Um dia em Malahide: castelo e praia

Uma das melhores coisas de Dublin é o fato de se poder fazer vários passeios ao redor da cidade, sem gastar muito. Um desses passeios é a cidade de Malahide (e o seu Castelo), que fica a 16km ao Norte de Dublin, no condado de Fingal.

castelo de malahide

O principal ponto turístico é o Malahide Castle, que fica em um parque enorme, de 1,1km². Sua construção começou em 1185 quando Richard Talbot, um cavaleiro que acompanhou Henrique II à Irlanda em 1174, foi beneficiado com as terras e o porto de Malahide. O castelo serviu de residência à família Talbot até 1975.

Como chegar: dá pra ir de ônibus saindo do centro de Dublin (42), mas eu fui de DART (trem), saindo da Tara Station, e a passagem de ida e volta custou 5,75. Compra-se o bilhete direto nas máquinas que tem na estação e a passagem pode ser usada a qualquer hora naquele dia. Chega em mais ou menos 20 minutos na estação de Malahide.

Saindo da estação, basta virar à direita (para a esquerda fica a marina e a praia) e andar alguns metros, logo é possível avistar as placas indicando a entrada para o Castelo. Da entrada até o Castelo é uma caminhada de uns 10 minutos, passando por um campo e muitas árvores.

caminho para malahide castle

Chegando lá, tem o centro de visitantes, com lojas e cafés, venda dos tickets e banheiros.

Nós não compramos o ticket para visitar o interior do castelo. Pois é, ficamos com pena de gastar 12 euros, já que ainda não tenho a carteirinha de estudante que dá desconto. Mas quem sabe na próxima!

O Castelo tem várias lendas sobre fantasmas que, segundo dizem, estão vagando até hoje por lá!

Como não entramos, apenas passeamos pelo parque, muitas famílias, crianças e cachorros aproveitando o sábado, apesar de estar fazendo um tempo nublado e frio. Tomamos um chocolate quente da loja Avoca e depois voltamos para o centro, fomos em direção à praia.

praia malahide beach

Andamos pela areia cheia de pedras escuras e conchinhas, percorrendo a orla até a ponta, e voltamos pela calçada. Passamos no mercado pra comprar água e um lanche, andamos mais um pouco pelo centro e voltamos para a estação. Em menos de 10 minutos o trem chegou e logo estávamos de volta a Dublin!

Achei a cidade bem charmosa, com as ruas estreitas, cafés, restaurantes e lojinhas. Deu vontade de morar lá! (e em Howth e em Galway também…). Em julho acontece um festival chamado Malahide has it, e vou ver se volto lá, já que eu adoro esses festivais regionais e vou em todos os que fico sabendo!

Gasto com esse passeio: 5,75 (passagens) + 12 (entrada adulto) ou 8 (entrada estudante).

Mas pra mim foi: 5,75 (passagens) + 2,60 (hot chocolate na Avoca) + 1,49 (no mercado, água, um pãozinho e um donut).

Site oficial

Anúncios

Um comentário sobre “Um dia em Malahide: castelo e praia

  1. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s