende muito da turma, do nível, da sorte! Só sei que eu odeio acordar cedo mas não mudo pra de tarde com medo de serem outros professores!

curso ned irlanda

Sobre as aulas: sempre começa com um tema em especial (livros, cinema, notícias, empregos, sons, etc) e conversação, o professor vai falando, perguntando, todos vão dando opinião, aprendemos bastante vocabulário referente àquele tema e um pouco de gramática (mas é minoria). Mas depende muito do nível. O iniciante por exemplo é mais gramática e frases. O material usado nas aulas são cópias de livros, nem todos os professores seguem o mesmo livro, então acho que nem compensa muito comprar. Eles dão xérox todos os dias dos exercícios e conteúdos da aula.

aulas ned irlanda

Tem gente que diz que inglês se aprende mesmo é na rua e não na escola, mas isso depende muito do nível. Conheço algumas pessoas que chegaram sem saber nada e depois de um mês de aula me falaram que ainda estão com muita dificuldade. Porque os professores não falam nada de português, já ensinam logo tudo em inglês, e se a pessoa não entende nada, fica mais difícil aprender! Eu acho que estou aprendendo bastante coisa útil nas aulas. Me sinto culpada quando eu falto porque não consegui levantar de manhã!

Toda quinta-feira tem teste, que nem é muito rígido, é mais pra avaliar se você está muito avançado ou muito atrasado para aquela turma. Já tive testes escritos e um de speaking. Junto com o teste eles passam uma folha pra gente escrever (anonimamente) o que gostamos ou não nas aulas naquela semana. E uma vez passaram um questionário com várias perguntas sobre a escola e o que estávamos achando.

A escola aplica o teste LCCI International Qualifications uma vez por mês pra quem quiser tentar, quem passar recebe um certificado, mas o teste custa 60 euros. Eu talvez tente só no fim do curso. Mas semana passada meu professor levou pra gente duas questões dessa prova, uma era um texto grande pra ler e compreender e responder a 8 perguntas; e outra era pra ler as instruções e escrever um memo.

A estrutura da escola é básica: tem uma biblioteca pequena com 2 mesas, uma estante de livros, 2 sofás e uma TV, uns 6 computadores, e na mesma sala é a cantina, bem pequena. Tem um cantinho no corredor que funciona como “cozinha”: um microondas, uma pia, um frigobar e lixo. Na hora do almoço/intervalo forma fila lá pra esquentar comida e todo mundo come na biblioteca. Deve ter uns 4 andares com salas e ainda bem que a minha é no térreo! Já postei algumas fotos da escola nesse outro post.

As atividades extras até que são legais, tem aulas de conversação na biblioteca 2 vezes por semana, na sexta à tarde tem filme com pipoca na biblioteca, agora inventaram umas aulas de forró 2 vezes por semana, e 1 vez por mês tem um passeio para algum lugar na cidade mesmo.

O agente: pra quem fecha direto com a escola, o funcionário que te vender o curso vai ser seu agente. O meu era o André, super eficiente, mas ele acabou de voltar pro Brasil, depois de ficar 3 anos na Irlanda. Agora fui passada pra Adriana, que parece ser legal. É bom escolher bem a pessoa porque eu já vi umas 3 pessoas reclamando dos seus agentes, que eles não são eficientes, que não explicam direito, etc.

O que não gosto na escola: a cantina deveria ser separada da biblioteca. O teste deveria ser presencial e não online. 

O que eu gosto na escola: os meus professores, as aulas, as aulas de conversação, a localização (centro).

O post está longo mas ainda preciso falar sobre a polêmica mais recente sobre os estudantes em Dublin: algumas escolas estão fechadas ou suspensas por fraude nas frequências. Porque se o aluno não tiver uma média de frequência, “attendence” (se não me engano é de 80%) nas aulas ele não pode renovar o visto se quiser continuar aqui quando o visto vencer. Acontece que os alunos faltavam e depois a escola mascarava a frequência dele. A denúncia foi publicada no jornal The Sunday Times de 13 de abril.

