Em 10 dias na Irlanda. ..

Era pra fazer o post de uma semana pra contar o que aconteceu nesses meus primeiros dias aqui, mas esqueci! Então vai de dez dias mesmo. Um resumo dos fatos/curiosidades.

image

Clima: a professora disse “you’re crazy!” quando eu disse que estava gostando do clima daqui. Depois de quatro anos em Rondônia eu quero frio sim, dá licença? O que todos falam é verdade, no mesmo dia faz um solzinho (nada que esquente), chove, chove granizo, venta. Isso várias vezes no mesmo dia. Mas o truque é usar um bom casaco que não molhe e com capuz. A chuva sempre é fraquinha e dá pra andar na rua. Ou então entrar em alguma loja, shopping, mercado e museu e esperar passar.

Calor: sim, passo calor aqui também! Todo lugar fechado tem aquecedores. Aqui na acomodação onde estou agora o quarto é super quente. Por isso nos pubs e baladas pode ir com roupas de verão por baixo que ao chegar lá vai ter que tirar o casaco…

Coisas grátis: tem muito passeio legal e gratuito, isso porque eu ainda não conheci muita coisa. Parques, jardins, museus e galerias.

image

Lugar pra morar: fiquei desesperada com isso por algumas horas só. Não é a coisa mais fácil do mundo achar uma boa vaga mas também não é tão difícil. Eu achei uma com 8 dias. Numa região que eu adorei e a menos de 10 minutos do centro e da escola. Estou numa acomodação estudantil e vou mudar pra lá dia 01/04/14.

Remédios: trouxe muito remédio e até agora usei um pra dor de cabeça, um pra gripe e um anti ácido.

Amizades: viajando sozinha eu não costumo fazer muitos amigos porque sou tímida, mas até agora conheci pessoas bem legais, deu até pra treinar o inglês e receber várias dicas de quem já está aqui há mais tempo.

Brasileiros: eu nunca fui daquelas que diz “não vou andar com brasileiros lá”. Porque são eles que mais vão te ajudar no começo! Tem muitos brasileiros aqui sim, mas também tem muito venezuelano, coreano, indiano. ..

Comida: como ainda não estou na casa, cozinhar está difícil então só tô comendo coisas fáceis/prontas tipo sanduíche de mercado, iogurte, pão. Tem vários mercados bons e baratos e todo dia tem promoções. Tipo uma caixa de 500g de cereal por €1,60 ou um pote de 500g de maionese por €0,99. Os mercados têm suas marcas próprias que são bem em conta.

image

Economia: no primeiro mês se gasta muito, então tem que tentar segurar pra não faltar logo. Só tô andando à pé e ai da não estou gastando com nada tipo cinema, igrejas que cobram ingresso, tours, restaurantes etc.

Lugares que conheci: Phoenix Park, Dublinia, Temple Bar, Spire, Garden of Remembrance, algumas pontes e shoppings, o rio Liffey, Christ Church, Grafton Street, Saint Stephen’s Green Park. Confesso que aqui ainda tem muita coisa pra ver e eu ainda tô tão cansada dessa mudança que não penso em viajar por agora.

image

Escola: nada a reclamar da Ned, por enquanto tudo está indo bem. Tiveram um erro com o meu teste de nível (que é online) e me colocaram no begginer… “perdi” uma semana nisso mas já arrumaram e na segunda começo no avançado. Conheci alguna professores e gostei deles.

image

Inglês: não estou tendo dificuldade em me virar aqui, claro que não me sinto completamente à vontade falando mas tenho certeza que vou melhorar praticando. O povo no comércio fala bem rápido então no começo a gente fica sem entender algumas coisas. Mas nos lugares como bancos, policiais, aeroporto, eles têm paciência pra tentar ajudar mesmo quem não sabe falar nada.

• As mulheres daqui (e talvez as européias em geral) se maquiam MUITO a qualquer hora do dia. De manhã ou de tarde vejo as mulheres ou adolescentes nas lojas com muito delineador, 10 camadas de rimel e batom forte.
• Aqui tem muito mais mulheres andando com carrinhos de bebê. .. Talvez porque as calçadas são boas? Porque elas têm muitos filhos? Não sei…
• O povo nas ruas é muito educado. Sempre dizem sorry quando vão passar na sua frente na rua ou quando pedem licença. Não tem gente chata te oferecendo coisas na rua ou pedindo dinheiro.
• O estacionamento na rua é pago e se você não estacionar regularmente eles colam um aviso no carro e prendem uma roda com corrente.
• Carros caríssimos no Brasil são super comuns aqui, tem de monte nas ruas e táxis.
• Roupas baratas: Penneys!! E sapatos e várias outras coisinhas também tem lá.

Por enquanto é isso! 10 dias que já parecem um mês de tanta coisa nova e de tanto que eu já andei! Rs

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s