Finalmente o visto de estudante – GNIB

O processo de tirar o visto de estudante na Irlanda (para cursos de 6 meses de aula) é composto de várias etapas e pode demorar um mês ou um pouco mais. Eu estou aqui há um mês e dez dias e só ontem finalizei tudo. Clique em “continue lendo” para ver o passo a passo para tirar o seu visto!

A ordem das coisas foi a seguinte: tirei o pps, abri conta no banco, depositei o dinheiro e tirei o extrato e depois tirei o GNIB. O que faz ser demorado é que tudo depende de cartas e documentos que chegam na sua casa por correio, entao é praticamente uma semana para cada coisa, porque eu ainda peguei o feriado de Páscoa.

documentos visto irlanda

O GNIB é a última etapa e os documentos necessários são: carta de matrícula da escola, passaporte, extrato do banco e seguro governamental (ou outro que cubra).

Update!! Agora em outubro 2015 as regras mudaram. Duração: o visto agora terá duração de 8 meses (6 meses de aula + dois meses de férias) e não um ano como era antes (legal que o valor continua o mesmo né??). Dias para tirar o visto: segunda e terça para quem está tirando pela primeira vez, quarta a sexta para quem está renovando o visto. PPS: isso já está em virgor faz um tempinho, não precisamos mais do PPS para o visto, você so vai precisar tirar quando conseguir um emprego.

Com a papelada vá até o prédio da Garda National Immigration Bureau, que fica no 13-14 Burgh Quay, um prédio de esquina bem em frente ao Liffey (mapa).

Retire a senha (não sei se há um lugar fixo pra isso, mas quando eu fui retirei no balcão 15). Ao pegar a senha eles perguntam se você tem os documentos, mas geralmente não olham, é só pra saber se você trouxe.

São centenas de pessoas atendidas por dia então a espera é longa! Eu cheguei 13:30, peguei a senha 236 e ele já me avisou que seria chamada depois das 3h. Fui ao mercado comprar alguma coisa, comi e voltei 14:30 e … Fui chamada às 18:30!

visto de estudante

No guichê (counter) não precisamos falar nada, é só entregar tudo e depois olhar para a câmera pra tirar uma foto e a impressão digital de dois dedos. Aí também entra o pagamento de 300 euros, que deve ser com um cartão de crédito ou débito (pode ser VTM), eu paguei com o cartão do banco daqui mesmo (ou seja, já uso os 3 mil euros obrigatórios pra pagar o visto). Caso queira pagar com boleto, eles te dão o boleto e você tem que ir ao banco pagar, e só depois de 7 dias voltar lá pra pegar o GNIB, então é bem melhor pagar com cartão logo e receber no mesmo dia.

Depois disso (documentação e pagamento) te chamam numa salinha ao lado do counter 01 pra tirar as digitais de todos os dedos. Isso tudo demora uns 10 minutos. E depois, senta e espera de novo! Vão chamar pelo nome pra buscar o seu cartão GNIB no counter 01. Preste atenção porque eles falando os nomes é meio complicado, nunca sai direito, então tem que ficar atento. Eles entregam os vistos de grupo em grupo, e não toda hora conforme vão fazendo.

Resumindo: você gasta quase o dia inteiro lá! Pode pegar a senha e ir comer, passear pelo River Liffey, ir pra casa tirar uma soneca, ir pro shopping fazer compras… e depois voltar. Não sei se tive azar mas naquela tarde parece que só tinha uns 3 funcionários atendendo, por isso a demora.

visto de estudante

Eu e meu GNIB 😀

Dicas: Não vá na sexta porque nesse dia a maioria das escolas não tem aula, então fica mais lotado ainda! Leve um livro, um lanchinho e algo pra se distrair, ou saia e volte depois. E depois de pronto, guarde muito bem o GNIB porque se perder ou for roubado, tem que fazer outro e pagar de novo os 300 euros!

Espero que o post seja útil pra quem está chegando, e se tiverem alguma dúvida é só comentar aqui!

Anúncios

22 comentários sobre “Finalmente o visto de estudante – GNIB

  1. Pingback: Abrindo conta no Bank of Ireland | Um Tempo Fora

    • Ola Bethânia Diniz, tenho uma pequena dúvida. Você disse que levou mais de 1 mês para tirar todos os documentos. No caso o visto que você recebeu ao chegar no aeroporto, ele tinha quantos dias de validade? Ou se ele tinha 30 dias, você teve que renova-lo para prosseguir com o processo dos documento?