Muitos alunos estão sem saber o que fazer. Mesmo as escolas que transferiram os alunos pra outras escolas, eles não estão conseguindo renovar o visto porque a imigração não aceita. E mesmo quem acabou de chegar e ia tirar o GNIB, a imigração não está aceitando. Pra quem já tem o GNIB, ele continua válido até o seu vencimento normal. A situação toda é bem confusa porque cada caso é um caso, e a imigração não está atendendo esses estudantes pessoalmente, apenas por e-mail e dizem que demora muito tempo pra eles responderem. O E-Dublin fez um post-resumo com algumas informações para os prejudicados.

As escolas que foram proibidas de emitir visto foram: Eden College International, Millennium College, Business & Computer Training Institute e National Media College, e as que fecharam foram a Eden e a IBS (não lembro se teve mais alguma). A notícia mais recente é que alguns cursos de algumas escolas estão sendo investigados, mas não a escola em si. 

E a NED? Bom, claro que eu não posso prever nada, por enquanto parece estar tudo bem. Espero que ela não tenha nenhum problema. Há 2 semanas recebi uma proposta pra um estágio em Cork, então precisaria pegar férias da escola pra ir, falei com a administração e eles não deixaram porque eu tinha feito só um mês de aula ainda. Então parece que eles estão rígidos com essa questão de frequência e férias.

Pra quem quer vir pra Irlanda eu não aconselho a fechar o pacote com muita antecedência direto com a escola. Porque quem sabe o que pode acontecem em alguns meses, um ano… ? Fechar com uma agência parece ser mais seguro, porque se isso acontece a agência é responsável por te transferir de escola, devolver o dinheiro, mas e se a agência falir, tipo a BFA?

Enfim, a única dica que posso dar é pra irem juntando o dinheiro e comprar o curso ou pacote faltando pouco tempo pra vir.

Atualização (26/05/14): Coloquei no menu do blog um link para solicitar um orçamento da escola NED. Basta preencher com seus dados aqui nesse formulário e eles te enviarão por e-mail!

Anúncios

49 comentários sobre “1 mês e meio de aula – NED Training Centre

  1. Amei o post, Bethânia! Realmente ajudou muito nas minhas dúvidas. Curti bastante a ideia de fechar com a escola quando estiver próximo do período de ir, especialmente porque a NED, pelo que eu vi, não tem todas as questões de agência, como variação muito grande de preço e poder ir pagando aos poucos (a mais vantajosa forma de pagamento que passaram foi dividir em 2x sem juros no boleto). Com a agência fazer isso é mais complicado, porque normalmente os cursos são mais caros perto da data de destino.
    Enfim, estou adorando seu blog, acompanho direto, leio pra minha mãe pra tirar as dúvidas dela e tudo haha
    Espero que esteja curtindo bastante seu intercâmbio!

    Curtir

  2. Aeeee! Excelente post, obrigado!
    Fico cada vez mais confiante em fechar com a NED, só esperar ano que vem 😦
    Eu também estava em contato com o André, ele é super gente boa, fiquei até chateado quando ele me disse que iria voltar.

    Curtir

  3. Bethânia, foi muito útil seu post, agora é aguardar minha chegada no ano que vem pra conhecer de perto.
    Você comentou que conseguiu um estágio, pode falar sobre isso? Como foi pra conseguir, em que área você conseguiu? E o nível de inglês, influencia?

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Jéssica!
      O estágio eu vi a vaga no site workireland, era para Cork, mas a escola não me deu férias pra eu poder mudar pra lá, mas eles arrumaram uma vaga pra mim no escritório aqui de Dublin mesmo! Enfim, achei a vaga no site e mandei meu CV (área de social media) e fiz uma “entrevista” por skype.
      O nível influencia sim, mas nesse eles pediam intermediário, não precisava ser avançado. Mas a maioria dos estágios que eu vejo são para mais de 20h por semana, o que nós estudantes não podemos fazer legalmente!!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Olá, adorei o post, fico mais tranquila, afinal, fechei com a Ned, meu agente é o Enísio.
    Tomara que dê tudo certo.
    Beijos!

