Alugando casa em Dublin

Alugar uma casa ou apartamento pra morar é o primeiro drama de todos os que vem pra cá estudar. Isso porque com a crise os irlandeses pararam de construir, então são os mesmos lugares de anos atrás e a cada dia chegam mais e mais imigrantes. A oferta é pouca e a procura é muita. Então achar um lugar legal por um preço não muito absurdo é uma tarefa difícil. Tem gente até alugando sofá por aqui!

Acomodação estudantil temporária: 90 euros a semana, 6 pessoas no quarto.

Acomodação estudantil temporária: 90 euros a semana, 6 pessoas no quarto.

Em primeiro lugar, quem acaba de chegar aqui nunca aluga uma casa/apartamento inteiro. Aluga uma cama ou quarto em uma casa ou apartamento que já está ocupado. Isso porque para alugar uma casa do zero, o dono ou imobiliária pede referências de trabalho, então os recém chegados que ainda não trabalham, provavelmente não vão conseguir alugar uma casa toda.

Então você tem que procurar por vagas em alguma casa. E pode até ir olhando quando ainda estiver no Brasil, mas dificilmente vai conseguir fechar alguma coisa antes de chegar aqui, porque é preciso visitar o imóvel, falar com os moradores (que estão passando a vaga) e até passar por entrevista!!

O começo

Geralmente no pacote fechado com a escola ou agência de intercâmbio já inclui uma semana de acomodação (casa de família, hostel). Eu indico fechar 2 semanas. Essa é a média de tempo mais garantida pra você achar um lugar definitivo. Caso essas duas semanas fiquem muito caro com a agência, tente pesquisar nos hostels pelos sites. O Generator (ótimo hostel) por exemplo estava 118 euros a semana, quando eu reservei a minha segunda semana lá. Mas acabei nem usando e cancelei. Se a agência te cobrar mais que isso, reserve direto com o hostel.

Algumas pessoas têm sorte e conseguem vaga em poucos dias, outras demoram mais de duas semanas. Também depende da época. Dizem que em dezembro, janeiro, fevereiro e março é bem difícil de conseguir. Em abril já melhora. Eu acho que é verdade, porque cheguei em março e observava todos os dias, e vi que em abril as vagas já começaram a aumentar. Mas logo vem o verão e mais estudantes!

Quarto no Hostel Generator

Quarto no Hostel Generator

Onde procurar

O site mais usado aqui acho que é o daft.ie. Você procura pelo tipo de moradia que quer, preço máximo, localização, etc. Eu usei e mandei mensagem (pelo site e por telefone) para alguns anúncios, mas confesso que desses não tive resposta. Apenas uma me respondeu mas foi vários dias depois. Alguns anúncios contém o celular, então se achar algum que te agrade ligue logo para a pessoa e agende uma visita.

O Facebook também é muito útil. A minha eu consegui por lá! Tem vários grupos que você pode acompanhar, as pessoas sempre postam vagas lá: Classificados Dublin, Rent in Dublin e Acomodação na Irlanda são alguns.

Assim que você vir um anúncio legal, ligue para a pessoa ou mande mensagem inbox. Se ela disser “você pode vir ver o apartamento agora?”, pare o que estiver fazendo, olhe no mapa e vá! Algumas vagas são fechadas rapidamente, se você deixar pra amanhã pode perder.

Preços

Os preços não são baixos, já aviso… E, depende de vários fatores. Os que fazem o preço subir: ser no centro ou próximo dele, ter poucas pessoas na casa, ser quarto single. Casas com preços mais baixos: longe do centro ou com muitas pessoas na casa.

Se quiser um quarto só pra você (single), terá que pagar no mínimo 400, 500 ou até 600 euros de aluguel. Quartos compartilhados variam de 200 a 350 euros. E, como já disse, outra variante é a localização. Se ficar longe do centro terá que gastar com ônibus ou comprar uma bicicleta.

Além do depósito e aluguel, tem as contas da casa, que são: energia e internet. Algumas têm taxa de lixo e tv. A internet é entre 8 e 15 euros mensais, e a energia é entre 40 e 60 euros a cada dois meses, por pessoa.