      Curtir

      • Olá Vanderlei,
        Sim, o visto que recebi no aeroporto era de 30 dias. Só que é quase impossível nesse tempo resolver tudo e tirar o visto de estudante. Mas nem me preocupei porque por lei temos 90 dias pra tirar o GNIB (isso foi o que o meu agente da escola me informou) então mesmo passando dos 30 dias que tinha no passaporte, quando consegui toda a documentação e fui na imigração tirar o GNIB, não houve nenhum problema.

        Curtir

  2. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  3. Pingback: Quanto custa estudar e morar na Irlanda? | Um Tempo Fora

  4. Pingback: As perguntas que mais recebo | Um Tempo Fora

  5. OI Bethania, muito agradecida pelo seu post, ajudou bastante! Uma dúvida eu tenho, você sabe se é possível sair do país antes de tirar sua GNIB? Meu namorado vive na Holanda e gostaria de visitá-lo.
    Obrigada pela ajuda.

    Curtir

    • Oi Flavia,
      Possivel eh, mas nao eh recomendado, porque o cara na imigracao pode implicar (no aeroporto quando vc voltar pra Dublin). Ele pode questionar porque vc esta viajando sem antes regularizar sua situacao de estudante aqui. Por isso eh melhor esperar. Hoje em dia esta mais rapido tirar o visto, demora menos de um mes.

      Curtir

  6. Olá Bethânia estava vendo seu post do GINB e do PPS Number e me ocorreu uma dúvida!
    Para tirar esse visto de estudante(GINB) tem que ter esse PPS number correto?
    Vc comentou que a regras sobre PPS mudaram aí na Irlanda, só pode solicitar esse PPS depois que conseguir um emprego.
    A minha dúvida é a seguinte, caso eu não consiga um trabalho durante 90 dias ou mais, eu não vou conseguir tirar o visto de estudante?

    Curtir

    • Oi Rafael,
      O PPS não é mais um requisito para o visto de estudante, ou seja, vc nao precisa dele pra tirar o visto. Vc so solicita o PPS quando arrumar um emprego, e se nao arrumar, nao vai precisar dele.

      Curtir

  7. Olá Bethânia! Vamos supor que na primeira semana eu consiga abrir a conta no banco e efetuar o depósito dos 3 mil euros e retirar o extrato. Se o processo da documentação demorar mais de um mês, eu posso ir gastando meus 3 mil até lá? Basta eu mostrar o meu extrato inicial de 3 mil euros para a imigração, independente do que eu já tenha gasto, que está tudo ok?
    Grato pela atenção.

    Curtir

    • Evaristo: Não pode. O extrato do banco tem que ter os Eu3000. O que vc pode fazer para adiantar é tirar o extrato no banco e pedir para eles carimbarem.

      Curtir

  8. Queria tirar uma dúvida. Eu estou programando minha viagem e queria pegar o prazo do visto atual de 1 ano. Se eu chegar no início de setembro você acha que até 1º de outubro já finalizei o processo do visto?

    Curtir

      • Vou fazer isso mesmo. Obrigada pela resposta rápida!
        Aproveitar pra dizer que amei seu site. Estou organizando quase tudo da minha viagem com as suas dicas. Suas postagens me animaram ainda mais a criar coragem de realizar esse sonho.

        Curtir

  9. Bethânia, bom dia!

    As informações foram muito úteis, só fiquei com uma dúvida: O visto de 8 meses começa a partir de qual momento, desembarque ou data de emissão do GNIB?

    Curtir

    • Oi Renato, começa do desembarque. Pode ter alguns dias de diferença.
      Se vc for renovar, as vezes eles contam da data que venceu o visto anterior, as vezes da data que vc efetivamente renovou… por ex o meu venceu no fim de março e mas eu fui renovar no começo de abril, e o visto novo começou a contar do dia que eu renovei.

      Curtir

  10. Olá Bethânia,

    Os 300€ Do gnib podem ser debitados dos 3000€ Que foram depositados? Se não posso pagar em espécie? E que eu não quero fazer Vtm devido as taxas.

    Obrigada.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s