    Curtir

  5. Olá Bethânia, tudo bom? Uma pergunta: Como foi e está sendo a assistência em relação a Tirar o PPS, abrir a conta, achar residência fica e GNIB, a escola dá esse apoio? Obrigada.
    Bjo.

    Curtir

    • Olá Flávia.

      A escola dá uma assistência sim, mas varia de acordo com o seu agente, quando eu cheguei por ex. o André já me entregou todas as cartas que eu precisaria, o seguro, tudo.. enquanto alguns colegas meus reclamavam dos agentes deles que não eram tão eficientes.
      Ele me explicou o passo a passo pra PPS, banco, GNIB, e eu fiz tudo sozinha, mas sei que a escola faz o acompanhamento caso vc não saiba ir sozinho, geralmente em grupos, eles levam um grupo de alunos para ir ao banco abrir a conta, por exemplo.
      Mas no geral é td muito tranquilo de fazer.

      Curtir

  6. Bethânia, bem legal o seu post! Você por acaso sabe se a escola está sendo investigada e corre risco de fechar? Pois ela não tem ACELS, mas sei que tem outros certificados. Valeu.

    Curtir

    • Oi Juliana,
      Bom, acho que a maioria das escolas (se não todas) estão sendo fiscalizadas, mas acho que a NED não está tendo nenhum problema, pelo menos é o que me parece! Eles estão rígidos com as faltas e com as férias.. seguindo a regra e o diretor está sempre passando nas salas pra observar. Uma funcionária de lá disse que eles estão se esforçando pra conseguir o ACELS.

      Curtir

  7. Ola Bethânia.
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelos seus comentários, pois creio que a escolha da escola é a parte mais difícil!
    Pretendo ir com a minha esposa em 01/2015 e um dos meus maiores problemas é o frio. Percebi que algumas escolas não possuem um sistema de aquecimento, ou não é eficiente. Você poderia me dizer se a escola possui calefação?
    Outra duvida esta relacionada a procura da moradia. Você poderia comentar como foi a sua busca pela moradia fixa?
    Desde já agradeço a atenção…

    Curtir

  8. Ola Bethânia,
    Achei seu site no mochileiros.com e gostei muito, parabens!!
    Pra questão de planejamento financeiro, qual o custo mensal para se viver na irlanda? mesmo sem muito luxo.. coisa simples mesmo de estudante
    Obrigado

    Curtir

    • Olá Luiz,

      O custo varia de acordo com o seu aluguel. Digamos que vc more no centro dividindo o quarto com mais uma pessoa e a casa com mais umas 2 ou 3 pessoas. Seria 300 de aluguel mais uns 40 de contas da casa + uns 60 de mercado por mês: total 400 euros por mes (sem gastar nada em restaurante e transporte). Então é bom calcular de 450 a 500 por mês.

      Curtir

  9. Oi Bethânia, você acha que a NED pode ser fechada pelo governo da Irlanda?

    O que o pessoal ai fala sobre ela? É que quase nunca vejo o pessoal falar bem ou mal dessa escola.

    Curtir

    • Olá Carlos. Eu acho que não! A imigração continua investigando todas as escolas e eles estão tomando as precauções necessárias, a NED está mais rígida com a presença dos alunos e a obtenção de férias, acho que ela não vai ter problema não. Minha opinião de estudante, claro, não posso te dizer mais nada porque não trabalho lá!
      Você já viu os meus posts aqui no blog sobre ela? Coloquei várias informações sobre as aulas, a estrutura e minha opinião.

