Couch Surfing: o que é e como funciona

Olhando assim num primeiro momento, Couch Surfing seria… surfar no sofá?

Você pode achar esquisito caso nunca tenha ouvido falar em tal coisa. Mas no Couch Surfing é assim: você se hospeda na casa de alguém e dorme onde ela tiver espaço para te oferecer. Pode ser um sofá, uma cama extra no quarto de alguém ou um quarto só pra você. E, do mesmo modo, você pode hospedar alguém na sua casa. Como você já faz com seus parentes no fim de ano, só que com estranhos!

o que é couch surfing

Primeiro, entre no site e crie seu perfil. Agora saiba que, como eles mesmos dizem no site: não é simplesmente dormir de graça, é trocar experiências.

E já pensando nessas experiências que posso ter viajando ou recebendo viajantes, me inscrevi no site e em poucos dias recebi o primeiro pedido (couch request). Olhei o perfil e era um espanhol (ou melhor, catalão, eles preferem assim) que estaria passando em Porto Velho por 2 dias antes de seguir de barco até Manaus. Conversei com meus pais (afinal, não moro sozinha) e eles aceitaram. Respondi a mensagem do rapaz e combinamos.

O Albert chegou numa segunda-feira de junho e acabou ficando em casa por 5 dias. Foram 5 dias em que eu saí da rotina, pois pude passear na minha própria cidade como se fosse turista, além de me forçar a tentar me comunicar misturando inglês e espanhol… O mais legal em tudo é que aprendi mais que algumas palavras em espanhol e catalão, e fiquei ainda mais inspirada pra fazer o que eu realmente desejo: viajar, conhecer lugares, culturas e pessoas. Tenho certeza que fiz um amigo e que as pessoas que viajam são muito mais abertas a mundo do quem prefere ficar no mesmo lugar. Hospedar alguém quem viaja é quase como viajar um pouquinho também! Porque além de aprender um pouco sobre o lugar em que a pessoa mora, você também ouve sobre os lugares pelos quais ela já passou.

Você não é obrigado a ficar o tempo todo com a pessoa ou largar seus afazeres por causa disso, mas tenha em mente que a convivência é uma parte importante (e a mais legal) disso. Voltando ao site: Depois que as pessoas se conhecem, elas deixam referências no perfil uma da outra e isso conta pontos quando alguém foi checar o seu perfil para decidir se vai ou não hospedar você. Também dá pra digitar o nome de uma cidade, e na página dela, postar comentários ou perguntas e interagir com os outros surfers.

Sobre o seu “sofá”, você pode marcar no seu perfil se ele está disponível ou não. Deixe também uma descrição (como é a casa, se fica perto do centro, se o quarto é compartilhado com mais alguém etc).

como usar o site couchsurfing

Como escolher ou achar um couch? Bom, depois de preencher o seu perfil, colocar informações básicas e algumas fotos, pesquise na página da cidade, geralmente lá tem informações úteis, gente combinando de se encontrar, oferecendo ajuda etc. Clique no menu superior em “Your trips”, e siga as etapas para planejar: coloque a cidade e as datas, depois alguns detalhes sobre a viagem, mais alguns dados de profile e finalmente “find a host”. Ele vai te mostrar uma lista com possíveis hosts que poderão te hospedar, aí você entra em contato com algum(ns).

Se quer hospedar alguém, clique em “host” no menu superior e preencha algumas informações, como cidade e data, e ele vai mostrar uma lista de pessoas que estão indo para a sua cidade, daí você pode entrar em contato com elas. Fora isso, o site também tem a área de discussão, um fórum com vários tópicos separados por assuntos.

Enfim, eu gostei bastante do site e dessa experiência, foi divertido! Ainda não usei como “hóspede”, mas é uma opção que vou considerar nas próximas viagens. Quem tiver alguma experiência com esse tipo de hospedagem, conta pra mim!

E aí, vai se tornar um couch surfer?

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s