Depósito

Ao entrar na casa (ou até mesmo antes, para segurar sua vaga) tem que pagar um depósito, que é o mesmo valor de um mês de aluguel ou mais caro. Isso acontece assim: os flatmates te escolheram e você ficou com a vaga que tinha sobrando na casa. Paga o depósito e o primeiro aluguel. Depois de um tempo, quando você de mudar de lá (porque achou outra casa ou está indo embora), você vai anunciar sua vaga e colocar outra pessoa no seu lugar, e essa pessoa também vai pagar o depósito, pra você. Então você recupera o que gastou quando entrou.

Você pode cobrar o mesmo depósito que pagou ou mais caro caso você tenha comprado coisas para a casa (utensílios, eletrodomésticos etc).

Minha busca

Eu cheguei no dia 20 de março, tinha uma semana de acomodação no hostel. Passaram-se 5 dias e só aí eu comecei a procurar casa (não esperem tanto tempo!). Fiquei de olho no daft e no Facebook toda hora, mandei várias mensagens. Marquei uma visita para ver um apê, fui lá, gostei, era perto da escola e tinha mais 3 meninas na casa. Elas ficaram de me dar a resposta mais tarde, mas nunca mais! rs

A minha semana no hostel acabou e eu já tinha reservado uma lá, mas cancelei porque achei uma acomodação estudantil que era mais barata, então me mudei pra lá. Era bem apertado (dividia um quarto pequeno com mais 5 pessoas!), mas ficava a 2 quadras da escola.

Então lá pelo dia 27 ou 28 estava no computador da escola quando vi um anúncio no Facebook que tinha acabado de ser postado. Mandei mensagem para a menina e ela já marcou uma visita para dali a 1 hora. O endereço era perto do hostel Generator, onde eu tinha ficado, então sabia onde era. Chamei o João (que tinha chegado há 2 dias) e fomos lá visitar o apartamento. Gostei do lugar e da localização, o preço até que não estava tão caro, por ser apenas 10 minutos andando do centro.

Era um casal que estava saindo, e estavam passando um quarto de casal (para um casal ou duas meninas). Tive que passar por uma entrevista! Pois são muitas pessoas querendo e eles têm que escolher. O João conseguiu uma vaga por pura sorte/coincidência, pois também vagou uma vaga masculina no apê. Então já escolheram ele. No outro dia, esperando ansiosamente pela resposta, eles me ligaram, e falaram que eu ficaria com a vaga, mas tinha que achar mais uma menina pra dividir o quarto comigo. Quem? Eu não conhecia quase ninguém aqui ainda.

Então anunciei no Facebook.. mandei mensagens para várias meninas que também estavam procurando. Até que achei a Ana, ela me ligou e no outro dia levei ela pra ver o apê. Mais um dia de espera e finalmente eles nos deram a resposta, ficamos com o quarto! No dia 30 pagamos o depósito e nos mudamos dia 01 de abril.

É um alívio enorme poder finalmente tirar as roupas da mala e arrumar num guarda-roupa, guardar as bugigangas femininas no banheiro e numa estante, ter uma cozinha pra cozinhar, um chuveiro quente… hahaha. Coisas simples mas que me deixaram feliz, depois de 2 semanas em hostels.

Aqui ao todo são 4 pessoas (eu, Ana, João e Crissian). O chuveiro é elétrico (algumas casas têm boiler, que é mais chato). 10 minutinhos andando da minha escola, que é no centro. Perto também do Phoenix Park. Enfim, gostei muito da casa e da localização. Tem tudo o que eu queria: perto do centro, poucas pessoas na casa, apartamento novo e fica em um condomínio fechado.

Pra vocês terem uma ideia de quanto se gasta no primeiro mês, meus gastos com moradia foram:

Segunda semana (acomodação estudantil): 90; Depósito: 325; Aluguel de abril: 300; Edredon de solteiro: 20; Capa de edredon: 11; Cobertor pequeno: 4; Kit com 10 cabides: 5. Total: 755 euros.

Então fica a dica: se você vier apenas com os 3 mil euros obrigatórios, vai morar na praça, porque demora umas 3 ou 4 semanas até você abrir a conta no banco, depositar esses 3 mil, tirar o extrato e levar na imigração pra fazer seu visto. Até isso acontecer você não pode gastar nada dos 3 mil. Então não venha com menos de 4 mil euros pra não passar aperto!!

