Abrindo conta no Bank of Ireland

Toda essa burocracia quando viemos estudar na Irlanda parece bem complicada, mas juro que não é! É bem fácil fazer cada um dos passos necessários para tirar o visto (GNIB) até mesmo pra quem não fala inglês, pois os funcionários estão acostumados com centenas de estudantes todos os dias.

Formulário + data de agendamento

Formulário + data de agendamento

Os funcionários da escola sempre aconselham a tirar o PPS e depois abrir a conta no banco, mas isso não é totalmente necessário, você pode abrir a conta sem o PPS. O único requisito é: levar seu passaporte + a carta da escola específica para o banco. 

[Veja aqui o passo a passo para solicitar o PPS]

Qual banco? Isso depende da escola, pois ela tem parceria com algum banco e redireciona os seus alunos pra lá. A minha escola, por exemplo, indica o Bank of Ireland, outras escolas indicam o AIB. Vou falar então sobre o Bank of Ireland e como é o processo de abrir a conta com eles.

Primeiro, a escola vai te mandar uma carta no seu endereço (ou de um amigo, caso você ainda não tenha endereço definitivo). Com essa carta fechada, e o passaporte, você vai até o Banco. Se der sorte, consegue abrir a conta no mesmo dia, mas na maioria das vezes você vai ser agendado para outro dia.

Quando for lá agendar, basta chegar na mesinha do canto (tem uma placa informando algo tipo “STUDENT ACCOUNT”), falar com o funcionário que você quer abrir a conta, ele vai pedir pra olhar a carta, só pra confirmar sua escola, e vai te dar um formulário pra preencher em casa, e anotar seu nome na agenda. Eles também perguntam a idade porque pessoas com mais de 25 anos terão que abrir conta pagando aquelas taxinhas chatas, e não totalmente gratuitas (de estudante)!!

No dia marcado você deve comparecer ao banco no horário marcado (de manhã ou de tarde) e esperar nas cadeiras que ficam próximas à mesinha do canto. Eles vão chamar as pessoas pelos números/ordem, é apenas um guichê e ele fica escondidinho atrás da mesa. Daí é só entregar a carta da escola, o passaporte e o formulário preenchido. A pessoa vai conferir seus dados, perguntar se você vai querer o VISA Electron (debit card), e pronto. Em até 15 dias você recebe no endereço duas cartas, uma com o cartão e alguns papéis com informações e outra com a senha do seu cartão. Essa senha pode ser mudada depois em algum caixa eletrônico.

As cartas que chegaram 1 semana depois

As cartas que chegaram 1 semana depois

Depois disso, vem a segunda parte, que é depositar os 3 mil euros obrigatórios e já pedir um extrato da conta, que também vai demorar alguns dias pra chegar via carta!

Update: A parte do extrato vai meio na sorte, porque alguns já conseguem solicitar na hora, mas comigo o cara disse que teria que esperar 24h e depois voltar lá pra pedir.

Como no dia seguinte seria feriado, só pude ir na outra semana. Pedi o extrato no balcão de atendimento da direita (sem ser os de caixa) e só precisei passar meu cartão e a senha. O extrato chega em 3 a 5 dias úteis.

Lembrando que todos esses trâmites que estou citando aqui no blog são pra tirar o GNIB, visto de estudante de 1 ano, pra quem comprou curso de 6 meses de aula + 6 meses de férias. Para cursos de menor duração as coisas são diferentes.

Como tirar o GNIB

Anúncios

8 comentários sobre “Abrindo conta no Bank of Ireland

  1. Pingback: Cinema em Dublin: o cartão ilimitado do Cineworld | Um Tempo Fora

  2. Pingback: Finalmente o visto de estudante – GNIB | Um Tempo Fora

  3. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  4. Olá, meu nome é Lourene. Estou indo pra Dublin dia 7 chego dia 8 de noite. Tenho uma dúvida: me disseram que agora o Bank of Irland agenda para você poder entrar com o processo de pedido de abertura de conta e que demora +/- 30 dias. Neste caso levando em consideração os dados que você falou vou ficar mais de 1 mês e meio sem conseguir a conta de fato. Isso me preocupa pois estou levando dinheiro para me manter 1 mês sem gastar os 3 mil. Mas passando de 1 mês vai ficar complicado. Eu tenho que obrigatoriamente abrir conta no banco que a escola fala?? Essa espera de 30 dias só pra entrar com o pedido me preocupa. Se você souber algo sobre isso por favor me ajude, ficarei muito grata.

    Curtir

    • Olá Lourene, não acho que demore tudo isso não! Uma ou duas semanas ok, mas acho que não chega a um mês! Voce pode tentar outro banco sim, e também pode tentar outra agência (as mais afastadas do centro não tem um prazo longo de espera). E agora pelo menos uma semana já pulamos, porque antes vc precisava solicitar o PPS e esperar ele chegar, pra depois ir no banco, mas agora não precisa mais do PPS. Quando vc chegar, vai ao banco e já agenda, antes mesmo de chegar a carta que sua escola vai te mandar.. e se a espera estiver muito longa vc tenta em outra agencia fora do centro.

      Curtir

  5. Olá!
    Eu já possuo conta no bank of Ireland, eu só queria saber se consigo usar o cartão em viagens pela europa. Sabe como funciona? Se eu tenho que desbloquear, se tem taxas como tem no Brasil ??

    Obrigada

    Curtir

  6. Pingback: Cinema em Dublin: o cartão ilimitado do Cineworld – Viagens da Preta

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s