      Curtir

  10. Ola Bethania, estou vendo com uma agente ai da NED mas ela custa a responder. ja entrei em contato com outros como sou meio chata em relação a duvidas e pergunto muito parece que eles não tem paciencia de responder. lamentavel.. vc disse que é melhor vir por agencia, ai queria saber se pode me indicar algumas aqui do Brasil para eu conversar. estou entre essa escola e a AB College, vc ja ouviu falar? pois o preço esta equivalente, as outras infelizmente estão carissimas. bom é isso obrigada desde ja bjs

    Curtir

    • Olá Ana, obrigada por acompanhar o blog.
      Você pode ver outro agente até achar um que te agrade! rsrs
      Infelizmente não tem nenhuma agência que eu confio porque não vim com agência, mas vou ver com meus amigos se eles indicam alguma e te falo. Se tiver alguma dúvida que eu possa ajudar pode perguntar aqui ou me mandar e-mail: bediniz@gmail.com.
      Minha colega de casa estuda na AB, mês passado ela reclamou que a sala estava lotada, não tinha nem espaço pra todo mundo sentar, um tempo depois eles dividiram a turma, e ela tbm reclama de 2 professores. Como disse no post, na NED eu nunca tive sala lotada, mas talvez depende do nível, ou da sorte… rs Se quiser falar com essa minha amiga me manda um e-mail que eu te passo o contato dela!

      Curtir

  11. E ai Bethânia, td bem?!

    Dmais o post e valeu por mandar o link. Não tinha encontrado muitas informações sobre a escola quando estava pesquisando. Bom, fechei com a NED e a minha agente acredito que seja a mesma que a sua a Adriana.
    Agora começa a ansiedade…rs…Desembarco dia 18/09!

    Nos encontramos por ai.

    Curtir

  12. Olá, Bethânia, Muito bom o seu blog. principalmente esse que fala da NED e dos agentes. parabéns!! eu iria fechar com o André também, ele era gente boa, mas já voltou. acabei fechando o programa com um carinha lá, que na minha opinião, não está me dando a devida atenção. eu pergunto as coisas pro cara e ele não me responde. parece que finge que não lê. se já está desse jeito, quero nem imaginar quando eu precisar de alguma ajuda dele na irlanda. você saberia me informar se há algum setor na NED para reclamações?

    Curtir

    • Ola Thiago! Pois é, nem todos os agentes tiram as dúvidas dos alunos prontamente! Sei que lá na recepção tem uma caixa de sugestões e reclamações, mas antes de vir acho que você pode mandar pro e-mail geral da escola mesmo. E se eu puder ajudar em alguma dúvida, pode perguntar 😉
      Mas não se preocupe, quando chegar aqui, você só precisa da escola pra pegar as cartas, que vão servir pra vc abrir conta, tirar o visto etc, depois, quase nunca tem que resolver nada com eles.

      Curtir

  13. Tudo bem Bethânia? pelo que tenho visto, acho que vou fechar meu intercâmbio com a NED. Vi que tem mais de um agente responsável por atender os brasileiros e que há diferença nos atendimentos. Pela sua experiência e o contato com os colegas ae, poderia me indicar um agente para tratar? Gostei bastante do blog! Abraço

    Curtir

  14. Olá Bethânia tudo bom?

    Estou indo em fevereiro, tu acha que seria uma boa fechar agora em outubro ou é om esperar? Vi que estão com uma promoçao esse mês. Sei que faltam pouco mais de 3 meses, quase 4. O que me diz?
    Obrigado

    Curtir

    • Ola Felipe, da uma olhada no site da Ned, eles postaram uma declaração afirmando que não vão fechar em 2015, pra tranquilizar um pouco os alunos. Eu sempre gostei da Ned e não acredito que ela feche não..

      Curtir

  15. Oi bethania! Descobri sobre a ned através do seu blog e após entrar em contato com eles, achei o melhor custo benefício. Passados uns meses de curso, qual sua opinião formada sobre a escola? Vale a pena? Ou seria melhor uma escola mais renomada?

    Curtir

  16. Ola,

    Bethania, Parabens pelo Site. De fato esta me ajudando muito tambem.
    Após esse tempo, voce teria alguma informação para acrescentar sobre a escola NED?
    Muito obrigado!

