Por que subir Waynapicchu?

A “cidade perdida” de Machu Picchu é incrível por si só, com todas as construções, os terraços, as pedras, os caminhos. Tudo escondido pelas montanhas. Acima dela, só o céu. Tanto é que só foi descoberta em 1911. Mas a sua experiência em Machu Picchu pode ser ainda melhor e inesquecível. Você pode ver tudo do alto. Subindo com as suas próprias pernas, o cansaço vai valer a pena quando você chegar ao topo e ver tudo lá embaixo com uma nova perspectiva.

Eu confesso que achei que não ia conseguir subir, pois nunca tinha feito nada parecido. Mas foi uma das melhores coisas que fiz nesse mochilão pelo Peru! Vale muito a pena!

Para isso, você tem duas opções: Machu Picchu Montaña ou Waynapicchu/Huayna Picchu. A Machu Picchu (3.082 metros) é um pouco maior que a Waynapicchu (2.693 metros).

Qual a diferença entre as duas? Qual escolher?

Bom, além da Machu Picchu ser maior que a Wayna Picchu, portanto, mais cansativa, a Wayna Picchu é mais popular e mais concorrida, os ingressos se esgotam com semanas de antecedência, dependendo do mês. Por isso, se quiser subir Waynapicchu, tem que comprar com antecedência. Já a Machu Picchu é bem mais fácil de conseguir a entrada em cima da hora.

Se você tem um condicionamento físico bom, pode escolher qualquer uma. Mas se você é muito sedentário, nunca subiu uma montanha, aconselho a escolher a menor, porém, não é impossível subir nenhuma das duas.

Machu Picchu Montaña

 

Montaña Waynapicchu

É muito difícil?

Não! É cansativo, pois são muitos degraus de pedra, irregulares, alguns tortos e bem altos, e ainda tem o fator altitude (você se cansa mais rápido e fica sem fôlego). Mas eu posso dizer por experiência própria que não é muito difícil subir. No meu grupo subiram pessoas de 60 anos e crianças. O segredo é parar várias vezes para descansar. Sente-se e aprecie a vista por alguns minutos, e você vai se recuperar para continuar a subir.

Para ter uma ideia, vou contar como foi na minha ida a Machu Picchu. Eu subi Waynapicchu, enquanto minha amiga e meu pai subiram a Montaña Machu Picchu. Nenhum de nós é super atlético, não malhamos e nunca tínhamos feito nada disso. Cansamos bastante, mas conseguimos!

Quanto ao perigo de cair, ele existe, mas só se você tem um problema grave de equilíbrio ou algo assim. Alguns trechos do caminho são um pouco estreitos, mas nada que assuste, basta se manter perto dos degraus e se segurar nos cabos (que existem em alguns trechos) ou na rocha. O caminho é fresco, porque tem muita vegetação o tempo todo.

É bom ter atenção redobrada na descida, porque às vezes vamos descendo rápido no impulso e podemos escorregar, alguns degraus podem estar úmidos. Desça devagar e cuidado para não forçar muito os joelhos.

Machu Picchu - Peru

Degraus de Waynapicchu

Waynapicchu

Vou falar mais sobre ela porque foi a que eu escolhi. A entrada é feita por uma cabana, onde você mostra seu ticket e escreve seu nome junto com o horário num livro. São permitidos 2 grupos por dia, de 200 pessoas cada, sendo os horários de entrada: das 7 às 8h e das 10 às 11h. Caso todas as pessoas que assinaram o livro não voltem, os funcionários vão procurá-la.

Machu Picchu - Peru

Sinalização

O caminho começa com uma descida e você já pode ver o rio e os trilhos do trem lá embaixo. Foi muito legal ver um trem chegando na estação enquanto eu estava lá em cima! Depois de alguns minutos descendo, a subida começa!

As pessoas vão subindo bem espalhadas, eu por exemplo subi sozinha o tempo todo sem ninguém por perto. Quando parava para descansar é que alguém passava por mim. Como disse antes, eu parei para descansar várias vezes, pra respirar fundo, beber água ou comer. O fôlego foge algumas vezes, o coração acelera, mas basta descansar um pouco e recomeçar. Algumas pessoas usam bastão para se apoiar na subida. Eu acho que deve ser útil, mas não indispensável.

Depois de pouco mais de uma hora, cheguei ao topo. E me surpreendi, porque o topo é bem amplo, tem vários espaços diferentes. Aí você pode escolher como vai passar seu tempo lá: sentar na grama e ficar olhando a vista, andar em volta, deitar, meditar, tirar uma soneca.

Machu Picchu vista do alto da Montanha Waynapicchu

Machu Picchu vista do alto da Montanha Waynapicchu

Estando lá em cima, você também pode optar por descer até a Gran Caverna – eu não fui, porque depois teria que subir uma parte de novo. Tem algumas placas indicando a direção.

Qual horário é melhor?

Eu escolhi o horário das 7 às 8 da manhã e foi ótimo, porque o Sol ainda não estava tão forte, e eu não estava cansada.

Imagine visitar toda a cidadela de Machu Picchu e depois subir uma montanha? Eu acho que não conseguiria. Porque andar em Machu Picchu já cansa um pouco. Preferi usar 80% das minhas forças na montanha primeiro e só depois conhecer as ruínas, quando o Sol já estava forte.

No topo da Montanha Waynapicchu

Cansada, mas feliz lá no alto de Waynapicchu!

Como comprar o ingresso?

Já expliquei nesse post o passo a passo para comprar o ingresso pelo site oficial, o que também pode ser feito por agências (mas eles cobram uma taxa, claro). Na hora de comprar é necessário escolher o tipo de ingresso:

  • Machupicchu preço 128 soles

É o ingresso simples, que dá direito a visitar as ruínas da cidade inca, sem subir nas montanhas. Aqui você pode fazer a trilha para a Porta do Sol, que dá uma vista bem legal de tudo.

  • Machupicchu + Museo preço 150 soles

Você visita a cidade e o museu Manuel Chavez Ballon.

  • Machupicchu + Huaynapicchu 1G 7 – 8 a.m. preço 152 soles

Ingresso da cidade mais a subida à Montanha Huaynapicchu, ou Waynapicchu, que tem 2.693 metros. Neste grupo (1G) você deve começar a subida entre 7 e 8 da manhã.

  • Machupicchu + Huaynapicchu 2G 10 – 11 a.m. preço 152 soles

Mesma coisa do ingresso acima, só muda o horário de subida, que deve ser entre 10 e 11 da manhã.

  • Machupicchu + Montaña 7 – 11 a.m. preço 142 soles

Ingresso da cidade mais a subida à Montaña Machupicchu, que é mais alta que a Huaynapicchu

Fiz esse passeio em: 05.08.13

Tem dicas para compartilhar? Dúvidas? Comente 🙂

Anúncios

4 comentários sobre “Por que subir Waynapicchu?

  1. Bom dia Betania!
    Você que foi em alta temporada, acha que conseguiria comprar os tickes de trem e pra Machu Picchu alguns dias antes?
    Abraços!

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s