Solicitando o PPS

Esse post é pra quem está vindo estudar na Irlanda e (muito provavelmente) vai querer trabalhar. O PPS Number (Personal Public Service) é um número usado para várias coisas, como para ser empregado, receber benefícios e usar serviços públicos.

pps dublin

Editado em 27/10/15: Fiz esse post em 2014, mas agora as regras mudaram. Antes, podíamos solicitar o PPS logo ao chegar na Irlanda, e precisávamos dele para abrir conta no banco. Mas agora a pessoa só pode solicitar o PPS depois que conseguir um trabalho. O empregador vai te dar uma carta e com essa carta + passaporte + carta da escola, caso seja estudante. 

Tambem é preciso agendar online antes de ir. Para isso acesse www.mywelfare.ie

Depois é só levar seus documentos na data marcada ao Social Fare, na Kings Inn Street, bem no centro, quase na Parnell Street. O prédio é esse abaixo. A entrada é na plaquinha “Intreo”.

Logo á esquerda da entrada tem uma recepção. Aguarde na fila e quando te chamarem apresente a carta e o passaporte. Ele vai te dar uma senha e um formulário.

número pps irlanda

Aí é só sentar e preencher o formulário (perguntas básicas sobre você e o endereço, coloque o mesmo que consta na carta da escola). Algumas perguntas não precisa responder porque são referentes a quem nasceu na Irlanda ou já morou aqui antes.

formulário e senha pps dublin

As senhas são chamadas por áudio. Eles falam algo tipo “Ticket number xxx please go to desk 6”. Aí você vai no guichê que chamaram, senta, entrega a carta, o passaporte e o formulário, o cara preenche seus dados no computador, tira uma foto sua de rosto. Você faz uma assinatura eletrônica e responde duas perguntas de segurança. Pronto, depois de uma semana a carta do PPS chega no endereço informado.

Comigo foi assim: fui na segunda-feira 12:35 e estava cheio, peguei a senha 132, estava chamando o 71. Deu 13:45 e ainda faltavam umas 28 pessoas na minha frente. Minha aula começava às 14h então fui embora. Voltei hoje, quarta, às 11:20 e peguei a senha 65. Preenchi tudo de novo o formulário. Estava quase vazio, mas com poucos guichês atendendo. Em 40 min já tinha acabado.

Isso foi bem simples. Mesmo pra quem não entende inglês é fácil, porque eles te mostram o que fazem. No formulário tem perguntas tipo: seu(s) sobrenome(s), seu nome, o sobrenome de solteira da sua mãe, data de nascimento, endereço, estado civil, cidade em que nasceu, último país em que trabalhou e o número de registro (eu coloquei meu CPF).

Depois falo sobre o processo de abrir conta no banco (que ainda não comecei).

Anúncios

11 comentários sobre “Solicitando o PPS

  1. Pingback: Abrindo conta no Bank of Ireland (parte 1) | Um Tempo Fora

  2. Pingback: Finalmente o visto de estudante – GNIB | Um Tempo Fora

  3. Pingback: Guia do Intercâmbio na Irlanda | Um Tempo Fora

  4. Oi Bethânia!

    Pretendo ir pra Dublin em novembro e estou adorando ler seu blog! Muito bem detalhada sua explicação sobre como tirar o visto 🙂
    Como esse processo todo é demorado e normalmente só temos umas duas semanas de acomodação garantida, queria perguntar de quem vc usou o endereço?

    Obrigada!!
    Beijo!

    Curtir

  5. Olá!

    Estou com uma dúvida. Cheguei em Dublin no dia 13 de Outubro, porém apenas agora que estou verificando como faço para ter o PPS. Verifiquei nesse post que é preciso da Carta da Escola. Acontece que a Escola que eu estava estudando fechou e eu fui transferido para outra, a qual não deu certo e no momento estou dois dias sem aulas. Enfim, este é um problema a parte, rs. Gostaria de saber se há como eu fazer o PPS sem essa carta, uma vez que possivelmente a carta que eu tenho não será aceita devido ao fechamento da Escola. Estou morando em uma casa compartilhada e não possuo nenhum comprovante de residência. Estou aguardando o meu cartão do DublinBikes. Este servirá como comprovante de residência ou apenas a Carta da Escola?

    Obrigado e meus parabéns pelo site!

    Curtir

    • Oi Diego, tudo bem?
      Voce pode tentar ir com a carta da Dublin Bikes, não custa nada. Mas acho difícil porque se o cara ver no seu passaporte que voce é brasileiro, logo vai perguntar se voce veio pra estudar, se voce disser que sim, não vai ter comprovação da escola, se disser que veio só pra trabalhar, ele sabe que não vai ter o visto. Sei que para os europeus apenas um comprovante de endereço basta, pq eles podem pedir o PPS sem estar estudando, mas a gente não..
      E essa sua segunda escola não deu certo mesmo? eles não podem mandar essa carta pra vc?
      Não custa tentar né, passa lá qualquer dia.. e depois me conta se deu certo!

      Curtir

      • Tudo bem, na medida do possível, rs

        Obrigado pela resposta e pela agilidade também 🙂

        Bom, então… a segunda Escola (Shelbourne) não recebeu o dinheiro que foi pago para a primeira Escola (Leinster). E agora estou a ver navios, porque a Agência que fechei o Pacote me notificou que o dono da Leinster está foragido, enfim… uma baita de uma confusão, de uma enroscada. O jeito é esperar eles resolverem e eu começar em uma nova Escola, para aí sim poder solicitar o PPS com os devidos documentos. Mas vou tentar com a carta da DublinBikes (estou só esperando chegar). Qualquer coisa eu retorno aqui informando se consegui ou não.

        Mais uma vez, obrigado pela resposta e pela dica.

        Curtir

  6. Bethânia,

    Passando só para informar que consegui solicitar o PPS com o carta que recebi da DublinBikes como comprovante de residência. Perguntei para o atendente se teria problema, ele disse que não e voilá… rs. Agora estou aguardando ele chegar, o que deve ocorrer até o fim dessa semana.

    E que sirva como dica para outras pessoas 😉

    Agora só me resta arranjar um emprego até Fevereiro para eu estender minha estadia aqui.

    Até mais!

    Curtir

  7. Oi Bethânia, parabéns pelo blog.. acho que agente já chegou a trocar emails haha que legal que vc tem um blog não sabia!! Minha dúvida é conseguir um lugar pra ficar aqui em d 6 ! Mas vi que tem departamento social aqui perto ! Eu preciso ir nesse do centro primeiro? Ou só pode tirar o.PPS nesse lugar aí no centro? Porque tem espalhados por Dublin

    Curtir

  8. Pingback: Abrindo conta no Bank of Ireland – Viagens da Preta

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s