    Abraços

    Curtir

  17. Oi Bethania! Também estou querendo ir por conta, sem intermedio de agencia, e adorei suas dicas, especialmente quanto a deixar pra fechar mais perto da ida…

    Uma duvida que tenho, eu tenho ingles avançado, então fico meio preocupado de ir e ficar 6 meses estudando ingles, medo de esgotar o que tinha que aprender em uns 2 meses, e depois ficar “chovendo no molhado”, então pensei em fazer o curso de turismo que eles oferecem na NED, que gostei muito, acho q tenho mais a aprender nele do que fazendo 6 meses de ingles, me parece muito.

    Tenho 2 perguntas:
    1. O que voce, que já entrou no avançado, diria em relação a isso? Os 6 meses de curso foram proveitosos? Ou em algum momento voce sentiu que “esgotou” tudo o que podia estudar? Voce atingiu o nivel maximo das turmas, e aí?
    2. Voce conhece alguem que tenha feito o curso de turismo, ou sabe algo a respeito dele? Conheço uma amiga que faz o de business na NED e gosta, mas nunca vi nada sobre o de turismo…

    Muito obrigado!

    Curtir

    • Olá Joao,
      Eu entrei no avançado e em nenhum momento senti que não tinha mais nada a aprender, pelo contrário, cada dia aprendo coisas novas e sei que ainda tem muuitas coisas que eu não sei e preciso aprender. Inglês avançado não significa fluente. Se vc consegue falar e escrever sobre tudo sem cometer erros, o curso vai servir pra treinar, pra melhorar.. acho muito difícil ‘esgotar’ o aprendizado como vc disse. Eu particularmente acho que posso estudar a vida inteira e nunca vai acabar!
      Não conheço ninguem que faça o curso de turismo, e me parece que ao fazer ele vc precisa se filiar ao órgão responsável aqui e precisa pagar taxas… se vc acha interessante pra vc, pode ser uma boa. Fala com alguém da escola pra saber mais sobre esse curso. Indico a Mariana mariana@ned.ie

      Curtir

  18. Meu inglês é bem básico. Será que vou ter problemas? Estou pretendendo ir mês que vem para não pegar ainda a nova regra e poder ficar 1 ano. Me aconselha ir, ou esperar entrar a nova regra?

    Curtir

  19. Olá Bethânia, boa noite! Estou fechando com a NED também, gostei do seu post, gostaria de saber se foi bom o aprendizado mesmo com a questão de ter muitos brasileiros em sala, fico preocupada com isso, até pq acredito que não ficarei em um nível muito avançado, mas não sei se vale a pena pagar tão mais caro em outras que dizem mesclar mais os alunos.

    Obrigada!

    Curtir

    • Oi Karina,
      Eu tive o mesmo prof durante quase o tempo todo (estudei quase 12 meses la, to quase acabando o segundo curso) e ele eh otimo (turma avançada). Mas por exemplo, durante 3 semanas tive que estudar a tarde e tive 2 profs, os dois eram legais mas as aulas eram bem mais fraquinhas do que as que eu tenho de manha. Entao varia muito dependendo do professor.
      Sim a maioria eh brasileiro em todas as salas, apenas nas escolas super caras vai ser diferente.
      Se vc se esforçar e nao contar apenas com a aula pra falar ingles, vale a pena uma mais barata, a diferenca de precos eh mto grande…

      Curtir

  20. Estou pensando em fechar com a NED, pode me falar sobre as novas regras e se ela tem algum risco de fechar? Vc recomenda que estudemos lá? O fato de ela não ter Acels, não é um perigo que possa causar o fechamento dela?

    Curtir

  21. Ótimo post! Esclareceu muitas dúvidas! Estou pesquisando para fazer intercâmbio, mas não estou querendo fechar muito tempo antes. Sobre o estágio, era remunerado ou voluntário?

    Curtir

  22. olá Bethania, ótimo post, adorei!! estou indo na NED em Junho (2017) queria saber se esta tudo bem com a escola ou tem algum tipo de risco de fechar?

    Poderia me orientar um pouco.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s