Belém…

Nossa viagem pra Belém – PA (eu, Érika e Jaque) foi em outubro de 2010, mais uma prova de concurso e 3 dias de passeios pela cidade. Nunca tinha ido pro Pará, foi bom conhecer, apesar de que eu acho que não moraria em Belém. Por outro lado, é uma pena ficar poucos dias em uma cidade, porque não dá pra conhecer quase nada e a gente sai com uma eterna primeira impressão.

Belém é uma capital rica em cores, cheiros e sabores, na gastronomia, nas mangueiras que estão em quase todas as ruas, nos casarões antigos, no folclore, nos sorvetes de frutas regionais… Acho que precisava de umas 2 semanas lá pra poder sentir melhor o clima da cidade e se apaixonar por ele.

Como faz 2 anos já, isso é muito para a minha memória, então não lembro dos detalhes, endereços, nomes, nem da ordem dos passeios e em que dia fizemos o quê. Ficamos em um hotel bem no centro, na parte da cidade velha, pois o preço era bem em conta e achamos que era a melhor localização para passear. Realmente era, dava pra ir à pé para vários lugares, mas como quase todo centro de capital, é um pouco bagunçado e dá uma certa insegurança quando a noite vai chegando.

Andamos pelo centro, fomos ao mercado comprar algumas coisas pra lanchar e passeamos pela Praça da República, onde fica o Teatro da Paz foi fundado em 1878, inspirado no Teatro italiano Scalla, de Milão. Estilo neoclássico, com colunas gregas na fachada e quatro bustos no alto, representando a música, a poesia, a comédia e a tragédia. Não visitamos por dentro pois estava fechado naquele horário. Aliás demos bastante azar nesse quesito! (falta de planejamento detected)

Visitamos também a Estação das Docas, que é resultado de um projeto de restauração do antigo porto. Um complexo turístico muito bonito na orla da Baía do Guajará, com muitos restaurantes, lojas, artesanato e lembrancinhas, comida e sorvetes regionais. Almoçamos lá e depois tomamos sorvete – vários sabores eu já conhecia, mas outros nem tinha ouvido falar, apesar de morar na região Norte!

Logo ao lado fica o Ver-o-Peso, que segundo esse site é a maior feira livre da América Latina. Um contraste bem visível com a Estação das Docas! Não ficamos muito ali, então não conhecemos direito o local. Tinha muitos homens bebendo, um cheiro forte de urina no chão… Saímos dali e tentamos visitar o Mangal das Garças, mas ligamos lá de um orelhão e descobrimos que estava fechado naquele dia…

No domingo, depois da prova, fomos para o shopping (não lembro qual… por isso que agora nas viagens eu anoto TUDO!), jantamos e de novo tomamos sorvete na Cairu (dessa vez eu pedi um sabor torta de limão, maravilhoso!).  Tem várias pela cidade e até em outras, como Manaus.

No último dia inteiro na cidade, fizemos o check-out no hotel do centro e fomos para outro (decisão de última hora). Queríamos um hotel maior, que tivesse piscina, rio, alguma coisa pra fazer já que os passeios estavam quase todos fechados por ser segunda. E como dividimos em três, a diária não ficou cara. Ligamos para o hotel Beira Rio, pegamos as malas, um táxi e fomos pra lá. O hotel fica na beira do rio, como diz o nome, e o quarto com 4 camas era ótimo! Da janela avistamos a piscina, pequena, mas num ambiente super agradável, com árvores (mangueiras!), flores, sem contar no restaurante (Marulho) que fica sobre do rio.

Almoçamos peixe (filhote na brasa), arroz de tacacá, arroz branco, farofa e batata assada. O sol e o calor, como se estivessem brincando com a nossa cara, foram embora, o tempo fechou e choveu! Por sorte ela não demorou muito, o sol apareceu de novo e fomos pra piscina aproveitar nossa última tarde e triar fotos (ainda bem que o hotel estava bem vazio). De noite, jantamos no restaurante do hotel, e de manhã o café foi servido um pouquinho mais cedo porque eu tinha que ir pro aeroporto! (era longe, cheguei super atrasada lá mas consegui embarcar).

Beira Rio Hotel | Av Bernardo Sayão, 4804

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s