Agora tenho um teto.. meu prédio!

Agora tenho um teto.. meu prédio!

 

Anúncios

19 comentários sobre “Alugando casa em Dublin

  1. Poxa, parabéns pelo seu blog! Muitas informações, bem detalhadas e com certeza irá ajudar muitas intercambistas, assim como eu, que vou em Outubro!
    Parabéns, vou sempre acompanhar seu blog! 😉

    Curtir

  2. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  3. Teu blog tem sido meu guia na minha pré viagem 😀 estou tirando muitas dúvidas. Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos aos que estão dando os mesmos passos. Bom, tenho uma preocupação específica, queria saber como você lidou com os 3.000 euros até o depósito na conta, pois entre troca de hostels, medo do extravio de bagagem, onde guardar de forma mais segura? Abraço e continuarei acompanhando teus posts =)

    Curtir

    • Olá Raquel! Obrigada por acompanhar, que bom que está te ajudando!
      O dinheiro ficava em uma carteira (não a que eu usava no dia a dia), ficava numa carteira com os cartoes e outros documentos, geralmente eu andava com ela na minha mochila ou bolsa, e às vezes deixava dentro da mala (com cadeado) no hostel. O hostel tinha um baú debaixo da cama que cabia a mala e tbm podia por cadeado nele. No geral aqui é bem seguro, ninguém vai roubar sua bolsa no meio da rua, então é só andar com o dinheiro sempre com vc e nunca perder sua bolsa de vista. Fiquei a primeira semana no hostel, a segunda em uma acomodação estudantil e na terceira já mudei pra um apartamento, aí eu deixava a carteira na mala trancada até depositar no banco.

      Curtir

  4. Olá! Muito bom seu Blog, está ajudando muito. Você sabe se para alugar um studio está muito dificil tambem? Eu tenho alguns amigos que moram e trabalham em Dublin, sabe se são aceitos como referencia? (caso solicitado).

    Curtir

  5. Olá Bethânia,

    Legal seu Blog, gostaria de tê-lo visto antes pois acho que com suas dicas poderia ter economizado um pouco mais… Completei minha segunda semana em Dublin, vim com 2 semanas de acomodação em casa de família, e durante essas semanas fiquei louca, ainda estou, procurando vaga em casa/apê de estudante para morar, é um absurdo o valor deste tipo de acomodação (casa de família), confesso que estou até um pouco chateada com a agencia que fechei no Brasil quanto a isso. Cheguei a ir em duas casas, só que ficavam muito longe da minha escola, que fica em Dublin 6, e sem contar que nas casas moram pelo menos umas 20 pessoas …. Vou estudar 6 meses, e pretendo ficar aqui depois disso, é claro se o dinheiro der e eu arranjar trabalho, mas tudo isso vai depender do meu inglês, que ainda não é essas coca-cola, rsrsrs !!!
    Bom se você souber de alguma vaga, por favor me avise, serei muita grata pela ajuda!!!

    Parabéns pelo sucesso, e continue assim, nós Brasileiros não desistimos nunca!!!

    Claudia

    Curtir

  6. Pingback: Terceira mudança de casa | Um Tempo Fora

  7. Adorei seu blog. Estou pensando em ir para Irlanda e estudar na NED training Centre… você acha uma boa opção? Voce comentou sobre os 3 mil Euros obrigatórios que não seriam tão suficientes, você acha que qto de grana eu teria que ter para chegar ai? Estava pensando em pegar uma acomodação pela escola por 3-4 semanas? Voce acha que compensa?

    Estou pensando em ir eu e meu amigo, acho que qdo vai em dois é mais facil pra achar algo pra dividir, ne?

    Fico no aguardo Bethania… Preciso de ajuda, please. Thanks

    Curtir

    • Ola Murilo,

      Depende de que mes vc vem.. fev e março é bem dificil achar casa, bem como set/out.. então tem que reservar no minimo 3 semanas pra vc nao passar aperto. E sobre o dinheiro, pelo menos 4 mil euros.. menos que isso é passar sufoco!!

      Na verdade sempre vejo mais vagas pra uma pessoa do que pra duas, mas procurando bem da pra achar uma vaga pra vcs dois na mesma casa sim. E eu ainda acho a Ned uma boa escola sim 🙂

      Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s